-
Foi criada pela burguesia e o terceiro estado. Foi um reflexo da revolta do povo em relação ao antigo regime e suas leis/tradições.
-
Foi formada pela Assembleia Nacional em 9 de Julho de 1789 até 30 de Setembro de 1792, quando ela foi dissolvida. Foi criada pelo terceiro estado que limitava os poderes do rei, e eliminava os privilégios do do clero e da nobreza.
-
A Bastilha era uma fortaleza situada em Paris. No século XV, foi transformada pela monarquia francesa numa prisão de Estado, ou seja, um local onde eram presos aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder absolutista dos reis. Ela foi atacada e tomada pelos revolucionários, em 14 de julho. A Queda da Bastilha tornou-se um marco e símbolo da queda da monarquia francesa.
-
As camadas populares saquearam e incediaram casas senhoriais, castelos e abadias onde estavam registrados os direitos senhoriais.
-
Os antigos privilégios do clero e da nobreza foram abolidos em um documento feito pela Assembléia.
-
Foi proclamada no dia 26/08/1789. Ela alargou o campo dos direitos humanos e definiu os direitos econômicos e sociais.
-
Pressionado pela opinião pública, Luís XVI deixou Versalhes, estabelecendo-se no Palácio das Tulherias, em Paris. Ali, o monarca era mais acessível às massas parisienses.
-
Em junho de 1791 a família real tentou fugir para a Áustria. O rei foi descoberto na fronteira, em Varennes, e obrigado a voltar.
-
Em setembro de 1791 foi promulgada a primeira Constituição francesa,
-
Foi um sistema político que possuia um monarca porém existia uma constituição que limitava seus poderes. O fim dessa fase é marcado pelo fracasso da Monarquia Contitucional. A alta burguesia comandava esta fase.
-
A Áustria e a Prússia, países absolutistas, invadiram a França, que foi derrotada porque oficiais ligados à nobreza permitiram o malogro do exército francês.
-
Foi o período de radicalização da Revolução Francesa. Ocorreu o surgimento da Convenção, onde tinha dois principais partidos políticos: jacobinos e gerundinos.
-
Em sua primeira seção, em 21 de setembro de 1792, a convenção decreta o fim da monarquia e o advento da primeira República francesa.
-
Luís XVI é guilhotinado (por
traição e tentativa de fuga em seu próprio governo) em 1793, iniciando-se o
período de “dispotismo a liberdade”. -
Foi o órgão executivo da Convenção e cuidava da segurança interna da França.
-
Durante esse período as garantias civis foram suspensas e o governo revolucionário, controlado pelos jacobinos, perseguram e assassinaram seus adversários (35.000 pessoas aproximadamente foram guilhotinadas). No final da fase do terror, líderes (Saint-Just, Robespierre e Danton foram guilhotinados no fim desta fase.)
-
Devido a sua data, 9 do mês do mês termidor, a retomada do poder da alta burguesia (gerundinos) foi chamada de Reação Termidoriana. Foi um "banho de sangue" dos jacobinos. Robespierre e Saint-Just, um dos líderes dos jacobinos, foi guilhotinado nesse movimento.
-
Foi a retomada da burguesia no processo revolucionário francês. Nela, todos os direitos de propriedade revogados pelos jacobinos foram revalidados. Dessa forma, a burguesia voltava a ter o controle sobre seus bens e negócios.
-
Esta nova contituição era formada por cinco membros eleitos pelos membros do Poder Legislativo. Foi marcada pelo retorno da Alta Burguesia ao poder.
-
Movimento liderado pelos jacobinos em uma tentativa socializante da República. Babeuf, líder do movimento, é guilhotinado e suas ideias não são aceitas.
-
Existia um homem chamado Napoleão, que seria o homem certo de acordo com a burguesia para consolidar um novo regime. Propuseram a ele que utilizasse a força do exército para assumir o governo. Assim foi feito. Napoleão fechou a Assmbléia do Diretório. Na época, a burguesia consolidaria seu poder econômico.