-
Coroação de Luís XVI de França em Reims.
-
Chamado com Tratado de Eden .Abre a porta aos produtos industriais ingleses levando à falência muitos pequenos industriais e artesãos.É considerado como uma das razões que conduziram aos protestos do povo francês e que culminaram com a Revolução Francesa.
-
-
Constituída por um grupo de nobres e funcionários do governo que eram convocados pelo rei da França em certas ocasiões para servir de órgão consultivo em questões do Estado. Contra a imposição de novos impostos e reformas fiscais.
-
Com o objetivo de resolver a crise financeira francesa, era composta principalmente por membros do clero, que se recusou a adotar qualquer reforma tributária que fosse contra os privilégios da classe de seus integrantes. Diante deste fracasso o rei dissolveu dissolveu
-
Abole o poder do parlamento a respeito à revisão dos éditos reais
-
Instabilidade geral, ocasionada pelas condições económicas, converge para a convocação dos Estados Gerais pela primeira vez, desde 1614.
-
Abertura da reunião dos Estados Gerais em Versailles.
-
O Terceiro Estado proclama-se "Assembleia Nacional",o início da Revolução política.
-
O rei Luís XVI aceita a demissão de Necker, seu ministro das finanças.
-
Início dos motins em Paris
-
Tomada da Bastilha - o início simbólico da Revolução francesa.
-
A "jornada sinistra" estende-se aos campos, com pilhagens de igrejas, queima de colheitas, casas, etc.
-
Sob proposta do visconde de Noailles e do duque de Aiguillon, a Assembleia Nacional suprime todos os privilégios das comunidades e das pessoas, as imunidades provinciais e municipais, as banalidades, e os direitos feudais.
-
Derrota dos monárquicos - afirmação da Câmara Única e rejeição do Veto Suspensivo do Rei.
-
A família real é forçada a deixar o Palácio de Versalhes e é escoltada por Lafayette e a Guarda Real. A Família Real é transferida para as Tulherias.
-
O Estado nacionaliza e passa a administrar todos os bens da Igreja Católica.
-
Lei de Le Chapelier proíbe os sindicatos dos trabalhadores e as greves, sob a ameaça de morte.
-
Luís XVI e sua família, em fuga, são detidos em Varennes-en-Argonne.
-
A Batalha de Valmy foi travada a 20 de setembro de 1792, durante as guerras da Revolução Francesa.Esta batalha, que não chegou a consumar-se, foi, apesar de tudo, a primeira vitória militar da Revolução Francesa, pois o exército prussiano retirou. Não sendo um feito militarmente relevante, reveste-se de enorme importância histórica.
-
Iniciou a era do governo napoleônico na França, protagonizado pelo jovem general Napoleão Bonaparte, que assumiu o cargo de primeiro-cônsul. O golpe foi acolhido com entusiasmo pela burguesia, que aspirava à paz, à ordem interna e à normalização das actividades. Os conspiradores do golpe não temiam o general Bonaparte, escolhido para liderar o movimento, pois acreditavam que acabariam por reduzir a sua importância.
-
Constituição do Ano VIII: Ditadura de Napoleão estabelecida sobre a forma do Consulado.
-
-
Napoleão é derrotado na Batalha de Trafalgar contra a Inglaterra.
-
Emitido por Napoleão Bonaparte após o êxito da campanha francesa contra a Prússia na batalha de Iena. O decreto proibia a importação de mercadorias oriundas do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda para países europeus aliados ou dependentes da França. O decreto marca a implantação do Bloqueio Continental na Europa.
-
Dom João VI decide transferir a corte ao Brasil após a invasão francesa a Portugal.
-
Invasões Napoleônicas na Espanha e em Portugal por recusarem a aderir o Bloqueio Continental.
-
O Czar russo, Alexandre I recusa-se a seguir com o Bloqueio em seu país.
-
Início e derrota da Camapanha da Rússia
-
Exílio na ilha de Elba.
-
Derrota definitiva de Napoleão na batalha de Waterloo( Um exército do Primeiro Império Francês, sob o comando do Imperador Napoleão (72 000 homens), foi derrotado pelos exércitos da Sétima Coligação que incluíam uma força britânica liderada pelo Duque de Wellington, e uma força prussiana comandada por Gebhard Leberecht von Blücher (118 000 homens), assim sendo exilado para a ilha de Santa Helena.
-
O período conhecido como os Cem Dias (também chamado de Cem Dias de Napoleão ou Governo dos Cem Dias) marca o período do retorno do imperador francês Napoleão I ao poder, após sua fuga do exílio na ilha de Elba. Ele chegou em Paris em 20 de março de 1815. Determinados a removê-lo do trono de uma vez por todas, diversas potências europeias, como a Inglaterra, Rússia, Prússia e Áustria, formaram uma nova coalizão (a Sétima Coligação) contra a França.