-
Ábaco virtual
o site é bem organizado, com seus ícones separados e bem definidos, não há dificuldade em achar o que precisamos.É utilizado para trabalhar noções básicas de composição e decomposição de números -
Quebra-cabeça do Mapa do Brasil Plugin: flash player
Esse recurso inova ao possibilitar, de forma lúdica, que o aluno analise a distribuição dos estados brasileiros, as fronteiras e conheça suas capitais. -
Scribllar
É um serviço online utilizado para criar projetos em um sistema que lembra um pouco o do Power Point, além de escrever, desenhar, trocar documentos e até mesmo conversar, via chat ou voz. O programa permite o compartilhamento online de projetos para seu grupo de trabalho através de Webconferência. Serviço gratuito. É claro que os pacotes com maiores opções são pagos. O site está em inglês...http://www.scribblar.com/index.cfm -
Geogebra – Software de ensino de matemática para todos os níveis da educação
Com interface amigável e de forma dinâmica
apresenta os conceitos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo e
demonstra sua aplicabilidade em dupla janela. De um lado, mostra a álgebra, do outro
lado, a geometria. -
Webquests - “Dimensões da Cidadania no Oitocentos: oficinas de ensino de História”
O projeto “Dimensões da Cidadania no Oitocentos: oficinas de ensino de História” foi pensado com o objetivo de discutir algumas possibilidades de realizar conexões entre o conhecimento produzido na universidade e aquele construído na escola, através da produção de propostas metodológicas – denominadas oficinas – que permitam ao professor trazer para a sala de aula questões abordadas pela historiografia recente. -
Software Sebran é um programa de fácil manuseio que estimula o estudo de forma interativa e pedagógica.
Ensinar letras e números por meio de jogos que podem fazer com que as crianças realizem operações matemáticas, como a adição, subtração e multiplicação, para que eles possam aprender e se divertir ao mesmo tempo. -
Website – Jogo de Biologia sobre Célula Animal.
Ajudar no ensino da biologia, focando na Célula Animal através de jogo. O objetivo do
jogo é aprender o nome de cada estrutura da Célula Animal. O usuário pode aprender e
se divertir ao mesmo tempo. -
Website – Linha Interativa sobre a História do Google
O conteúdo que conta a história e evolução do google, o link é : http://onlinephd.org/evolution-of-google/ É possível ver como um empreendimento praticamente familiar se tornou uma grande potência. -
Blogs: um recurso e uma estratégia pedagógica
Inserir este meio de comunicação no contexto pedagógico, já que o mesmo é muito utilizado no cotidiano através de redes sociais. -
Websites – Videolog: Aula de Matemática
O Videolog tem como conteúdo principal os vídeos. Os vídeos são exibidos diretamente em uma página, sem a necessidade de se fazer download do arquivo.
A utilização desta mídia tornasse as aulas mais atrativas, despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, em aprender novos conhecimentos. A equação do 2º grau apresentada na ilustração, foi transmitida de maneira dinâmica, tornando mais fácil o entendimento -
Laboratório virtual. Utiliza diversas mídias como vídeo e softwares de interação.
O site “Idéias na caixa”, que apresenta um laboratório virtual, destaque-se quanto a criatividade por demostrar fenômenos e seus resultados, que por vezes são apresentados aos alunos apenas teoricamente ou por meio de uma representação gráfica estática. Esta limitação pode ocorrer devido a difícil simulação da realidade, como no caso dos fenômenos ópticos. -
A roda do tempo (mudanças de valores e práticas sociais)
Animação/Simulação que apresenta cenas de uma família em diferentes décadas, com enfoque nas práticas sociais relativas à permissão dos pais para a filha sair de casa à noite e a modificação desse comportamento familiar ao longo dessas décadas. -
Vídeo com roteiro
De acordo com a interface hospedeira do vídeo selecionado, os objetivos apresentados para serem atingidos com a utilização da mídia são:
1. Ensinar o que é criptografia;
2. Dar exemplos de códigos;
3. Ensinar a importância da criptografia até os dias de hoje. -
Jogos: Jogo da forca e flashcards.
Através dos jogos o aluno é capaz de ampliar o vocabulário e melhorar a ortografia das palavras em inglês. -
Software educativo. Diversos Jogos educativos online.
Desenvolver, através dos jogos online, disponíveis no site, a capacidade cognitiva,
coordenação motora, raciocínio lógico e matemático, memória, planejamento, resolução
de problemas, etc., de acordo com o jogo escolhido. -
Animação/vídeo de uma visita comentada ao Museu da República, situado no Rio de Janeiro.
Por meio de uma atividade interativa e lúdica o aluno será capaz de identificar a riqueza dos museus brasileiros e seus acervos. -
Síntese ...
Ferramentas da Web 2.0 e as Comunidades de Prática. [...} “sites aplicativos” visam uma integração mais eficiente com o usuário, com interfaces mais intuitivas. Acessar e utilizar deve ser um prazer e não uma tortura de cliques infinitos" Ao acessarmos, somos motivados a continuar... a abrir as gavetas do arquivo e a cumprir as tarefas. Achei o caso 4 muito interessante! Enfim, todos os recursos apresentados oferecem condições para realização de uma pesquisa e aprendizagem significativa, co -
Vídeo, postado no Youtube (Web 2.0) – “Menina bonita do laço de fita”, autora Ana Maria Machado.
No Videocast há o incentivo para o aluno desenvolver seu conhecimento sobre o tema abordado, sendo também um reforço do conteúdo aplicado em sala de aula. -
O software MECDAISY – recurso que transforma qualquer arquivo de texto em áudio.
Possibilitar às pessoas com deficiência visual ou física acesso à leitura sob a forma de áudio e texto digital;
Facilitar a produção de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado -
Website que contem Jogos Educativos em diversas áreas, como português, matemática, ciências.
Estimula por meio dos jogos disponíveis no site, a aprendizagem da matemática de forma lúdica e criativa, desenvolvendo o raciocínio lógico e o pensamento matemático. -
vídeo Ratinho escovando os dentes
Com o vídeo é possível disponibilizar aulas, apresentar procedimentos e trabalhar conteúdos complexos, de forma a facilitar a aprendizagem.Incentivar as crianças escovarem os dentes e Estudar sobre como é importante à higiene bucal são alguns dos objetivos que podem ser alcançados com o vídeo. -
A mídia escolhida foi o sítio do Laboratório Virtual de Física da USP, que possui ambientes multimídia diversos para o aprimoramento de projetos de Física voltados para a iniciação científica, simulação de problemas, fórum de debates, e compartilhamento d
O sítio possui uma interface simples e concisa que promove a interação do aluno com o mesmo, visando elucidar possíveis dúvidas através de ações do próprio aluno. Outro ponto inovador é o simulador que tem acesso por meio de applets - softwares que, entre outras coisas, exibem vídeos na Web que interagem com o usuário.