Time 3222267 1920

Avanços tecnológicos e educação - Péricles Brandão Pinto

  • 40,000 BCE

    Paleolítico

    Paleolítico
    Os homens pré-históricos fabricavam instrumentos de pedra lascada, destinados à caça de animais e a coleta de frutos e raízes. A aprendizagem provavelmente se dava pela observação.
  • 8000 BCE

    Neolítico

    Neolítico
    Novas tecnologias surgiram em consequência do modo de vida neste período.
    A produção de instrumentos de pedra polida (facas, machados, enxadas), construção de casas para se abrigarem (madeira, pedra, barro, folhagem, etc.), a criação e produção dos objetos de cerâmica (utensílios para cozinhar e armazenar alimentos) e o desenvolvimento da tecelagem (pelos e couro de animais e fibras vegetais) necessitavam provavelmente de formas de ensino/aprendizagem mais refinada.
  • 5000 BCE

    Idade dos metais

    Idade dos metais
    O desenvolvimento da metalurgia e a expansão das técnicas de fundição na Idade dos Metais, propiciaram uma enorme conquista tecnológica para a humanidade. Os objetos produzidos com metal podiam incluir instrumentos de cozinha, objetos artísticos, armas, ferramentas para a agricultura, ferramentas de caça, pesca etc, que possibilitaram provavelmente uma nova forma de ensino, pois exigiam maior capacidade de abstração e destreza.
  • 3500 BCE

    Invenção da Roda

    Invenção da Roda
    Após a invenção da roda, surgem diversas formas de utilizá-la, Dentre elas a roda de oleiro, que permitiu a fabricação de peças de cerâmica mais elaboradas. Surgem as primeiras oficinas, onde o artesão passa a ensinar as suas técnicas para os seus aprendizes.
  • 3000 BCE

    Escrita

    Escrita
    O que se sabe, hoje, é que entre os Sumérios a escrita vai surgir a partir da necessidade de se registrar os bens materiais e as transações comerciais.
    Com o passar do tempo a escrita deixa de ser apenas uma convenção restrita a um grupo de sacerdotes, ela tem que ser ensinada e aprendida, tornando-se um sistema aceito pela sociedade sumeriana. Surgem pessoas que têm como função, fazer esse trabalho de anotação e que têm que conhecer o sistema de escrita, são conhecidos como escribas.
  • 105 BCE

    Invenção do papel

    Invenção do papel
    O dia 11 de março de 105 a.C. é considerado a data da invenção do papel. Neste dia, Ts ai Lun teria apresentado ao Imperador Han Ho Ti, da dinastia chinesa Han, mostras de papel pela primeira vez. No entanto, a partir deste ponto, o papel passou a ser usado em larga escala em todo o mundo. O papel revolucionou o modo como as pessoas aprendiam, pois passou a ser possível registros escritos e ilustrações.
  • 1450

    Invenção da prensa móvel

    Invenção da prensa móvel
    A prensa de tipos móveis foi inventada pelo alemão Johannes Gutenberg, com base nas prensas de vinhos.
    A disponibilidade e acessibilidade ao público em geral da palavra impressa impulsionou a democratização do saber e lançou as bases materiais para a moderna economia do conhecimento, pois além de tornar o conhecimento acessível a um público maior também permitiu que as gerações seguintes conhecessem o trabalho das gerações predecessoras de forma sistemática e cumulativa
  • Microscópio

    Microscópio
    Inventado pelo holandês Zacharias Janssen. trouxe uma nova forma de olhar o mundo. A partir dele pode-se estudar as célula e os seres microscópios, mudando de forma radical a educação no que diz respeito o ensino de Biologia e Ciências.
  • Telescópio

    Telescópio
    Hans Lippershey, um fabricante de lentes neerlandês,construiu em 1608 o primeiro telescópio que foi aperfeiçoado por Galileu Galilei em 1609.
    Na educação, ele é fundamental no ensino de astronomia que está relacionado diretamente com a área de Ciências. Os conteúdos de astronomia chegaram a ser sugeridos nos PCN (Parãmetros Curriculares Nacionais) em 1987.
  • Invenção da Máquina a vapor

    Invenção da Máquina a vapor
    Em 1769, James Watt, um fabricante de instrumentos londrino, aperfeiçoou a máquina de Newcomen, inventou um motor a vapor com menores problemas de perda de energia.
    A nova máquina contribuiu para a chamada revolução industrial, que mais tarde afetou profundamente a educação, pois a partir daquele momento o conhecimento transmitido tinha a função de adequar o educando ao mercado de trabalho, sendo baseada na aprendizagem informativa e memorização.
  • Fotografia

    Fotografia
    Joseph Nicephore Niepce foi uma das primeiras pessoas a conseguir “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam com o tempo.
    Em 1824 ele conseguiu encontrar um método que permitia mais duração das imagens e em 1826 foi registrada a primeira fotografia de duração indefinida.
    A evolução da fotografia tem atualmente como ápice sua forma digital. Ela está inserida em diversas práticas educacionais permitindo registros e publicações.
  • Televisão

    Televisão
    Somente por volta de 1923, Vladimir Zworykin, um russo que vivia no E.U.A, criou o tubo iconoscópico, que é a base da televisão.O engenheiro escocês John Logie Baird foi um dos pioneiros da televisão. Em 2 de outubro de 1925, no sótão de sua casa, ele conseguiu transmitir uma imagem identificável da cabeça de um boneco de ventríloquo,
    A televisão ainda hoje é uma tecnologia usada em escolas. Através dela os estudantes podem estrar em contato com documentários, filmes, vídeo aulas etc.
  • internet

    internet
    A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria na década de 1960. Em 1969 com o nome de "Arpanet" tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo o primeiro e-mail da história.
    A internet revolucionou a educação, a industria, o comércio, a política etc, pois disponibilizou informações e permitiu a interação das pessoas e instituições do mundo todo de forma rápida e fácil.
  • Computador pessoal

    Computador pessoal
    Segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Desde então ele passou a ter um desenvolvimento acelerado chegando as arquiteturas dos dias de hoje.
    O computador e posteriormente a internet influenciaram enormemente as mudanças metodológicas utilizadas na educação, possibilitando novas formas de ensino-aprendizagem, tanto na educação básica e principalmente nas universidades.
  • Celular

    Celular
    O celular chega ao Brasil em 1993, apesar de ter sido inventado em 1947. Foi a partir de Abril de 1973 que todas as teorias comprovaram que o celular funcionava perfeitamente, e que a rede de telefonia celular sugerida em 1947 foi projetada de maneira correta. Atualmente o celular é uma ferramenta tecnológica aproveitada por muitas escolas, pois além de estar praticamente ao alcance de todos, tem as mesmas funcionalidades de um PC com a vantagem de ser extremamente fácil seu manuseio.
  • DVD

    DVD
    Em 1996, foi lançado nos Estados Unidos o primeiro filme em DVD: Twister. No Brasil, em razão da forte desvalorização do real em 1999, a mídia só começou a se popularizar bem depois, a partir de 2002.
    O DVD possibilitou aos professores trabalhar com projetos relacionados ao cinema com uma qualidade muito superior aos VHS.
  • Tablet

    Tablet
    Pode-se dizer que o primeiro tablet da história, foi o GRiDpad Pen Computer, criado em 1989, mas o lançamento do iPad em 2010 foi um marco na história dos tablet, pois trouxe inúmeras possibilidades em que tais dispositivos poderiam ser úteis.
    Assim como os computadores, muitas instituições de ensino fizeram e fazem uso de tablets por serem móveis, possibilitando aos estudantes realizarem suas atividades em diversos locais. Trouxe agilidade na troca de dados e na pesquisa.