-
Primeira experiência de um curso profissionalizante de datilografia por correspondência no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.
-
No Brasil, a
Educação a Distância (EAD)como forma de ensino tem suas
primeiras experiências registradas no fim do século XIX, pelos idos da década de
1850, quando, segundo Marques (2004), “agricultores e pecuaristas europeus
aprendiam, por correspondência, como plantar ou qual a melhor forma de cuidar
do rebanho” -
No Brasil, a EAD aparece no século passado, por volta de 1904. Na ocasião escolas internacionais que eram instituições privadas que ofereciam cursos pagos, por correspondência.
-
Iniciam as atividades em1939 o Instituto Universal Brasileiro, em São Paulo.
-
Em 1947 quando o Senac e o Sesc com a colaboração de emissoras associadas, criaram a Nova Universidade do Ar, em
São Paulo, com objetivo de oferecer cursos comerciais radiofônicos. -
Na década de 1960, o Movimento de Educação de Base (MEB), a Igreja Católica e o Governo Federal, fizeram uso do sistema radioeducativo, com o objetivo de promover a educação, a conscientização, a politização e a educação sindicalista.
-
Já na década de 1970 surgiram o projeto Minerva (um convênio entre Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta) cujo objetivo era produção de textos e programas frutos de um convênio entre o Governo Federal e a Inglaterra.
-
Em 1976 foi criado o Sistema Nacional de Teleducação. (1977-79).
-
Com o avanço dos meios de comunicação e a ampliação do acesso a internet, entre 1988 e 1991, processou-se a informatização e a reestruturação do Sistema de Teleducação.
-
A década de 1990 registra ainda a criação da Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), podendo atingir três campos distintos, Ampliação do conhecimento cultural: organização de cursos específicos de acesso a todos; Educação continuada: reciclagem profissional às diversas categorias de trabalhadores e àqueles que já passaram pela universidade; Ensino superior: englobando tanto a graduação como a pós-graduação
-
Sob o prisma da normalização da EAD, o marco cronológico é 1996, quando a Lei nº 9.394/96 “oficializa a era normativa da educação a distância no Brasil pela primeira vez, como modalidade válida e equivalente para todos os níveis de ensino. Pela primeira vez, na história da legislação ordinária, o tema da EAD se converte em objeto formal.
-
A pós graduação lato sensu e stricto sensu foi regulamentada em abril de 2001 quando a Resolução n.º 1, do Conselho Nacional de Educação estabeleceu as normas para a.sua prestação.
-
Gráfico da Evolução dos Cursos de Ead (2006-2009).