-
Século XVII - um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA).
-
Século XIX - Surgem as primeiras experiências, com o oferecimento de cursos por correspondência na Suécia, Reino Unido e Espanha, além dos Estados Unidos.
-
Início do século XX, países como Austrália, Alemanha, Noruega, Canadá, França e África do Sul começam a realizar suas primeiras experiências com esse tipo de ensino.
-
Segunda metade do século XX - Fortalecimento e estabelecimento da Educação a Distância como importante modalidade de ensino.
-
Início do século XX - Desenvolvimento da EAD no Brasil. Decorre da necessidade de formação de trabalhadores para ocupação industrial. Essa modalidade de ensino permitiria a formação dos trabalhadores do meio rural sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.
-
Em 1969, na Inglaterra, é autorizada a abertura da British Open University, considerada como um importante acontecimento dentro da evolução da EAD por trazer inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos, assim como na recepção e envio dos materiais educativos, sendo pioneira nesta modalidade de ensino superior a distância.
-
Criação da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCTVE), utilizando programas de televisão no projeto Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Neste mesmo ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) faz experimentos de formação de professores do interior do país através da implementação da Pós-Graduação Experimental a Distância.
-
A Universidade Nacional de Educação a Distância na Espanha surgi a partir de ideias atrativas para estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro, com grande parcela de alunos latino-americanos.
-
É criado o Telecurso 2º grau, por meio de uma parceria da Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho. Seu objetivo era a preparação de alunos para exames supletivos de 2º grau.
-
Na década de 70, a Educação a Distância começa a ser usada na capacitação de professores através da Associação Brasileira de Teleducação (ABT) e o MEC, através dos Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional.
-
Em São Paulo, é criado o Projeto Ipê, com o objetivo de aperfeiçoar professores para o Magistério de 1º e 2º graus.
-
Os cursos de extensão acadêmica ganham força e neste mesmo ano, é feita a solicitação ao MEC da autorização para oferta de cursos superiores na modalidade EAD.
-
Utilização de 20% da carga-horária dos currículos dos cursos presenciais, com a utilização de metodologia a distância. Foi instituída a utilização de algumas disciplinas nos currículos dos alunos dos cursos presenciais, utilizando totalmente a EAD.
-
Foi instituída Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA, desenvolvida por meio de educação a distância.