-
A Gazeta de Boston, em sua edição de 20 de março, oferece num anúcio: material para ensino e tutoria por correspondência para aprender taquigrafia.
-
Ao longo desses anos, muitos cursos e escolas foram desenvolvidas, mas sempre utilizando a correspondência como meio de interação.
-
Correspondência (Impresso);
-
Difusão do Rádio e TV na Educação.
-
A principal função da emissora era a de possibilitar a educação popular, através de um sistema então moderno de difusão do que acontecia no Brasil e no Mundo.
-
Desenvolvida pelo SENAC, atingia os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro oferecendo cursos por meio do Rádio.
-
-
Foram criadas e instaladas oito TVs Educativas no Brasil.
-
Esta passou a colocar programas educativos no ar em parceria com diversas rádios educativas e vários canais de TV.
-
A revolução deflagrada neste ano, abortou grandes iniciativas e o sistema de censura praticamente liquidou a rádio educativa brasileira.
-
Surgimento das Universidades Abertas.
-
O Programa Nacional de Teleducação - Prontel foi criado para coordenar e apoiar a teleducação no Brasil. Depois
esse órgão foi substituído pela Secretaria de Aplicação Tecnológica – SEAT, que acabou sendo extinta. -
-
Um século após o marco da 1ª Geração da EaD, que era marcada pela correspondência como meio de interação, essa modalidade de Ensino passa a utilizar teleconferências por áudio vídeo e computador.
-
-
A utilização da Internet como ferramenta educacional
faz com que surja a migração da educação de processos impressos, rádios e televisivos para o ambiente digital, criando assim, uma educação virtual ou “virtualização” da sala de aula. Aqui, difundiu-se o uso do e-mail, chats, foruns, dentre outros recursos de interação síncrona ou assíncrona. -
Desenvolvimento de aulas virtuais baseadas no computador e na Internet (Ambientes Virtuais de Aprendizagem).
-
Criado pelo educador e cientista computacional, Martin Dougiamas, o Moodle surgiu como uma opção gratuíta de plataforma de ensino online.
-
A utilização de Podcasts pode ser vinculados à EaD no que diz respeito à produção de áudios educativos, que podem ser baixados na Internet.
-
Embora existam desde 1990, apenas em 2005 os blogs viraram "febre", Podem ser uma ferramenta de grande valia para a Educação e por que não para a EaD?
-
A nova geração da Web também está integrada à EaD!!
Leia http://www.pucminas.br/imagedb/mestrado_doutorado/publicacoes/PUA_ARQ_ARQUI20120827100102.pdf e saiba mais! -
É uma espécie de Youtube para um público restrito ao ensino/educação. Foi lançado em 2007 para que professores, educadores e escolas se servissem das potencialidades pedagógicas uns dos outros. Assim como essa ferramenta, o YouTube provê muitos vídeos voltados para o ensino. Saiba mais acessando o link Youtube na EaD
-
Leia um pouco sobre TV Digital na EaD acessando:
O uso da TV Digital da EaD -
Atualmente, as mídias utilizadas na EaD unem as mais variadas mídias utilizadas ao longo da evolução desta modalidade de ensino. Pode se encontrar uma mistura de Rádio, TV, Correspondência, Teleconferência, Videoconferência... Mas tudo isso bem planejado e estruturado para o pleno exercício do processo de ensino e aprendizado.
Leia mais sobre mídias na EaD acessando:
http://www.lynn.pro.br/pdf/educatec/brito.pdf