-
Period: to
Transição séc XIX-XX
Linguagem pós-romântica
Influências principais: Wagner e/ou Debussy Principais Representantes: Leopoldo Miguez (1850-1902)
Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Glauco Velasquez (1884-1914)
Henrique Oswald (1852-1931) -
Period: to
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
- Nacionalismo
- Modernismo
- Primitivismo
- Uso de melodias das cantigas tradicionais
- referências à música indígena
- referências à música popular urbana (choros, serestas)
- Bach
-Stravinsky Principais obras
- Choros
-Bachianas Brasileiras
- Cirandas -
Proclamação da República
-
Semana de Arte Moderna
Valorização do nacional Modernidade Antropofagia (apropriação e reelaboração artística de elementos de outras culturas) Valorização da língua brasileira e da linguagem coloquial principais personalidades: Mário de Andrade
Oswald de Andrade
Ronald de Carvalho
Tarsila do Amaral
Menotti del Picchia
Manuel Bandeira Principais tendências estéticas: Futurismo
Simbolismo
Expressionismo -
Mário de Andrade e o Nacionalismo
1928 - Ensaio sobre a música brasileira Incentivo à abordagem da música nacional pelos compositores Busca das principais características da música brasileira e das influências das três culturas/raças fundadoras (portugueses, negros, índios) Principais discípulos:
Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993)
Francisco Mignone (1897-1986)
Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) -
Música Viva
H. J. Koellreutter (1915-2005) conhecido como introdutor do dodecafonismo no Brasil defesa da liberdade estética,
valorização da música contemporânea e das novas técnicas,
proposta de uma formação musical mais baseada na pesquisa e questionamento Principais discípulos: César Guerra-Peixe (1914-1993)
Cláudio Santoro (1919-1989)
Edino Krieger (1928)
Eunice Katunda (1915-1990) Posterior dissolução do grupo e aproximação dos compositores a uma abordagem nacionalista -
Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil
Camargo Guarnieri Crítica ao dodecafonismo como estética e ferramenta pedagógica de composição (cerebrino e anti-musical) Defesa do nacionalismo -
Música Nova
Grande influência do Música Viva; influência da poesia concreta;
valorização tanto da forma quanto do significado; obras em múltiplas linguagens artísticas humor crítica social relação tensa com o mercado - crítica porém necessidade de trabalho Festival Música Nova - Santos manifesto Música Nova - 1963 principais representantes: Gilberto Mendes (1922-2016)
Damiano Cozzella (1929)
Rogério Duprat (1932-2006)
Willy Corrêa de Oliveira (1938) -
Period: to
Pluralidade estética
Pós-modernidade
Coexistência de compositores de muitas gerações vivos e ativos
Não coincidência entre geração e adoção da vanguarda Influência pós-romântica; Proximidade com a escrita tonal; teatro musical; óperas multimídia; Música Eletroacústica; Herdeiros do Nacionalismo;