-
Fundação da Escola de Música da UFBA
"A fundação da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (EMUS-UFBA) é sem duvida um antes e um depois. Essa escola foi durante muito tempo uma referência no Brasil. Foi uma das primeiras a lidar com música contemporânea no Brasil e teve uma orquestra maravilhosa nos seus primórdios" - Heinz Schwebel, diretor da EMUS-UFBA.
*Foto: Reprodução/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação - UFBA -
Surgimento da OSUFBA
A Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) foi criada em 1954 durante a gestão do reitor Edgar Santos. Durante muito tempo, foi a principal forma de contato dos baianos com a música clássica.
*Foto: Divulgação -
Fundação da Osquestra Sinfônica da Bahia (OSBA)
"A criação da OSBA em 1982 foi muito importante, porque abriu o mercado, profissionalizou uma orquestra, que não tinha nenhum caráter acadêmico" - Heinz Schwebel, diretor da Escola de Música da UFBA
*Foto: Adenor Gondim/TCA -
Pesquisa em Música
Em 1990, surge o Mestrado da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. O Doutorado surge mais tarde, em 1997.
"A criação dos cursos de pós graduação é marcante para a música clássica em Salvador, devido ao foco na pesquisa sobre música" - Heinz Schwebel, diretor da Escola de Música da UFBA.
*Foto: Reprodução/Site Programa de Pós-Graduação em Música - UFBA -
Maestro Ricardo Castro no carnaval de Salvador
No carnaval soteropolitano de 2005, a cantora Daniela Mercury colocou um piano de cauda em cima de seu trio elétrico e convidou o maestro Ricardo Castro para tocar. -
Criação do Neojibá
O Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia), iniciativa do maestro baiano Ricardo Castro, foi criado com o objetivo de capacitar e integrar socialmente jovens e crianças, através da prática orquestral.
*Foto: Paula Amor -
Neojibá no carnaval de Salvador
A cantorna baiana Daniela Mercury recebeu em seu trio elétrico a orquestra do Neojibá, levando, mais uma vez, a música clássica para os foliões.
Confira galeria de fotos. -
Música clássica no ar
A partir desta data, os soteropolitanos ganham uma nova forma de contato com a música clássica. A rádio Vida FM inaugura sua programação voltada para o gênero clássico.
*Foto: Camila Queiroz -
Falece Salomão Rabinovitz, ex-diretor da OSBA
No dia em que a Orquestra SInfônica da Bahia (OSBA) completou 29 anos, falece seu ex-diretor artístico, Salomão Rabinovitz, importante violinista baiano no cenário musical brasileiro.
Foto: Reprodução/Site Orquestrais
MORRE O EX-DIRETOR DA OSBA, SALOMÃO RABINOVITZ