LINHA DO TEMPO SOBRE A MÚSICA E SEU ENSINO DO BRASIL COLÔNIA ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SEC. XX
-
A utilização da música como meio para catequizar os índios.
-
-
Surgimento da Sonata em Lá Maior - Dominico Zipoli
Fabricação de Instrumentos -
- Registro da primeira Cantata Profana produzida no Brasil chamada: "Heroí, egrégio, douto, peregrino", obra anônima datada de 1759.
- Na Bahia alguns padres fizeram da Sé de Salvador um centro de estudos e um dos maiores centros de produção de música Sacra do Brasil. Muito dessa produção de música Sacra do Brasil.
- Em Minas Gerais vemos surgir pela primeira vez no Brasil uma classe de músicos profissionais de qualidade, empregados pelas irmandades religiosas.
-
Pe. Caetano de Melo Jesus nome importante deste período criou a obra "A Escola do Canto de Órgão" utilizando o Solfejo Heptacordal
-
Obra criada por Luis Álvares Pinto o primeiro grande nome do ensino de música no Brasil.
Também criou a obra "O Músico e o moderno sistema para solfejar sem confusão" no ano de 1776.
Foi o primeiro autor a citar o solfejo Heptacordal. -
Fundada por José Maurício Nunes Garcia o maior compositor do Século XIX e outros músicos a qual teve durante vários anos o monopólio do ensino de música no Rio de Janeiro.
-
Essa mudança da Corte portuguesa representou uma mudança inevitável nos parâmetros estéticos brasileiros e uma transformação radical na vida musical.
-
As aulas só começaram efetivamente em Agosto de 1848.
O conservatório foi um pedido de Francisco Manuel da Silva ao Imperador Dom Pedro I que havia sido colega nas aulas de música ministradas por Sigismund Von Neukomm. -
- Começou musicalmente da mesma maneira que havia terminado o século XIX no Brasil.
- Nos primeiros anos do século despontano cenário musical brasileiro a figuraa do compositor Heitor Villa-Lobos.
- João Gomes Junior formou o primeiro orfeão na Escola Normal de São Paulo
-
O educador Anisio Teixeira convida Villa-Lobos para assumir o cargo de diretor do ensino artistico da Prefeitura do Distrito Federal.
Com isso, o ensino da disciplina Canto Orfeônico passou a ser obrigatória em todo o território nacional. -
No início de 1932 Villa-Lobos recebeu a incumbência de criar a SEMA, que tinha como missão institucional ralizar a orientação, o planejamento e o desenvolvimento do estudo de música nas escolas em todos os níveis, conjugando disciplinas, civismo e educação artística.
-
Com o canto orfeônico tendo se tornado obrigatório em todo o país, se tornou necessário aprimorar e formar professores para a prática, sendo esta a função do CNCO.