-
De origem alemã, nasceu na cidade de Mogilo,
-
Estudou em Freiburg, Munique e Berlim, onde se doutorou em 1914.
-
Elton Mayo, em pesquisas relacionadas com a produção industrial, descobriu a importância do aspecto grupal no rendimento do tranalho. A partir daí, coloca-se a questão das relações individuais nas empresas, dando origem ao movimento chamado de "Relações Humanas.
-
Deu-se a criação de inúmeros centros de pesquisa voltados especificadamente para investigação dos fenômenos grupais.
-
Kurt Emigrou para os EUA.
-
Com Kurt Lewin, surgiu nos EUA a Dinâmica de Grupo como campo de pesquisa.
-
kurt e Ronald Littip realizaram a pesquisa experimental da Dinâmica de grupo onde os resultados mostraram que nos grupos democráticos a originalidade dos indivíduos, o sentimento de nós e a cooperação são maiores nos grupos cujo líder era autocrático.
-
Foi divulgado seu estudo em colaboração com Witte, sobre comportamento agressivo em ''Climas Sociais experimentalmente''
-
Kurt Lewin foi convidado para organizar e dirigir o primeiro centro de pesquisas em Dinâmica de Grupo (Massachussetts Institute of Technology).
-
Kurt organizou os primeiros grupos T, com necessidade de ajudar líderes comunitários nos EUA a compreender e aplicar dispositivos legais referentes à igualdade de oportunidades de trabalho
-
Kurt aleceu e o centro mudou-se para a Universidade de Michigan em Ann Arbor
-
Fundou-se o ''National Training Laboratories'' (NTL) que desempenharam um papel decisivo do trabalho em Dinâmica de Grupo com uso quase terapêutico junto a pessoas ''normais''.
-
Os “grupos de encontro” de Carl Rogers constituíram um trabalho com grandes grupos. Neles buscava-se explorar as condições definidas para a relação terapêutica bipessoal.
-
Willian C. Schutz trata da interpendência e da estreita correlação que há, em todo grupo de trabalho, entre seu grau de integração e seu nível de criatividade.
-
Nos EUA encontra-se uma ociedade fértil para o desenvolvimento dos grupos
-
Momento em que se inicia a fusão entre a psicologia e a sociologia.
-
Movimento Antipsiquiatria (Linz e Cooper)
-
Durante a segunda guerra mundial
-
Cartwright e Zander propõem que a Dinâmica de Grupo se defina como um capo de pesquisas dedicado ao conhecimento progressivo da natureza dos grupos, das leis de seu desenvolvimento e de suas inter-relações com outros grupos e instituições mais amplas.
-
Primeira metade da década de 1970 – Houve um aprofundamento e radicalização. Os grupos tiveram sua duração aumentada, incluindo fins de semana ou mais dias, de modo intensivo.
-
Numa abordagem dialética, Lapassade vê que a dinâmica de grupo leva a uma dialética de grupos. O emprego do termo dialética justifica-se desde que por eles se entendem uma lógica do inacabamento da ação sempre recomeçada.
-
Surgem novos valores culturais - Fim da era dos grupoos e individualismo
-
A era CLEAN
-
A era do PROZAC
-
Lane numa visão materialista histórica diz que o estudo de pequenos grupos se torna necessário para entendermos a relação indivíduo-sociedade, pois é o grupo condição para que ele supere a sua natureza individualista, se tornando agente consciente na produção da histórica social