-
Marx introduziu no pensamento social a perspectiva da contradição, em que se baseia a abordagem histórico-cultural.
-
Aplicou o modelo biológico de análise às sociedades humanas.
-
Criador da sociologia como ciência objetiva e indutiva, influenciado pelo pensamento do filósofo evolucionista Herbert Spencer
-
Criou a religião do encontro, seu interesse pelos grupos apareceu logo na juventude, quando se reunia com crianças nos jardins de Augarten.
-
Descobriu a importância do aspecto grupal no rendimento do trabalho, dando origem ao movimento ''relações humanas'
-
Deu-se a criação de inúmeros centros de pesquisa voltados especificamente para a investigação dos fenômenos grupais.
-
Emigra para os estados unidos e se torna, em 1940 professor na universidade de Harvard. Em 1945 funda um centro de pesquisas em dinamica de grupo, em um artigo introduz esse termo no vocabulário da psicologia comtemporânea.
-
Surgiu nos estados unidos a dinamica de grupo como campo de pesquisa, Alias foi ele quem introduziu o termo dinâmica de grupo nas ciencias sociais
-
foi divulgado no jornalof social psychology ''climas sociais criadores experimentalmente.
-
Após sua morte o centro por ele criado mudou-se para a universidade de michigan em Ann Arbor.
-
Uma nova abordagem surgiu nos anos 40, teve como foco principal o laboratório nacional de treinamento em desenvolvimento de grupo nos EUA, Fundado com a ajuda do centro de pesquisa de dinâmica de grupo, o método exigia que cada prticipante examinasse e discutisse eventos de maneira bastante aberta dentro do seu próprio grupo.
-
Os grupos de encontro constituiram um trabalho como grande grupo. Neles buscava-se explorar as condições definidas para a relação terapeutica bipessoal.
-
Apesar do desenvolvimento do homem se dar em grupos, o estudo da vida em pequenos grupos só se deu após séculos de estudo dos aspectos mais amplos da origem social,
-
Refere-se a um campo de pesquisa dedicado a obter conhecimento a respeito da natureza dos grupos, das leis, de seu desenvolvimento e de suas inter-relações com os individuos, outros grupos e instituições mais amplas.
-
Vê que a dinâmica de grupo leva na realidade a uma dialética dos grupos. O emprego do termo dialética justifica-se desde que por ele se entenda uma lógica di inacabamento da ação sempre recomeçada.
-
A dinamica de grupo evoluiu como campo de aplicação relacionado a uma larga variedade de problemas e contextos, evolução que se acha sintetizada em Zander.
-
Assinala a relevancia da contribuição de outros pioneiros, como por exemplo os experimentos de Mayo, Roethlisberger e Sherif
-
Publica um livro sobre didática baseado nas idéias de pichon e nas contribuições de Sartre. Evidencia que construir um grupo é um desafio, dado o carater dinâmico das relações que se estabelecem entre os indivíduos que tem um objetivo comum.