-
Em Itália, em 1202, foi publicado o livro "Liber Abaci" , de Leonardo Pisano.
Estudavam-se, na época, técnicas matemáticas, pesos e medidas, câmbio, etc., tornando o homem mais evoluído em conhecimentos comerciais e financeiros.
Se os sumérios-babilônios plantaram a semente da Contabilidade e os egípcios a regaram, foram os italianos que fizeram o cultivo e a colheita. -
Com respeito às Finanças, a começos do séc. XX aparecem as obras de Arthur Stone Dewing (1420, 1430), que constituem uma visão clássica da Direção Financeira da Empresa baseada em uma metodologia positiva, descritiva da realidade, com excessiva ênfase em aspetos externos, legais e institucionais, bem como em processos excecionais das organizações, como quebras, fusões, absorções e consolidações.
-
A Contabilidade tornou-se uma necessidade para se estabelecer o controle das inúmeras riquezas que o Novo Mundo representava.
-
Pacioli foi matemático, teólogo, contabilista entre outras profissões. Deixou muitas obras, destacando-se a "Summa de Aritmética, Geometria, Proportioni et Proporcionalitá", impressa em Veneza, na qual está inserido o seu tratado sobre Contabilidade e Escrituração.
Pacioli, apesar de ser considerado o pai da Contabilidade, não foi o criador das Partidas Dobradas. O método já era utilizado na Itália, principalmente na Toscana, desde o Século XIV. -
Na época da conquista, em 1519 quando se fundo a prefeitura de Veracruz, se nomeio contador a Dom Alfonso de Ávila.
-
Carlos V expide em nomeação a favor de Dom Rodrigo de Albornoz como Contador Real da Nova Espanha, quem encarrega-se de guarda-a ou arrecado da fazenda da Coroa.
-
Em 1536, o virrey Antonio de Mendoza estabelece a contabilidade da Casa de Moeda, o qual é o livro de contabilidade mas antigo de nossos continentes.
-
Primeiro agrupamento profissional de contadores, fundada em Veneza, Itália.
-
-
Em 1808, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil, dom João VI publicou um alvará obrigando todos os contadores gerais da Real Fazenda a aplicarem o método das partidas dobradas na escrituração mercantil. Na mesma época, se iniciou o ensino contábil no país, com a introdução da disciplina "Aula de Comércio da Corte".
-
Os estudos envolvendo a Contabilidade fizeram surgir três escolas do pensamento contábil: a primeira, chefiada por Francisco Villa, foi a Escola Lombarda; a segunda, a Escola Toscana, chefiada por Giusepe Cerboni; e a terceira, a Escola Veneziana, por Fábio Bésta.
-
Lei do Parlamento Virilhas, estabelecendo que, para conceder a incorporação de uma campanha, seria necessário a nomeação de um ou mais auditores.
-
O tribunal de Comércio da Cidade de México, estabelece a Escola Mercantil.
-
A escola Mercantil fecha suas portas por falta de fundos, na época da invasão Americana.
-
Em 1850, o Código comercial do Brasil determinou a obrigatoriedade da escrituração contábil e a elaboração anual da demonstração do balanço geral.
-
Funda-se a Escola de Comércio na Cidade de México, por decreto de Santa Ana.
-
Organiza-se na Escócia, Inglaterra uma sociedade de Contadores.
-
O presidente Dom Benito Juárez, inaugura-se a Escola Superior de Comércio e Administração.
-
Reina-a Vitória outorga concessão para fundar o Instituto de Contadores da Inglaterra e Gales.
-
Funda-se nos Estados Unidos a Associação América de Contadores Publico.
-
Em 1888, a escravidão foi abolida no país através da Lei Áurea: com isso, os escravos deixaram de constar nos balanços como ativos.
-
O Senado do estado de Nova York, outorga reconhecimento legal à profissão do Contador Publico.
-
-
Criação da Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, adotando basicamente técnicas da escola italiana e alemã (registro das operações financeiras ocorridas em uma empresa).
-
Em 1902, com a criação da Escola de Comércio Álvares Penteado em São Paulo, o país adotou a escola europeia de contabilidade: basicamente, a italiana e a alemã. Grandes nomes brasileiros na linha italiana seriam Carlos de Carvalho, Francisco D'Auria e Frederico Herrmann Júnior
-
Dom Fernando Díaz Barroso sustenta o primeiro exame de contador celebrado em México.
-
O Instituto Americano de Contadores publicou as primeiras regras a que devem ser ajustado suas membros para a “certificação” de balanço, com o nome de Métodos “aprovados para a preparação do Balanço Geral”
-
O instituto Americano de Contadores adota um Código de Ética Profissional
-
Em 1920, com a grande ascensão dos EUA, deu-se origem à Escola Norte-Americana.
-
Modificam-se os procedimentos de ensinos da Contabilidade adotando como ponto de partida o estudo do Balanço Geral, segundo pratica-a da Unção Americana.
-
O imposto atual foi instituído em 1922, após amplos debates, com a proposta de financiar a saúde, educação e o desenvolvimento urbano, com taxas variando entre 8 e 20%, com as maiores sendo pagas pelos de remuneração mais alta.
-
Dom Fernando Díaz Barroso publica o primeiro texto profissional: Sistemas Modernos de Contabilidade.
-
Em 1927 foi organizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilidade , marco histórico no sentido de se tentar padronizar e uniformizar a contabilidade brasileira por iniciativa dos próprios profissionais, tendo havidos outros desses eventos nos anos seguintes.
-
Em 1931, o decreto 20 158 organizou o ensino comercial e regulamentou a profissão contábil
-
Funda-se Mancera Irmãos e Companhia, S.A. primeira assinatura mexicana de Contadores Públicos.
-
Em 1940, o decreto 2 627 constituiu-se na primeira Lei das Sociedades por Ações do Brasil.
-
Em 1945, a profissão contábil foi considerada carreira universitária no Brasil.
-
Decreto nº 9.295 estabelece como privativo dos contadores diplomados o exercício constado na alínea c no art 25 que diz “perícias judiciais ou extra-judiciais, revisão de balanços e de conta em geral ... regulações judiciais ou extra-judiciais de avarias grossas ou comuns, assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas e quaisquer outras atribuições a elas conferidas.” Neste decreto-lei já é possível ver a classificação da perícia, em judicial e extrajudicial.
-
Inauguração da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, seguindo os métodos pela escola norte-americana - uso das informações contábeis para gestão dos negócios. Também foi criado, nessa época, um centro de pesquisas contábeis, com a intenção de adaptar os métodos utilizados nos Estados Unidos ao nosso país.
-
Em 1946, foram criados o Conselho Federal de Contabilidade e os conselhos regionais de contabilidade. No mesmo ano, com a criação da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.
-
Estabelece-se o decreto que cria a Direção de Auditoria Fiscal Federal, que brinda ao Contador Publico a oportunidade de que sua opinião profissional seja considerada por as autoridades hacendarías.
-
A Escola de Comércio e Administração da Universidade Nacional Autônoma de México adquire a categoria de Faculdade, ao incorporar estudos de Mestria e Doutorado.
-
Em 1968, criou-se a Secretaria da Receita Federal com a missão de fiscalização das declarações
-
A escola estadunidense de contabilidade foi introduzida no Brasil. Tal escola passou a predominar, contudo, somente no início da década de 1970, com o lançamento do livro Contabilidade Introdutória por uma equipe de professores dessa faculdade.
-
No Brasil, por volta de 1754, ainda como Colônia de Portugal, iniciou-se a formação profissional na área contábil, quando foi autorizada a criação do curso “Aulas de Comércio” (a palavra aula tem significado de escola superior ou faculdade), supervisionado pela Junta de Comércio de Lisboa. Os diplomados nesse curso eram os guarda-livros, denominação dada na época para os contadores.
-
Com a criação da lei nº 5.869 ficou clara qual a função e atuação do perito-contador na sociedade como consta no artigo 145 que diz:
Art. 145 – Quando a prova do fato depender de conhecimento técnico ou científico, o juiz será assistido por perito, segundo o disposto no art.421.
§ 1º – os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível universitário, devidamente inscritos no órgão de classe competente, respeitado o disposto no Capítulo VI, seção VII, deste código. -
A Faculdade de Comércio e Administração da Universidade Nacional Autônoma de México, muda sua denominação pela de Contaduría e Administração, deixando-se atrás um termino conceitualmente limitado.
-
Em 1976, a lei 6 404 (Lei das Sociedades por Ações) adotou a filosofia da escola estadunidense.
-
A figura do Leão foi atrelada ao Imposto de Renda só em 1980, quando uma campanha institucional, contratada pela Receita Federal.. A figura do leão permanece até os dias atuais. A escolha do leão levou em consideração algumas de suas características: É um animal nobre, que impõe respeito e demonstra sua força pela simples presença.
É o rei dos animais, mas não ataca sem avisar.
É justo.
É leal.
É manso, mas não é bobo.” -
A Lei Pelé determinou o fim da posse pelos clubes de futebol do passe dos jogadores. Até então, os clubes que detinham o passe de um jogador o consideravam um ativo do clube.
-
Criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC, através da resolução 1.055/05.
-
O SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, foi instituído através do Decreto 6.022/2007. O SPED é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações.