-
30,000 BCE
Arte Rupestre
Os signos que eram alocados nas paredes das cavernas eram o meio pelo qual era possível comunicar algo à alguém. Há quem diga também, que existe um simbolismo religioso por trás desta arte, onde por meio dela, o caçador poderia obter êxito sobre sua caça.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
500 BCE
Grécia Antiga
Como grande precursora de toda sociedade ocidental - portanto, de toda esta nossa sociedade - a Grécia Antiga merece seu lugar de destaque nesta linha do tempo.
Tanto as escolas de pensamento pré-socráticas quanto as rodas de Sócrates e Platão já desempenhavam um papel semelhante à escola, em certa medida. Mas é no período helenístico que o homem grego assume seu papel de destaque realmente.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
150
Produção de papel na China
T'Sai Lun, um oficial da Corte Imperial Chinesa, começa a produzir papel por meio da polpação de redes de pesca e de trapos; mais tarde, aprendem a utilizar vegetais neste processo.
Parece não fazer muito sentido o local de destaque que este fato têm nesta linha do tempo? Veremos posteriormente a sua verdaeira importância ainda hoje!
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
400
Monges copistas
Como vimos, sendo a Grécia o berço desta sociedade ocidental, a permanência destes registros atualmente se deve em grande medida ao trabalho que os monges copistas realizavam nos mosteiros da Igreja Católica.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
1430
A invenção da imprensa
Podendo ser chamada também de impressora de Gutemberg, uma das grandes invenções do séc. XV, que impulsionou o florescimento do Renascimento, foi esta prensa desenvolvida por Johann Gutemberg.
Não mais seria necessário horas à fio de trabalho extenuante de cópias; agora, produzia-se um molde fixo que marcava toda uma folha de uma vez, por quantas vezes durasse a tinta.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
1550
Catequização dos Índios - Brasil
Para trazer esta linha do tempo para mais próximo de nós, decidi incluir a catequização dos índios para podermos traçar paralelos com a educação que ainda vigora na maioria das escolas que temos acesso. Afinal: o que permanece desta época? O que há de semelhante nesta forma de ensinar e na qual você está adaptado? O que mudou de fato de lá pra cá?
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
A Educação Pública
Se engana quem pensa que foi na Revolução Francesa que os valores iluministas foram incorporados no campo educacional pela primeira vez na história. Friedrich Wilhelm I, Rei da Prússia, instituiu, neste 28/10/1717 que toda criança devia permanecer de 5 à 12 anos na escola. Mas prefiro deixar-lhes com as palavras de Luis Nassif:
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
O séc. XX e as novas tecnologias para a sala de aula.
O final do séc. XIX e início do XX são marcados pela Belle Époque. A estupefação que os avanços científicos causavam, as novas formas de consumo, os novos meios de transporte e a diminuição das distâncias do globo que estes puderam proporcionar, sem dúvidas, foram importantes no processo que abarcará as tecnologias na sala de aula ao decorrer do século.
Ficou curioso: Veja mais clicando aqui -
No Brasil, é criado o Ministério da Educação
Pensando agora no contexto de nosso país, em 1930, ano da derrubada da República do Café com Leite, é criado o Ministério da Educação, que estruturou o ensino básico, secundário e superior no Brasil. Pela primeira vez, a educação se torna um direito de todos os brasileiros...
Interessante: Observem o vácuo temporal entre este acontecimento na Alemanha e aqui no Brasil...
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
No Brasil, o rádio é introduzido na sala de aula
Nos anos 60, a Igreja Católica criou o Movimento de Educação de Base, onde escolas radiofônicas que combinavam alfabetização com conscientização para promover mudanças de atitudes, utilizando para isso animadores populares. Uma experiência, considerada inovadora, que deu um salto de qualidade no sistema educativo através do rádio.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
Surgimento da TV Cultura no Brasil
Desde sua criação, ainda no início dos anos 70, a TV Cultura tomou para si a missão de atuar como uma TV escola, priorizando a educação a distância, desenvolvendo uma programação mais voltada para os conteúdos escolares com o objetivo de suprir as deficiências e carências educacionais do país. Trazendo, dessa forma, um conceito mais moderno de educação.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
Os celulares começam a ganhar espaço na sala de aula
Com as infinitas possibilidades - positivas e negativas - que um smartphone pode proporcionar aos alunos, a escola precisou começar a caminhar rumo a uma desconstrução do uso do celular na sala de aula.
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
Aplicativos voltados para a educação
Com a entrada do celular no cotidiano escolar, alguns aplicativos passaram a ser pensados afim de contribuir neste processo de maneira significativa.
Quer conhecer alguns desses aplicativos?
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui -
A inteligência artificial na sala de aula
A I.A começou a ser utilizada na sala de aula afim de otimizar o tempo do professor. Possibilitando, dessa forma, que tenha os resultados de maneira mais rápida, para poder trabalhar com os feedbacks necessários.
A notícia abaixo trata de um exemplo de uma escola SESI!!
Ficou curioso? Veja mais clicando aqui