-
Lançado um ano antes da criação dos estúdios Ghibli, Kaze no Tani no Naushika é considerada por muitos uma das primeiras obras, devido seus traços que viraram a marca registrada do Estúdio em quase todas as animações que se seguiram.
-
Traduzido como Laputa: O Castelo do céu, ou apenas Castelo do Céu. Foi o primeiro filme com o selo dos Estúdios Ghibli.
-
Ou mais conhecido como Meu Vizinho/Amigo Totoro, é considerado por muitos um dos maiores clássicos do Estúdio, além de ser um dos mais populares.
-
Lançado no mesmo ano do Meu Amigo Totoro, esta animação ficou um pouco ofuscada perante o sucesso estrondoso do seu colega de estúdio, mesmo assim é considerado um filme clássico no Japão devido sua história, contando como dois irmãos sobrevivem sozinhos numa paisagem de Segunda Guerra Mundial. Traduzido seu nome equivale a: Túmulo dos Vagalumes ou Cemitério dos Vagalumes.
-
Traduzido como: Serviço de Entregas da Kiki, além de ter ganho o prêmio Animage Anime Grand Prix, também foi o primeiro filme do Estúdio a ter uma parceria com a Disney.
-
Sem tradução para o português, mas dito no inglês como Only Yesterday.
-
Traduzido como Porco Rosso, conta a história de um piloto de 1920, veterano da Primeira Guerra, que foi amaldiçoado a ter uma cabeça de porco num corpo de homem.
-
Outro filme sem tradução para o português, mas chamado no inglês de Ocean Waves (Ondas do Oceano em tradução livre). Foi baseado numa light novel de mesmo nome, criada por Saeko Himuro. Uma curiosidade: Este foi o primeiro filme dos Estúdios Ghibli a não ser dirigido por nenhum dos seus criadores.
-
Ou apenas Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins, estreia um grupo de tanukis (guaxinins) revoltados com a ocupação do homem. Ah, uma coisa sobre o folclores japonês dos tanukis: Os testículos proeminentes são parte integrante do folclore tanuki, e eles são mostrados ao longo do filme, e também usados com frequência em sua mudança de forma. Ou seja, não se espante de ver testículos de guaxinins à mostra, é normal.
-
-
Um dos concorrentes de peso do estúdio, Princesa Mononoke é tido como uma das produções mais caras da história da animação japonesa, mas também o que você queria de uma obra utilizando o mínimo de computação e sendo feito quase que todo à mão? Sim, Mononoke Hime foi o filme de maior bilheteria no Japão até a estreia de Titanic (em 18 de Novembro do mesmo ano).
-
Traduzido como: Meus vizinhos: Os Yamadas, foi o primeiro filme do Estúdio a ser totalmente feito no computador, até mesmo as técnicas de pintura de aquarela foram feitas no computador.
-
A Viagem de Chihiro arrebatou um Urso de Ouro no Festival de Berlim e o cobiçado Oscar de Melhor Animação em 2003. Sem dúvidas é um dos filmes mais populares do Estúdio e um dos mais adorados por fãs em todo mundo.
-
O Reino dos Gatos teve seu início lá no Sussurro do Coração, onde a protagonista cria um personagem chamado Barão, que vem a ser, por acaso, um dos protagonistas do Reino dos Gatos.
-
O Castelo Animado é baseado num livro inglês de nome Howl's Moving Castle, da escritora Diana W. Jones. Também concorreu ao Oscar de Melhor animação em 2006, mas não levou a estatueta para casa.
-
Contos de TerraMar é baseado numa série de livros, mas segundo a autora Ursula Kroeber Le Guin, o enredo é diferente por conta da adaptação, o que não faz dele um filme ruim, mas que pode confundir aqueles que leram suas obras.
-
Ponyo, uma amizade que veio do mar.
-
O Mundo dos Pequeninos é a maior bilheteria japonesa do ano de 2010.
-
Título internacional: From Up On Poppy Hill.
-
Traduzido: Vidas ao Vento, marca o retorno de Hayao Miyazaki (um dos criadores do estúdio) como diretor desde Ponyo.
-
O conto da Princesa Kaguya é uma adaptação do conto japonês: O cortador de bambu.
-
As memórias de Marnie é, provavelmente, o último filme dos Estúdios Ghibli, depois do anúncio da divisão da empresa e da aposentadoria de Hayao Miyazaki. É uma notícia triste para os fãs do Estúdio, mas veremos o que o futuro aguarda.