Evolução das tecnologias

Principais Equipamentos Tecnológicos usados na Educação Brasileira

  • Papel
    105

    Papel

    Inventado pelos chineses. T'Sai Lun fez uma mistura umedecida de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupa e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais. Bateu a massa até formar uma pasta, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta!
    www.2.bb.unesp.br/Museu-Escola/Ensino-Fundamental
  • Quadro Negro
    1115

    Quadro Negro

    Um dos mais antigos e conhecidos equipamentos didáticos.A mais antiga citação sobre ele, em língua portuguesa, data do ano 1115.
    O fato de ser um ótimo recurso visual, acessível a todos os
    alunos de uma turma, e o baixo custo de sua construção, instalação e manutenção o mantém no rol dos equipamentos
    mais populares.
    http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/equipamentos.pdf
  • Antes das escolas...
    1500

    Antes das escolas...

    Antes do surgimento das escolas os primeiros brinquedos inventados tinham função educativa e representavam atividades humanas cotiadianas (criação de animais, cuidados com a prole, proteção)... Os meninos brincavam de tocar o rebanho com pequenas ferramentas. As meninas, brincavam de boneca para desenvolver as habilidades necessárias aos cuidados com os filhos.
    portal.mec.gov.br>seb>pdf>profunc
  • Caderno
    1501

    Caderno

    Instrumento comum do aluno de colégio desde o século XVI.
    O caderno é um instrumento comum do aluno de colégio desde o século XVI. No Ratio Studiorum é freqüentemente designado pela expressão ‘livro branco’ e seu uso é proposto em alternância com o do texto impresso com grandes espaços permitindo ao aluno anotar acima da linha a explicação, dada pelo regente da aula, sobre o texto clássico, grego ou latino, trabalhado.
    www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema7/7111.pdf
  • Lápis
    1560

    Lápis

    O lápis como conhecemos hoje foi feito pela primeira vez por um casal na Itália, em 1560, que juntou dois pedaços de madeira e os colou ao redor de um bastão de grafite - o mesmo processo utilizado até hoje.
    https://www.megacurioso.com.br/ciencia/106159-conheca-a-origem-do-lapis.htm
  • Giz

    Giz

    Arqueólogos descobriram em cavernas desenhos com giz datados da pré-história. Nas salas de aula, a utilização dos paus de giz se inicia no século XIX.
    origemdascoisas.com/a-origem-do-giz/
  • Carbono

    Carbono

    O papel carbono é uma lâmina que permite fazer cópias simultaneamente ao utilizar máquinas de escrever, impressoras de impacto ou simplesmente escritura a mão.
    Método de cópia que traz impregnado tinta, cera ou carbono em uma de suas faces. Criado por Pellegrino Turri.
    https://seuhistory.com/hoje-na-historia/e-inventado-o-papel-carbono
  • Mimeógrafo

    Mimeógrafo

    Inventado por Thomas Edison. Simplificou muito o processo de impressão, ainda que produzisse pequenas tiragens.
    A máquina era muito utilizada em escolas. Problemas como mãos ou roupas manchados do carbono, últimas cópias ilegíveis porque o carbono gastava e corrigir todos os erros, se não eles teriam que ser corrigidos a caneta, cópia por cópia eram as desvantagens do uso do mimeógrafo.
    https://coisasesquecidas.wordpress.com/2009/10/16/a-historia-da-maquina-de-duplicar/
  • Projetor Multimídia

    Projetor Multimídia

    Em 1895, os irmãos de origem francesa, Auguste e Louis Lumière criaram o Cinematógrafo. Esse equipamento possibilitava transmitir imagens com movimento a partir da movimentação do filme frente às lentes. Foi o pontapé inicial para a indústria cinematográfica.
    blog.varieshop.com.br/2017/09/04/conheca-a-historia-do-projetor-multimidia/
  • Televisão

    Televisão

    Vladimir Zworykin, um russo que vivia nos Estados Unidos criou o tubo iconoscópico, que é a base da TV. Depois da segunda guerra a TV se popularizou, graças a queda dos preços e do aumento de renda em geral. Considerado o principal meio de comunicação no mundo.
    https://minilua.com/quem-inventou-onde-surgiu-televisao
  • Retroprojetor

    Retroprojetor

    Aparelho projetor de transparências, considerado o único cuja conceção obedeceu a fins de formação e ensino.
    https://www.infopedia.pt/$retroprojetor
  • Computador

    Computador

    Mark I. Os primeiros computadores surgiram na mesma época na Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos. Demorava 6 segundo numa multiplicação.
    https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiu-o-computador
  • Projetor de Slides

    Projetor de Slides

    O projetor de slides surgiu no século XVII, criado pelo alemão ATHANASIUS KIRCHNER aproximadamente entre 1950 e sendo lançado no início de 1950, entrando no auge a partit de 1970. O mesmo permite ajustar o áudio e a imagem, projetando sobre uma tela ou parede uma imagem sem movimento em preto e branco ou em cores.
    https://sites.google.com/site/projetordeslidessantarem/caracteristicas-do-recurso
  • Disco de Vinil

    Disco de Vinil

    Neste ano surgiu o disco de vinil, tornando obsoletos os antigos discos de 78 rotações. Usado na educação para reprodução de músicas e historinhas.
    https://universodovinil.com.br/tudo-sobre-discos-de-vinil/historia/
  • Celular

    Celular

    Em 1956 a Ericsson cria o primeiro celular chamado Ericsson MTA. Só era móvel se fosse levado em um carro, porque pesava quase 40 quilos. Alguns anos se passaram até que abril de 73, a Motorola lançou um verdadeiro celular portátil. Pesava "apenas" um quilo e sua bateria durava 20 minutos.
    https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/.../o-primeiro-celular-da-historia.html
  • Quadro Branco

    Quadro Branco

    Não produz poeira de giz, evitando assim alergia nos professores; servem como tela de projeção; facilidade na limpeza, maior definição da escrita e a possibilidade de múltiplas cores para dar destaque a pormenores.
    Mais um passo na evolução das ferramentas e dispositivos de ensino.
    origemdascoisas.com/a-origem-do-quadro-branco/
  • Gravador

    Gravador

    O gravador de cassetes foi uma criação da Philips na Holanda. A empresa liberou a patente a todos os interessados para encorajar a sua adoção em todo mundo.
    https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/a-historia-do-gravador-de-cassetes.html
  • Flanelógrafo

    Flanelógrafo

    Apesar de estar em desuso, sua utilização dinamiza as sessões de contação de história na educação infantil, principalmente por provocar a interação entre as crianças.
    http://revistaeducacaoinfantil.com.br/contacao-e-recontacao-de-historias-com-o-uso-do-flanelografo
  • Vídeo Cassete

    Vídeo Cassete

    Desenvolvido pela U-matic da Sony. Capaz de gravar e reproduzir imagens que são registradas em fitas magnéticas acondicionadas em caixas plásticas (cassetes) para facilitar o manuseio.
    ensinoadistancia.wikidot.com/video-cassete
  • DVD

    DVD

    Os primeiros DVDs players (leitores de DVD) e discos estavam disponíveis em novembro de 1997 no Japão, março de 98 nos Estados Unidos e 99 na Europa. No Brasil, a tecnologia começou a ganhar força em 2002 e 2003.
    https://sites.google.com/site/infomundodasmidias/sub-menu-2
  • Datashow

    Datashow

    Para usar o datashow é preciso, além dele próprio, de uma fonte de imagens digitais. A forma mais eficaz de se obter essa fonte, na maioria das escolas, consiste em ter um computador ligado ao datashow. E, muito embora qualquer computador sirva, inclusive os de modelo desktop é muito conveniente que se use um notebook.
    https://professordigital.wordpress.com/2011/04/06/uso-pedagogico-do-datashow/
  • Pen Drive

    Pen Drive

    Dispositivo de memória constituído por memória flash, com aspecto semelhante a um isqueiro. Surgiu no ano de 2000, com o objetivo de substituir o disquete, resgatar dados de computadores estragados, realizar backup com mais facilidade, abrigar determinados sistemas e aplicativos mais utilizados.
    https://brasilescola.uol.com.br/informatica/pen-drive.htm
  • Tablet

    Tablet

    Para o público em geral o primeiro tablet surgiu no momento em que a Apple® lançou o iPad® no mercado em 2010, no entanto já tinham existido vários projectos que visavam a produção de um dispositivo electrónico que aliasse a portabilidade às características de um computador portátil convencional, com o benefício de não ser necessário um teclado para proceder à escrita, factor que condicionava a portabilidade desses mesmos computadores.
    web.ist.utl.pt/joao.rodrigo/CM/?page_id=53