-
Em 09 de setembro de 1890 em Moglino na Polônia nasce Kurt Lewin.
-
Obteve um doutorado em filosofia pela Universidade de Berlim, com a tese sobre a psicologia do comportamento das emoções.
-
Começou sua carreira na Universidade de Berlim
-
Foi convocado e atuou no serviço militar durante toda a primeira guerra mundial como oficial do exército alemão, trabalhando no Instituto Psicanalítico de Berlim
-
Se casou com Maria Landsberg
-
Durante o pós guerra publicou 3 artigos sobre a medida dos fenômenos psíquicos.
-
Tornou-se professor assistente do Instituto de Psicologia da Universidade de Berlim
-
Em 1926 se tornou professor titular de psicologia na Universidade de Berlim.
-
Em 1927, Kurt Lewin se divorcia de Maria
-
Casou-se com Gertrud Weiss
-
Publicado artigo em que Lewin questiona a abordagem aristotélica e galiléica das motivações do indivíduo.
-
Em 1933 foi obrigado a deixar a Alemanha com sua família em 24 horas, e refugiar-se na Inglaterra por algum meses, por ser Judeu. Indo depois morar nos Estados Unidos.
-
Publicado artigo em que Lewin propõe uma descrição do processo de motivação do indivíduo, onde um vetor direcionado pelo indivíduo sofre interferência do campo (espaço de vida), assim alterando, em direção e intensidade o alvo desta motivação.
-
Lewin descreve o campo, como sendo o ambiente psicológico, composto pelas forças sociais e a maneira com que o indivíduo percebe o ambiente ao seu redor. Discorre que o comportamento é decorrente do produto da interação do indivíduo com este campo.
O que ficaria conhecido como Teoria de Campo. -
Publicado nos Estados Unidos a Teoria Dinâmica da Personalidade, por McGraw-Hill Book Company. Compilado dos artigos publicados por Kurt Lewin, até então.
Segundo Lewin, a motivação do comportamento humano provém da junção das características do indivíduo, com o ambiente que o cerca.
Estas premissas passam a ditar pesquisas na psicologia voltada para o indivíduo inserido nos grupos. -
Lewin propõe, em debate sobre a influência da natureza, ou cuidados no desenvolvimento, que ambos seriam responsáveis pelo desenvolvimento do comportamento e personalidades dos indivíduos. Descrito pela equação B=f(P,E)
B (comportamento) em função de P (pessoa) e E (ambiente) -
Enquanto trabalhava no MIT, Lewin foi requisitado para desenvolver um método efetivo para combater preconceitos religiosos e raciais. Conduziu um experimento de mudança, que mais tarde, seria formulado como treinamento de sensibilidade utilizado nas organizações.
-
Lewin publica, no jornal de sociologia, o artigo pesquisa-ação e problemas de minorias, onde cunha o termo pesquisa-ação e descreve o método de pesquisa em que se compara pesquisas das condições e efeitos de ações sociais e pesquisas sobre ações sociais. Descrito o processo como uma espiral composta por planejamento, ação e evidência sobre o resultado da ação (ficou conhecido como a espiral Lewiniana)
-
No instituto de tecnologia de Massachusets, Kurt Lewin e colaboradores deram início ao estudo da dinâmica de grupo, que está relacionada a teoria de campo.
-
Lewin dá início ao conceito que chamaria de processo das mudanças.
Mudanças em um grupo são compostas por três estágios, o de descongelamento, em que se desfaz o estado mental presente; a mudança, em que dá-se início a mudança, mesmo sem identificar de qual forma, ou em qual direção; e o congelamento, quando a nova forma de se pensar é cristalizada e o estado de conformidade se instaura.
Mais tarde este processo é utilizado para se fundamentar o modelo de mudança organizacional. -
Fundado o instituto de ciência comportamental aplicada Laboratório de Treinamento Nacional (NTL Institute).
Lewin falecera pouco tempo antes de ir ao instituto. -
Em artigo publicado em 1947, Lewin apresenta o termo dinâmica de grupos pela primeira vez. Suas contribuições para o estudo dos grupos foram a adequação destes estudos ao método científico, além da categorização das leis naturais que regem estes grupos.
Partindo da psicologia da Gestalt, Lewin descrevia o grupo, através de sua equação, como sendo maior que a soma de suas partes. -
Em 12 de fevereiro faleceu aos 56 anos nos Estados Unidos, Newtonvelle, Massachusetts.
-
-
-
Em uma pesquisa da revista General Psychology foi classificado como um dos 18 psicólogos mais citados do século XX