-
Estudo científico de pequenos grupos começa a tomar vulto levando a criação de inúmeros centros de pesquisas voltados para a investigação dos fenômenos grupais.
-
Com Kurt Lewin , surge nos EUA a Dinâmica de Grupo como campo de pesquisa.
-
Publicação na Revista Sociometry uma pesquisa experimental de Lewin ( Dinâmica de Grupo).
-
Divulgação no Journal Of Social Psychology um estudo sobre comportamento agressivo em "Climas Sociais criados experimentalmente", sendo a primeira vez a utilizar o termo. Esse estudo visava conhecer o comportamento do grupo como um todo e de cada participante.
-
Lewin é convidado para organizar e dirigir o primeiro centro de pesquisa em Dinâmica em Grupo.
-
Lewin organiza os primeiros grupos de RH em virtude de ajudar os lideres comunitários nos EUA a Role -Playing e treinamentos a ampliar igualdade de oportunidade de trabalho.
-
Devido a morte de Lewin o centro de pesquisa é transferido para a Universidade de Michigan.
-
Fundação do Laboratório " National Training Laboratories" que desempenha um papel decisivo na intensificação do trabalho em Dinâmica de Grupo.
-
Primeiros seminários de Dinâmicas de Grupo e Psicodrama no Brasil, antes de ser regulamentada no país e nos primeiros cursos superiores de psicologia.
-
Cartwright e Zander propõem que a dinâmica de grupo se defina como um campo de pesquisa dedicado ao conhecimento progressivo da natureza dos grupos , das leis de seu desenvolvimento e de suas inter-relações com indivíduos, outros grupos e instituições mais amplas.
-
O casal Knowles expressam surpresa ao constatar que apesar de o desenvolvimento do homem se dar em grupos, o estudo da vida em pequenos grupos só se deu após séculos de estudos dos aspectos mais amplos da organização social.
-
Lapassade vê que a Dinâmica de Grupo leva, na realidade, a uma dialética dos grupos. O emprego do termo dialética justifica-se desde que por ele se entenda uma lógica do inacabamento, da ação sempre recomeçada.
-
Evolução da literatura sobre Dinâmica de Grupo.
-
Lane, numa visão materialista histórica ,diz que o estudo de pequenos grupos se torna necessário para entendermos a relação indivíduo - sociedade, pois é o grupo condição para que ele supere a sua natureza individualista, se tornando um agente consciente na produção da história social.
-
Destaca-se o papel da disciplina de Dinâmica de Grupo como parte do curriculo dos Cursos de graduação em Psicologia.
-
A palavra "grupo" vem do italiano - groppo ou gruppo - que significa nó, laço. Ela está ligada a ideia de ligação, união e aprisionamento, refere-se ao grau de coesão do grupo. E a mesma palavra denominada "grupo" é defendida também pelo germano ocidental kruppa que significa mesa arredondada, que está ligada à tradição celta e que traz a ideia de círculo, de um grupo de iguais.
-
As normas sociais e culturais de cada região, das instituições incidem sobre a dinâmica grupal, mas não determinam necessariamente sua existência. De acordo com essas variáveis, podem existir vários tipos de grupo, entre eles:
Grupo espontâneo / institucional;
Grupo transitório / duradouro;
Grupo aberto / fechado. -
Os microgrupos consistem em um conjunto de participantes que mantêm um contato face a face. É um núcleo com pequenas pessoas que na qual cada uma pode ligar-se a cada uma das outras de modo direto e pessoal.