-
A Secretaria de Educação a Distância (SEED) é extinta.
-
Em São Paulo, uma Lei permite o ensino médio a distância, onde até 20% da carga horária poderá ser não presencial. Lançamento do Projeto e-Tec Brasil/Programa Escola Técnica Aberta do Brasil, parte da política de expansão da educação profissionalizante, por meio da articulação da Secretaria de Educação a Distância (SEED) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.
-
É criada a Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma parceria entre o MEC, estados e municípios, integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.
-
Vários programas para a formação inicial e continuada de professores da rede pública, por meio da EAD, foram implantados pelo MEC. Entre eles o Proletramento e o Mídias na Educação. Estas ações conflagraram na criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
-
É formada a UniRede, Rede de Educação Superior a Distância, consórcio que reúne atualmente 70 instituições públicas do Brasil comprometidas na democratização do acesso à educação de qualidade, por meio da Educação a Distância, oferecendo cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Nesse ano, também nasce o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ);
-
Foram estabelecidas as bases legais para a modalidade no tocante a legislação da EaD no Brasil, pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996) que foi regulamentada pelo Decreto n.º 5.622, publicado no D.O.U. de 20/12/05. Essa normatização esclarece que a EAD não é uma modalidade de ensino de qualidade inferior às tradicionais.
-
É criado o Centro Nacional de Educação a Distância e nesse mesmo ano também a Secretaria Municipal de Educação cria a MultiRio (RJ) que ministra cursos do 6º ao 9º ano, através de programas televisivos e material impresso. Ainda em 1995, foi criado o Programa TV Escola da Secretaria de Educação a Distância do MEC;
-
É criada a Universidade Aberta de Brasília, acontecimento bastante importante na Educação a Distância do nosso país.
-
O programa “Jornal da Educação – Edição do Professor”, concebido e produzido pela Fundação Roquete-Pinto tem início e em 1995 com o nome “Um salto para o Futuro”, foi incorporado à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação) tornando-se um marco na Educação a Distância nacional. É um programa para a formação continuada e aperfeiçoamento de professores, principalmente do Ensino Fundamental e alunos dos cursos de magistério.
-
O SENAC desenvolveu uma série de programas radiofônicos sobre orientação profissional na área de comércio e serviços, denominada “Abrindo Caminhos”;
-
É fundado o Centro Internacional de Estudos Regulares (CIER) do Colégio Anglo-Americano que oferecia Ensino Fundamental e Médio a distância. O objetivo do CIER é permitir que crianças, cujas famílias mudem-se temporariamente para o exterior, continuem a estudar pelo sistema educacional brasileiro;
-
Destaca-se a Fundação Padre Landell de Moura, no Rio Grande do Sul, com projetos vinculados ao Governo Federal, como o Mobral, tinham abrangência nacional prestando auxílio através do uso do rádio.
-
A Universidade de Brasília, pioneira no uso da Educação a Distância, no ensino superior no Brasil, cria cursos veiculados por jornais e revistas, que em 1989 é transformado no Centro de Educação Aberta, Continuada, a Distância (CEAD) e lançado o Brasil EAD;
-
É criado no Brasil, o Sistema Nacional de Teleducação, com cursos através de material instrucional.
-
O Instituto Padre Reus implantou o projeto de Ensino a distância. Em meados dos anos 70, buscou apoio dos Correios e da Gráfica Pallotti, construindo parcerias que perduram até hoje. Sendo, desde sua fundação, uma instituição de EaD de nível nacional. Atualmente, o Instituto, através da Editora IPR também atua no mercado editorial, lançando obras dos mais diversos segmentos. Na TV Ceará começam os cursos das antigas 5ª à 8ª séries, com material televisivo, impresso e monitores.
-
Foi criado na estrutura do Ministério da Educação, em 1972, o Programa Nacional de Teleducação – Prontel, que ficou responsável por coordenar e apoiar a teleducação no Brasil. Depois esse órgão foi substituído pela Secretaria de Aplicação Tecnológica – SEAT, que acabou sendo extinta.
-
Surge o Projeto Minerva, um convênio entre o Ministério da Educação, a Fundação Padre Landell de Moura e Fundação Padre Anchieta, cuja meta era a utilização do rádio para a educação e a inclusão social de adultos. O projeto foi mantido até o início da década de 1980.
-
No Reino Unido, é criada a Fundação da Universidade Aberta, dando início a uma crescente e sequencial criações de Universidades Abertas direcionadas para a Educação a distância na Espanha (1972), Venezuela (1977), Costa Rica (1978), Holanda (1984), Índia (1985), e Portugal (1988); Ainda, neste ano, acontece uma estagnação de iniciativas artísticas e educacionais, havendo um desmonte da EaD via rádio, sendo este um dos principais fatores da diminuição acentuada do Brasil no ranking internacional.
-
O Código Brasileiro de telecomunicações, criado em 1967, determina que deveria haver transmissão de programas educativos pelas emissoras de rádio e televisões educativas. Mas no final da década de 1990, as emissoras foram isentas da obrigação de transmitir programas educativos o que significou um retrocesso enorme no processo de EaD.
-
É fundada, em São Paulo, a Ocidental School, de origem americana, focada no campo da eletrônica;
-
Surge a Open University (OU), no final de 1960 na Inglaterra, e no Brasil, com o Movimento de Educação de Base (MEB), na década de 60, a Igreja Católica e Governo Federal utilizavam um sistema rádio-educativo: educação, conscientização, politização, educação sindicalista, entre outras questões. Trata-se, portanto, desta geração, o marco inicial do uso de outros modelos de EaD, como o rádio e também a televisão que em 1960 teve seus primeiros registros em programas de Educação a Distância.
-
Igreja católica por meio da diocese de Natal/RN, criou neste ano, algumas escolas radiofônicas que originaram o movimento de Educação de Base, cujo movimento é citado entre as primeiras experiências de maior destaque, mas que foi abandonado por força da repressão política pós-golpe de 1964.
-
A Chicago TV College, Estados Unidos, inicia a transmissão de programas educativos pela televisão, cuja influência pode notar-se rapidamente em outras universidades do país que não tardaram em criar unidades de ensino a distância, baseadas fundamentalmente na televisão.
-
Nasce a Universidade de Sudáfrica, atualmente a única universidade a distância da África, que se dedica exclusivamente a desenvolver cursos nesta modalidade.
-
Inicia-se a transmissão das aulas de quase todas as matérias literárias da Faculdade de Letras e Ciências Humanas de Paris, França, por meio da Rádio Sorbonne.
-
Neste ano foi fundado o Instituto Universal Brasileiro, que foi a segunda escola a distância a ser fundada no Brasil, também na cidade de São Paulo. Com o tempo, veio a se tornar a maior escola do gênero no país durante os anos 60 até 80. Neste ano, surge a primeira Universidade do Ar, e em 1947 surge a Nova Universidade do Ar, patrocinada pelo SENAC, SESC e emissoras associadas, que começou suas atividades desenvolvidas no Rio de Janeiro e São Paulo em 1950.
-
Em outubro de 1939, foi fundado no Brasil, mais precisamente em São Paulo, o Instituto Radiotécnico Monitor, pelo imigrante húngaro Nicolás Goldberger. O primeiro curso oferecido pelo Instituto foi composto por apostilas e um kit que permitia ao final da formação, a construção de um modelo simples de rádio caseiro. Este instituto foi considerado como a escola pioneira na implantação da educação a distância no Brasil.
-
O ‘Japanese National Public Broadcasting Service’ uma companhia de radiodifusão japonesa, inicia seus programas escolares pelo rádio, como complemento e enriquecimento da escola oficial.
-
Em 1934, Edgard Roquette-Pinto instalou a Rádio-Escola Municipal no Rio de Janeiro no projeto para a então Secretaria Municipal de Educação do Distrito Federal dirigida por Anísio Teixeira integrando o rádio com o cinema educativo (Humberto Mauro), a biblioteca e o museu escolar numa pioneira proposta de educação a distância, fazendo com que estudantes tivessem acesso prévio a folhetos e esquemas de aulas, utilizando também a correspondência para contato com estudantes.
-
Calvert School, em Baltimore, EUA, tornou-se a primeira escola primária a oferecer cursos por correspondência. Desse modo, difundindo a EAD no mundo, com ênfase na França, Espanha e Inglaterra.
-
Em Malmö, na Suécia, Hans Hermod, diretor de uma escola que ministrava cursos de línguas e cursos comerciais, ofereceu o primeiro curso por correspondência, dando início ao famoso Instituto Hermod.
-
Por volta de 1895, Joseph W. Knipe, após experiência bem sucedida preparando por correspondência duas turmas de estudantes, a primeira com seis e a segunda com trinta alunos, para o Certificated Teacher’s Examination, iniciou os cursos da Universidade Wolsey Hall, na sede de Oxford, utilizando o método de ensino à distância.
-
Ainda nos EUA, o reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade.
-
Em 1891, Thomas J. Foster iniciou em Scarnton (Pensilvânia EUA) o International Correspondence Institute, com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração. Ainda em 1891, a administração da Universidade de Wisconsin EUA, aceitou a proposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária.
-
Em 1882, surge o primeiro curso universitário EaD na Universidade de Chicago, em que o material didático era enviado pelo correio.
-
Em 1880, Skerry's, ofereceu cursos preparatórios para concursos públicos; Na Inglaterra, em 1880 há relatos de uma tentativa para estabelecer um curso por
correspondência, com direito a diploma (Niskier, 1999), mas esta idéia de metodologia foi rejeitada pelas autoridades locais e, os autores da proposta, foram para o Estados Unidos, onde encontraram espaço, na Universidade de Chicago, para colocar em prática suas ideias. -
Em 1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor criou a Society to Encourage Study at Home, que em sua tradução para o português significa “Sociedade para incentivar o estudo em casa”.
-
Em 1856 em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas.
-
Em 1840, na Grã Bretanha, Isaac Ptman oferecia um curso de taquigrafia por correspondência, sintetizando os princípios da taquigrafia em cartões postais que trocava com seus alunos.
-
Em 1833, um anúncio publicado na Suécia já se referia ao ensino por correspondência
-
A primeira notícia que se registrou da introdução desse novo método de ensinar a distância foi o anúncio das aulas por correspondência ministradas por Caleb Philips em 20 de março de 1728, na Gazette de Boston, EUA, que enviava suas lições todas as semanas para os alunos inscritos. A partir deste ano até meados de 1970, considera-se, portanto, a primeira geração da EaD, com forte característica no estudo por correspondência.