-
Segundo Katz, o primeiro curso por correspondência nos Estados Unidos foi de taquigrafia, no ano de 1728.
-
Já Castro e Guaranys (1977, p. 407) diz ter sido registrado um curso de taquigrafia, em 1840, na Inglaterra.
-
Em 1873, o programa oficial de educação por correspondência, denominado “Society to Encourage Home Studies”, foi estabelecido em Boston, Massachusetts
-
Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que pouco antes de 1900 já existiam propagandas de cursos profissionalizantes por correspondência em jornais do Rio de Janeiro.
-
Um grupo liderado por Henrique Morize e Edgar Roquete-Pinto fundou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, oferecendo cursos de português, francês, silvicultura, literatura francesa, esperanto, radiotelegrafia e telefonia.
-
As Forças Armadas utilizavam do ensino por correspondência em 1939.
-
Nos anos 1940, o rádio se popularizou e com a criação dos eletrodomésticos, houve muita procura para os cursos de eletrônica e rádio via cartas. Se deu por causa da indústria, que estava em crescimento e pela demanda em consertos dos eletrodomésticos.
-
No Brasil, o Instituto Universal Brasileiro (IUB), iniciado em 1941 parece ser a instituição mais antiga a manter cursos por correspondência.
-
Inicia no EUA em 1929, transmitindo séries bíblicas. Em 1943, passam a ser gravados discos e transmitidos por rádio em português. O primeiro programa religioso apresentado no Brasil pelo rádio.
-
Segundo. Shulman (1981, p. 7) há registros de que na década de 1950, 114 faculdades independentes e universidades americanas já utilizavam aulas por TV, combinando-as, às vezes, com aulas presenciais.
-
Em 1963 a Escola de Guerra Naval realizou um preparatório para o Curso de Comando, onde o Exército ofereceu um preparatório para o curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.
-
O Projeto Minerva (1970-1989) foi um programa radiofônico de ensino (supletivo) e aprendizagem consistia no acompanhamento das radioaulas pelos seus participantes.
-
O Telecurso 2º Grau foi criado em 1977 com uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta – mantenedora da TV Cultura – e a Fundação Roberto Marinho - mantenedora da TV Globo.
-
Em 1979, aproximadamente 71% das universidades americanas ofereciam cursos por TV em circuito fechado.
-
Há registros de que a "The Pennsylvania State University (EUA) e o CER (Brasil)", por exemplo, já utilizavam em 1980 microcomputadores, videoteipes e telefones em cursos por correspondência para o auxilio d a aprendizagem.
-
O Centro de Estudos Regulares (CER), fundado em 1981, tem como objetivo permitir que crianças, cujas famílias se mudavam temporariamente para o exterior, continuassem a estudar pelo sistema educacional brasileiro.
-
De acordo com a vice-presidente do Instituto Monitor, Elaine Guarisi, em meados de 1985 havia 10 mil matrículas por mês em cursos livres. As reservas de vagas neste instituto especializado em EAD eram feitas via cupons de revistas, e o número de cartas era um termômetro do sucesso.
-
Emissora criada em setembro de 1995,foi ao ar oficialmente no dia 4 de março de 1996. Em dezembro de 2003, realizou uma das primeiras transmissões de TV digital por IP, através de um projeto experimental denominado TV Escola Digital Interativa (TVEDI). O canal esteve garantido por lei em todas as operadoras de TV por assinatura.
-
Um importante momento para a EAD no Brasil foi a criação, em 1996, da Secretaria de Educação a Distancia (SEaD). Entre as responsabilidades dessa secretaria, está a de atuar como agente de inovação dos processos de ensino e aprendizagem na EAD.
-
É lançado o PROINFO, Programa Nacional de Tecnologia Educacional, com o intuito de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Criação do Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA)
-
O uso de podcasts tem início no final da década de 2000 como um instrumento complementar alternativo.
-
A primeira universidade virtual pública brasileira, lançada em agosto de 2000, através de um consórcio que reúne 68 instituições públicas de ensino superior, unidas para um trabalho em rede, baseado no uso intensivo de tecnologias de informação e comunicação – principalmente a internet.
-
O Sistema UAB foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 2005, em parceria com a ANDIFES e Empresas Estatais, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação com foco nas Políticas e a Gestão da Educação Superior. Trata-se de uma política pública de articulação entre a Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC e a Diretoria de Educação a Distância – DED/CAPES com vistas à expansão da educação superior, no âmbito do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE.
-
Lançado em 2007, o e-Tec - Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil visa à oferta de Educação profissional e tecnológica a distância e tem o propósito de ampliar e democratizar o acesso a cursos técnicos de nível médio, públicos e gratuítos.
-
Uma nova legislação educacional em SP, Lei permite que escolas de ensino médio do Estado ofereceram até 20% da carga horária na modalidade a distância.
-
Canvas é uma plataforma de gerenciamento de aprendizagem que beneficia milhões de alunos e professores pelo mundo, todos os dias.
-
A Zoom Video Communications é uma empresa americana de serviços de conferência remota com sede em San Jose, Califórnia. Ela fornece um serviço de conferência remota "Zoom" que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel.
-
Uma extensão do Campus Party, com o objetivo de aproximar a educação e a inovação em tecnologias digitais.
-
Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas que procuram simplificar a criação, a distribuição e a avaliação de trabalhos. Ele é um recurso do Google Apps redirecionado à área de educação.
-
O software Microsoft Teams, criado pela empresa Microsoft, é uma plataforma unificada de comunicação e colaboração que combina bate-papo, videoconferências, armazenamento de arquivos (incluindo colaboração em arquivos) e integração de aplicativos no local de trabalho.
-
A ferramenta Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pela empresa Google, que possibilita a interação entre os usuários de forma online.