-
Segundo Barros (2003), os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância remontam ao século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA). A partir de então, é possível estabelecer uma cronologia da evolução da EAD no mundo.
-
Segundo Nunes (2009) Landim (1997), provavelmente a primeira notícia que se registrou da introdução desse novo método de ensinar a distância foi o anúncio das aulas por correspondência ministradas por Caleb Philips em 20 de março de 1728, na Gazette de Boston, EUA, que enviava suas lições todas as semanas para os alunos inscritos
-
As primeiras experiências surgiram no século XIX, apresentando uma concentração maior na Europa, com o oferecimento de cursos por correspondência na Suécia, Reino Unido e Espanha, além dos Estados Unidos. E, Skerry`s, em 1880 ofereceu cursos preparatórios para concursos públicos.
-
Na Grã Bretanha, Isaac Ptman oferecia um curso de taquigrafia por correspondência.
-
E, Skerry`s, em 1880 ofereceu cursos preparatórios a distância, para concursos públicos.
-
Em 1891 é ofertado um curso sobre segurança nas minas, que teve como organizador Thomas J. Foster
-
O desenvolvimento da EAD tem início no século XX, em decorrência do processo de industrialização cuja trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial. Dentro desse contexto, a Educação a Distância surge como alternativa para atender à demanda, principalmente através de meios radiofônicos, que permitiria a formação dos trabalhadores do meio rural sem a necessidade de deslocamento para os centros urbanos.
-
No início do século XX, países como Austrália, Alemanha, Noruega, Canadá, França e África do Sul começam a realizar suas primeiras experiências com esse tipo de ensino.
-
Outro fato que marca a EaD aconteceu em 1906, quando a Calvert School, em Baltimore, EUA, tornou-se a primeira escola primária a oferecer cursos por correspondência.
-
Este instituto foi considerado como a escola pioneira na implantação da educação a distância no Brasil.
-
foi fundado em 1941 e foi a segunda escola a distância a ser fundada no Brasil. Com o tempo, veio a se tornar a maior escola do gênero no país durante os anos 60 até 80.
-
Este foi um sistema Nacional para o atendimento das carências educacionais e a operacionalização de uma rede de transmissão de programas de caráter educativo mediante a atuação integrada das emissoras de TV educativa.
-
Em 1969, na Inglaterra, hove a abertura da British Open University, considerada como um importante acontecimento dentro da evolução da EAD por trazer inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos, assim como na recepção e envio dos materiais educativos, sendo pioneira nesta modalidade de ensino superior a distância. Mostrou ao mundo uma proposta com um desenho complexo, a qual conseguiu, utilizando meios impressos, televisão e cursos intensivos.
-
Já na década de 70, a Educação a Distância começa a ser usada na capacitação de professores através da Associação Brasileira de Teleducação (ABT) e o MEC, através dos Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional.
-
Em 1972, Litwin (2001) e Barros (2003) também citam a criação da Universidade Nacional de Educação a Distância na Espanha, que surgiu com idéias atrativas para estudantes de graduação e pós-graduação do mundo inteiro, com grande parcela de alunos latino-americanos
-
Ainda no contexto do rádio, é criado em 1973 o Projeto Minerva, que disponibilizou cursos para pessoas com baixo poder aquisitivo. Na mesma época surge o Projeto Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI) que, dentro de uma perspectiva de uso de satélites, chegou a atender 16.000 alunos entre os anos de 1973 e 1974.
-
Litwin (2001) afirma que instituições como a Universidade Aberta da Venezuela e a Universidade Estatal a Distância da Costa Rica, ambas criadas em 1977, adotaram o modelo da British Open University de produção e implementação.
-
Em 1978 é criado o Telecurso 2º grau, através de uma parceria da Fundação Padre Anchieta e Fundação Roberto Marinho. Seu foco era a preparação de alunos para exames supletivos de 2º grau.
-
Já em 1979 temos a criação da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCTVE), utilizando programas de televisão no projeto Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL). Neste mesmo ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) faz experimentos de formação de professores do interior do país através da implementação da Pós-Graduação Experimental a Distância.
-
Projeto de ensino a distância criado em 1984 com a parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Fundação Padre Anchieta para produção e distribuição de cursos de atualização de professores de 1o e 2o graus através de programas na TV Cultura. O Projeto Ipê capacitou mais de 400 mil alfabetizadores do Estado de São Paulo, de 1984 a 1992, e foi um dos precursores do TV Escola.
-
Na década de 90 temos, em 1995, a reformulação do Telecurso 2º Grau, que passa a se chamar Telecurso 2000, incluindo nesse o curso técnico de mecânica. Nessa mesma década, surge o projeto “Um Salto para o Futuro” que objetivava o aperfeiçoamento de professores das séries iniciais.
-
Com os estudos e pesquisas caminhando para a descoberta da EAD na UCDB, neste ano foi constituído um grupo de estudos e de pesquisa denominado Grupo de Educação a Distância - GEAD, com o objetivo de estudar as metodologias e ferramentas para uso em cursos a distância. O grupo era composto pelas pessoas que estudavam as tecnologias de comunicação e informação, mais alguns professores das áreas de letras e pedagogia.
-
2001 Neste ano, foi criado o laboratório de educação a distância, onde eram feitos experimentos com mídias para a construção de cursos on-line. O curso “Formação do Professor para o Uso das Novas Tecnologias” foi oferecido à comunidade acadêmica a distância.
-
2002 Visando o oferecimento de cursos de graduação a distância, foi criada a Coordenadoria de Educação a Distância, órgão ligado à Pró-reitoria Acadêmica e aprovado pelo Conselho Universitário (CONSU), que iniciou os trabalhos para a oferta de cursos superiores a distância.
-
2003 A oferta de cursos de extensão acadêmica se fortaleceu e, neste mesmo ano, foi feita a solicitação ao MEC da autorização para oferta de cursos superiores na modalidade EAD. Dois projetos pedagógicos de curso foram enviados, Administração Pública e Administração em Agronegócio, com parte do material didático a ser utilizado já pronto e testado.
-
2004 A UCDB recebe a visita da Comissão de Avaliação do MEC para 7 credenciamento no oferecimento de cursos superiores a distância
-
A UCDB é credenciada para ofertar cursos superiores a distância, através dos convênios firmados com a Missão Salesiana em todo Brasil e a CVARICESU (Portaria Ministerial Nº. 550, de 25 de Fevereiro de 2005).
-
A Coordenadoria de Educação a Distância é transformada em Diretoria Acadêmica de Educação a Distância, com representatividade nos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho Universitário. E neste mesmo ano, foi criado o GETED - Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e EAD da UCDB, registrado como grupo de pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
-
Consolidação da utilização de 20% da carga-horária dos currículos dos cursos presenciais, com a utilização de metodologia a distância. Foi instituída a utilização de algumas disciplinas nos currículos dos alunos dos cursos presenciais, utilizando totalmente a EAD.
-
Uma nova legislação educacional em SP, publicada na sexta-feira, permitirá que escolas de ensino médio do Estado ofereceram até 20% da carga horária na modalidade a distância.
A deliberação foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação e homologada pela titular da área do governo José Serra (PSDB), Maria Helena Guimarães de Castro. A alternativa pode ser utilizada tanto por escolas particulares quanto estaduais. -
Através dessa avaliação constatou-se que metade das matrículas em educação a distância são em cursos de licenciatura, segundo o Censo da Educação Superior de 2009. Somente pedagogia concentra 34,2% das matrículas. Letras, matemática, ciências biológicas e história somam 13%.
-
Reexame do Parecer CNE/CEB nº 23/2008, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos – EJA, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância.