-
Os mais antigos testemunhos escritos encontrados são provenientes da região da Mesopotâmia (atual Iraque), feitos 3.300 anos antes de Cristo. Os sumérios, que habitavam essa região desenvolveram a escrita cuneiforme. O termo vem de cunha, que era uma pequena ferramenta de entalhe que gravava símbolos em plaquinhas de cerâmica.
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=911&sid=7 -
Essa é uma linha do tempo que aborda a evolução história das tecnologias da educação
-
A invenção do papiro é atribuída aos egípcios, no terceiro milênio a.C. Eles usavam a planta aquática cyperus papyrus para, de seu caule, retirar várias tiras. Com isso, elas eram eram coladas umas nas outras, polidas e postas para secar. Após a secagem saía o papiro, que era usado para escrever e desenhar. As várias folhas seqüenciadas de papiro podem ser considerada ancestrais dos livros.
http://tecciencia.ufba.br/artes-visuais-2012/curiosidades/diferenca-entre-papiro-e-pergaminho -
O mapa mais antigo que se tem notícia é o de Ga-Sur, feito na Babilônia. Era um tablete de argila cozida, datado de aproximadamente 2400 a 2200 a.C. O mesmo contém a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates. Os mapas foram evoluindo ao longo do tempo e sendo empregados na área educacional.
http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/uploads/5/24ga_sur_mapa.jpg -
O primeiro jornal surgiu em Roma em 59 A.C e se chamava Acta Diurna. Ele era escrito em grandes placas brancas e expostas em locais públicos onde transitavam muitas pessoas para informar as pessoas sobre campanhas militares, julgamentos e execuções. Hoje já há diversas iniciativas nas escolas com o objetivo de produzir jornais com as notícias, projetos e trabalhos desenvolvidos nelas.
http://www.jornalista.com.br/historia-do-jornal.html -
O papel foi inventado na China no ano 105 d.C., por T’sai Lun. Ele fez uma mistura de casca de amoreira, cânhamo, restos de roupas, e outros produtos que contivesse fonte de fibras vegetais e umedeceu. Em seguida, bateu a massa, peneirou-a e obteve uma fina camada que foi deixada para secar ao sol. Depois de seca, a folha de papel estava pronta para ser usada para escrever e desenhar.
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/Ensino_Fundamental/Origami/Documentos/indice_origami_papel.htm -
Com letras e símbolos em relevo esculpidos em metal a invenção de Johannes Gensfleish, conhecido como Gutenberg, permitiu a impressão em massa de livros – que antes eram escritos a mão –, começando uma revolução na Europa, em meados de 1455.
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-funcionava-a-prensa-de-gutenberg/ -
Na Grã-Bretanha é localizado o primeiro registro do uso do grafite nas minas dos Lápis, totalmente desprovidos de refinamento, feitos como um sanduíche de dois pedaços de madeira com o grafite no meio.
http://www.faber-castell.com.br/Curiosidades/HistoriaDoLapis -
O quadro é considerado uma das tecnologias mais antigas usadas em sala de aula. A criação se deu por um professor de geografia na Escócia que precisava desenhar uma mapa para seus alunos. Com isso, teve a ideia de unir placas de ardósia polida para atingir esse objetivo. Ao longo do tempo foi passando por avanços e hoje já temos o quadro branco e a lousa digital.
http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/quadro-e-giz-a-eterna-e-util-lousa-em-sala-de-aula -
O telefone nasceu quando o escocês Alexander Graham Bell fazia experiências com um telégrafo harmônico quando seu ajudante, Thomas Watson, puxou a corda do transmissor e emitiu um som diferente. O som foi ouvido por Bell do outro lado da linha. A invenção foi patenteada em 1876. Começava a história das telecomunicações, que iria revolucionar o mundo dali em diante e, é claro, a educação.
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/capacitacao/capacitacao/ccpmem/fabiana/fabiana_comput.htm -
Em 1880 o inventor Francisco João de Azevedo construiu, em madeira, uma máquina de escrever. O invento não foi patenteado porque, segundo o biógrafo Ataliba Nogueira, um estrangeiro o fez desistir da ideia e teria passado os desenhos ao tipógrafo Christopher Lathan Sholes, que acabou reconhecido como o inventor da máquina. Com a máquina o desenvolvimento de textos foi ampliado, inclusive na escola.
http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2015/07/saiba-como-foi-inventada-maquina-de-escrever -
Um protótipo da máquina de impressão simples foi patenteada, em 1887, por Thomas Edison, nos Estados Unidos. A patente foi aceita e o nome "Mimeógrafo" foi utilizado pela primeira vez, em 1887, por Albert Blake Dick, licenciado por Thomas Edison para a produção da nova invenção. A máquina foi sendo aperfeiçoada, mantendo, entretanto, sua simplicidade de manuseio para impressão de pequenas tiragens. Na escola foi bastante usado durante anos.
http://www.voceselembra.com/2008/07/mimegrafo_12.html -
Louis e Auguste Lumière, irmãos franceses, desenvolveram uma câmera-projetor chamado de Cinematógrafo, que foi patenteado em 1895. Era uma combinação de câmera de cinema e projetor que podia projetar imagens em movimento sobre uma tela grande e serem vistas por um público amplo. Esse invento revolucionou a arte de projetar filmes, recurso muito usado nas escolas.
https://operamundi.uol.com.br/noticia/2377/hoje-na-historia-irmaos-lumiere-realizam-a-primeira-projecao-cinematografica -
O físico italiano Guglielmo Marconi obteve, em 1896, na Inglaterra, a patente de um "transmissor de sinais sem fio". Esse foi um invento que associaria seu nome definitivamente à criação do rádio. No presente há um intenso processo de inserção dessa tecnologia com a criação de rádios nas escolas . http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/radio/radio_intermediario/pdfs/radiohistoria.pdf
-
Não se pode indicar um cientista responsável pela invenção da televisão, pois muitas contribuições foram feitas por vários estudiosos. Uma data associada à efetiva criação seria 1925, quando o escocês John Baird fez a 1ª transmissão à distância de imagens em movimento com um sistema próprio. A televisão passou a ser muito usada na educação, como uma forma de dinamizar as aulas. http://www.fcsh.unl.pt/cadeiras/httv/artigos/Televisao_das%20origens.pdf
-
Um retroprojetor consiste em um aparelho de projetor de transparências, criado em 1931 nos EUA. O aparelho permite escrever diretamente sobre uma lâmina de acetato transparente, projetando-se nas suas costas, no alvo, todo o que se escreve ou desenha. Foi bastante utilizado nas escolas por um bom tempo.
https://www.infopedia.pt/%24retroprojetor -
A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. A reprodução de materiais nas escolas passou a ser mais dinâmica com a introdução das fotocopiadoras.
http://www.historiadetudo.com/impressora
https://www.tecmundo.com.br/mercado/123586-historia-xerox-empresa-virou-sinonimo-fotocopia-video.htm -
Em 1890, o norte americano Hermann Hollerith desenvolve o primeiro computador mecânico. O Mark I, concluído em 1944 por uma equipe liderada por Howard Aiken, é o primeiro computador eletromecânico. Em 1946, surge o Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer), primeiro computador eletrônico e digital automático, pesando 30 toneladas. Ele apresenta a arquitetura básica de um computador usada até hoje.
http://www2.ic.uff.br/~aconci/evolucao.html -
As fitas cassete ou K7 surgiram em 1963 como uma maneira de tornar a reprodução de música portátil. A tecnologia desenvolvida pela Philips virou uma alternativa aos discos de vinil. Ela permitia, cerca de 30 minutos de música de cada lado. O uso de músicas para trabalhar determinados conteúdos foi expandido com as fitas k7.
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/09/fita-cassete-completa-50-anos-veja-o-que-mudou-em-cinco-decadas.html -
O drive de disquete foi inventado em 1967 por Alan Shugart, o Fundador da Seagate Technology, que na época trabalhava como engenheiro na IBM. Os primeiros disquetes desenvolvidos eram de 8 polegadas e sua capacidade de armazenamento era de 80 kB. Entretanto, só se tornaram comercialmente disponíveis a partir do surgimento do disquete de 3,5 polegadas, com capacidade de armazenar 1,44 MB.
http://www.dsc.ufcg.edu.br/~pet/jornal/junho2014/materias/historia_da_computacao.html -
A origem da Internet se deu a partir de 1969 com a Guerra Fria, quando os Estados Unidos solicitaram a Advanced Research Projects Agency (ARPA) uma rede de computadores que pudessem ter seu funcionamento mesmo com a quebra de conexão. Surgiu então a rede das redes. http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf
-
O primeiro modelo foi inventado pela Motorola, com o pesquisador Martin Cooper. O protótipo era muito diferente dos atuais celulares, pois oferecia apenas 30 segundos de tempo de chamada e exigia 10 horas para carregar.Além disso, era muito pesado.
https://testegoodtech.blogspot.com/2016/06/12-invencoes-tecnologicas-antigas-que.html -
O VHS é a sigla para Video Home System (Sistema de Vídeo Caseiro). Um sistema de gravação de áudio e vídeo inventado pela JVC foi lançado em 1976 e era composto de fitas de vídeo e de um equipamento de gravação e reprodução que permitia o registro de programas de TV e sua posterior visualização. A facilidade de operação e a uma razoável qualidade fizeram com que o sistema se difundisse, sendo bastante usado no ambiente escolar.
http://www.convertevhsparadvd.com/historia-video-cassete.htm -
Há exatos 30 anos era comercializado o primeiro Compact Disc da história, representado pelo "52nd Street", do compositor, pianista e cantor Billy Joel. O popular CD surgiu de uma parceria entre a Philips e a Sony, que também lançou, naquele 1º de outubro de 1982, no Japão, o primeiro CD player, o Sony CDP-101.
https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/o-primeiro-cd-completa-30-anos-de-existencia.html -
DVD (Digital Video Disc) é uma mídia de armazenamento de dados que veio para substituir o CD-ROM e o VHS. O disco de DVD possui uma capacidade 5 a 10 vezes maior em relação ao CD e uma imagem muito superior em relação ao VHS.
http://www.historiadetudo.com/dvd -
O primeiro smartphone, chamado Simon, foi fabricado pela empresa IBM e começou a ser vendido ao público em 16 de agosto de 1994. Era uma aparelho que combinava de forma inédita a telefonia celular a uma série de tecnologias de computação. Hoje já há vários recursos educacionais que precisam dessa tecnologia para serem empregados. https://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/primeiro-smartphone-do-mundo-completa-20-anos-13630167
-
O Google inicialmente se constituiu em uma ferramenta de busca criada por Larry Page e Sergey Brin, que fizeram uma parceria quando eram estudantes de Stanford. O Google atraiu a atenção da comunidade acadêmica e de investidores e, em agosto de 1998, a empresa recebeu um investimento de US$ 100 mil. Isso permitiu que os cofundadores assinassem a papelada para formalizar a empresa. Hoje o Google está presente também na educação, com um pacote chamado Google Sala de Aula.
https://bit.ly/2PNPGtk -
O Pendrive é um dispositivo de armazenamento móvel que permite a conexão, com um computador ou equipamento, através de entrada USB. Desenvolvido no ano 2000, ele surgiu com a missão de fazer backup e resgatar os dados danificados que o antigo disquete deixou de herança. https://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/do-disquete-ao-pendrive-veja-evolucao-do-armazenamento-movel.html
-
Desde a sua criação em fevereiro de 2004 até aos dias de hoje, o Facebook transformou-se num extraordinário caso de sucesso através do domínio massivo de milhões de interações sociais, diárias.
A empresa foi fundada por Mark Zuckerberg, um estudante universitário de Harvard, e pelos seus colegas Andrew McCollum, Chris Hughes, Eduardo Saverin e Dustin Moskovitz.
Atualmente já há diversos trabalhos sendo desenvolvidos na educação ligados ao facebook.
https://bit.ly/2sQdKnC -
O YouTube é uma plataforma de vídeos oficialmente lançada em dezembro de 2005. No início de sua história apresentava média de 8 milhões de vídeos visualizados por dia. Atualmente, só em plataformas móveis, já são 1 bilhão de vídeos visualizados. Vários canais do Youtube vêm sendo criados com o objetivo de divulgar ciência e aspectos educacionais no Brasil e no mundo.
https://olhardigital.com.br/noticia/relembre-a-historia-de-sucesso-do-youtube/33396