-
As raízes históricas da União Europeia remontam à Segunda Guerra Mundial. Os europeus queriam assegurar-se de que tal loucura assassina e tal vaga de destruição nunca mais se repetiria.
-
Foi criado para estimular o comércio e eliminar barreiras alfandegárias
-
Estabelecia a livre circulação de carvão, ferro e aço entre os países-membros, e defendia políticas para a instalação de industrias siderúrgicas.
-
A CEE foi estabelecida pelo Tratado de Roma com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu. Em 1980 foi criado o sistema de proteção social (Estado de bem-estar social) quando serviços públicos como saúde e educação eficientes foram criados, além de seguro desemprego, atendimento a idosos e portadores com deficiência entre outras ações voltadas para a boa qualidade de vida da população.
-
A assinatura deste tratado é o culminar de um processo que surge após a Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa destruída econômica e politicamente submetida às duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética.
-
-
-
Foi quando se estabeleceu a abertura de fronteiras e a livre circulação de pessoas.
-
-
-
O tratado estabeleceu metas para facilitar a circulação das pessoas, dos produtos, dos serviços e do capital pelo continente com a finalidade de determinar a estabilidade política na Europa após tantos períodos conturbados.
-
A Zona do Euro foi criada em 2002. É um termo usado para designar os países que fazem parte da União Europeia e que adotaram o euro como única moeda. Fazem parte da zona do euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, Finlândia, França, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda, Portugal, Grécia e Espanha. Alguns países fazem parte da União Europeia, mas resolveram não adotar a moeda única, a exemplo de Inglaterra, Suécia e Dinamarca.
-
-
-
-
-