-
O movimento ambiental contemporâneo surgiu principalmente de preocupações no final do século XIX sobre a proteção do interior na Europa e da natureza selvagem nos Estados Unidos e as consequências para a saúde da poluição durante a Revolução Industrial. Link text
-
Francis Orpen Morris, clérigo britânico e naturalista, fundou a primeira organização conservacionista, a “Associação para a Proteção das Aves Marinhas” em 1868.
Por causa dele, em 1869, o primeiro ato oficial de preservação de uma espécie passou pelo parlamento, criando a proibição da caça esportiva de aves marinhas entre abril e agosto. -
O Parque Nacional Yellowstone, EUA, foi o conceito moderno de Parque Nacional. Por meio dele, teve início à conservação em uma escala regional.
Ele foi descoberto em 1807 por John Colter e explorado pela expedição de Henry Washburn em 1870.
Em 1872, foi criado como o primeiro Parque Nacional dos EUA. -
Devido à poluição do ar causada pelas recém instaladas fábricas durante a Revolução Industrial, A Coal Smoke Abatement Society (Sociedade para a redução da fumaça do carvão), fundada em Londres, foi uma das primeiras Organizações não Governamentais ambientais a ser criada.Nas décadas seguintes, a Sociedade foi fundamental na introdução da Saúde Pública de 1926 (Lei de Redução de Fumaça) e da Lei do Ar Limpo de 1956 na Inglaterra.
-
Theodore Roosevelt foi presidente dos EUA entre 1901 e 1909, e entusiasta da vida selvagem, fez da conservação a prioridade no seu governo, criando vários santuários naturais por todo os EUA.
-
Os primeiros parques nacionais foram um conjunto de nove parques na Suécia em 1909, seguidos pelo Parque Nacional Suíço em 1914.
Nesse último, um grupo de cientistas e conservacionistas suíços convenceu o governo a reservar 14.000 hectares de terra nos Alpes suíços.
Link text -
O primeiro parque nacional (PN) da África foi criado em 1925, por Albert I, da Bélgica, onde hoje é a República Democrática do Congo, nas Montanhas de Virunga, sendo chamado de PN de Virunga. Em 1926, o governo da África do Sul designou o PN Kruger como o primeiro do país, embora tenha sido uma expansão da antiga Sabie Game Reserve, criada em 1898 pelo presidente Paul Kruger da antiga República da África do Sul. Link text
-
O primeiro PN do Brasil foi o PN de Itatiaia, localizado na divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre 540 e 2791 m de altitude. Ele foi criado em 1937 no governo Getúlio Vargas. Sua vegetação característica é de Mata Atlântica de altitude.
-
Foi devido à grande poluição de 1952 em Londres, por 5 dias, causando mais de 6.000 mortes, que a Lei do Ar Limpo de 1956 foi aprovada. Ela foi causada por uma combinação de poluição industrial e condições climáticas de alta pressão. O ato impulsionou o ambientalismo moderno e causou uma repensação dos perigos da degradação ambiental na qualidade de vida das pessoas. [https://www.britannica.com/event/Great-Smog-of-London]
-
As várias vertentes filosóficas do ambientalismo receberam expressão política através do estabelecimento de movimentos políticos “verdes” na forma de organizações não-governamentais e partidos políticos ambientalistas. Apesar da diversidade do movimento ambiental, ele é fortalecido por 4 pilares: proteção do meio ambiente, democracia de base, justiça social e a não-violência.
Link text -
A publicação, em 1962, do livro da bióloga Rachel Carson, Primavera Silenciosa, foi importante para a formação do movimento ambientalista. O livro denunciava os impactos ambientais da pulverização indiscriminada de DDT nos EUA e questionou a lógica de liberar grandes quantidades de produtos químicos no meio ambiente sem entender completamente seus efeitos na saúde. O livro sugeria que o DDT e outros pesticidas poderiam causar câncer e que seu uso agrícola era uma ameaça à vida selvagem.
-
A União Internacional para a Conservação da Natureza (ou International Union for Nature Conservancy - IUCN) é a autoridade global de classificação da situação de risco da biodiversidade. Ela é a responsável pela métrica de classificação do risco de extinção das espécies usadas por vários países, inclusive o Brasil.
-
O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal foi criado pelo decreto lei 289/1967. Era uma autarquia federal do governo brasileiro vinculada ao Ministério da Agricultura encarregado dos assuntos pertinentes e relativos a florestas e afins.
Foi extinto por meio da Lei 7.732/1989 e transferiram-se seu patrimônio e recursos para a Secretaria Especial do Meio Ambiente - SEMA (criada em 1973 e extinta em 1989) e, posteriormente, para o IBAMA. Link text -
Conferência da Biosfera de Paris, foi um evento científico realizado em 1968 na cidade de Paris, com o objetivo central de tratar da conservação e do uso sustentável da biosfera. Dentre seus principais resultados encontra-se o estabelecimento do Programa o Homem e a Biosfera, que por sua vez é responsável pelas Reservas da Biosfera, um tipo de área protegida. Este evento foi organizado sob a égide da UNESCO, em parceria com a OMS, com a FAO e com as ONU, e com apoio da IUCN e do CIC.
-
No início da de 1970, várias ONGs foram criadas, refletindo a disseminação do movimento ambientalista pelo mundo. Uma deles foi o Greenpeace, que nasceu de um grupo de ativistas canadenses e americanos. Os objetivos do Greenpeace é proteger a biodiversidade em todas as suas formas; prevenir a poluição dos ambientes; acabar com a ameaça nuclear e enfrentar as mudanças climáticas; e promover a paz, o desarmamento global e a não-violência. Link text
-
O Dia da Terra ocorreu pela primeira vez em São Francisco e outras cidades em 21 de março de 1970, no primeiro dia da primavera. Foi criado para conscientizar as questões ambientais. O Dia da Terra agora é coordenado globalmente pela Rede do Dia da Terra e é comemorado em mais de 192 países todos os anos. Em 2020 será comemorado os 50 anos do dia da Terra.
-
A preocupação pública resultante do livro de Rachel Carson levou à criação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA em 1970, que posteriormente baniu o uso agrícola de DDT nos EUA em 1972. O legado do livro era produzir uma consciência muito maior das questões ambientais em como as pessoas afetam o meio ambiente. Assim, surgiu o interesse em problemas como poluição do ar e derramamentos de petróleo, e o interesse ambiental aumentou.
Link text -
É um programa das Nações Unidas voltado à proteção do meio ambiente e à promoção do desenvolvimento sustentável. O PNUMA foi criado durante a Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como objetivo coordenar as ações internacionais de proteção ao meio ambiente e de promoção do desenvolvimento sustentável
-
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano foi a primeira grande reunião de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas (ONU) para tratar das questões relacionadas à degradação do meio ambiente, realizada entre os dias 5 a 16 de junho de 1972 na capital da Suécia, Estocolmo.
Ela é reconhecida como um marco nas tentativas de melhorar as relações do homem com o Meio Ambiente, e também por ter inaugurado a noção de desenvolvimento sustentável. -
A convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção - CITES - também conhecida por Convenção de Washington, é um acordo multilateral assinado em Washington DC, tendo como objetivo assegurar que o comércio de animais e plantas selvagens, e de produtos deles derivados, não ponha em risco a sobrevivência das espécies nem constitua um perigo para a manutenção da biodiversidade. Link text
-
o Protocolo de Montreal é um tratado internacional projetado para proteger a camada de ozônio, eliminando gradualmente a produção de inúmeras substâncias responsáveis pela destruição do ozônio, como o CFC. Foi acordado em 16 de set de 1987 e entrou em vigor em 1º de jan de 1989. Como resultado do acordo internacional, o buraco na camada de ozônio na Antártica está se recuperando lentamente. As projeções climáticas indicam que a camada de ozônio retornará aos níveis de 1980 entre 2050 e 2070.
-
Francisco Alves Mendes Filho, foi um seringueiro, sindicalista, ativista político e ambientalista brasileiro. Lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência dependia da preservação da floresta e das seringueiras nativas. A partir de 1976 participou ativamente das lutas dos seringueiros para impedir o desmatamento. Seu ativismo lhe trouxe reconhecimento internacional, ao mesmo tempo em que provocou a ira dos grandes fazendeiros locais que o assassinaram em 1988.
-
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Lei 7.735/1989, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA). É o órgão executivo responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente, instituída pela Lei 6.938/1981, e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais.
-
Foi uma conferência de chefes de estado organizada pelas Nações Unidas e realizada de 3 a 14 de junho de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Seu objetivo foi debater os problemas ambientais mundiais. A conferência produziu a Carta da Terra, a Convenção sobre a Biodiversidade, a Convenção sobre as Mudanças Climáticas e a Agenda 21, estabelecendo compromissos e metas a serem alcançadas pelos países signatários Link text
-
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade foi criado pela lei 11.516/2007. O nome do Instituto homenageia o seringueiro, acreano Chico Mendes, ativista cuja luta ganhou repercussão nacional e internacional pela defesa da biodiversidade amazônica, sendo reconhecido mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e recebendo inúmeros prêmios, sendo um dos mais importantes o "Global 500", por sua luta em defesa do meio ambiente. Link
-
O Dia dos Sete Bilhões foi oficialmente designado no dia 31 de outubro de 2011 pelo Fundo de População das Nações Unidas como a data aproximada em que a população mundial atingiu esse número. Link
-
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Link text