Download (5)

Psicologia enquanto ciência

  • 350

    Aristólteles;

    Discípulo de Platão, dedicou-se ao estudo das mudanças, das transformações da natureza. Para ele, a natureza evolui gradativamente dos seres inanimados aos seres animados ou cria¬turas vivas. Divide esse último grupo em animais e homens. Tudo o que vive (planta, animais e pessoas) tem a capacidade de alimentar-se, crescer e multiplicar-se. Mas o ser humano, além de tudo isso, também tem a capacidade de perceber e refletir sobre o mundo que o cerca, uma alma sensitiva e pensante.
  • 400

    platão

    platão
    Discípulo de Sócrates, demarcou um espaço no corpo para situar a razão, isto é, a cabeça, onde ficaria a alma humana. Platão concebia a alma separada do corpo e a medula faria a ligação entre essas duas partes. Quando alguém morria, a matéria (o corpo) desaparecia; já a alma ganhava a liberdade. Desse modo, considerava o corpo como algo ligado ao mundo dos senti¬dos e uma alma imortal, não material.
  • 430

    Socrates

    Socrates
    Creditado como um dos fundadores da filosofia ocidental,A preocupação central desse pensador era distinguir a essência
    humana da essência dos demais animais. ele defendia que essa distinção era a razão e que o uso da razão permitia ao ser humano suplantar seus instintos. A razão como uma particularidade do ser humano inaugura o estudo da consciência,
  • René Descartes;

    Postulou que a alma (substância imaterial) era separada do corpo (substância material), e que quando o homem morre sua substância material (corpo), desprovido de alma, é apenas uma máquina. Essa separação entre alma e corpo tornou possível o estudo do corpo humano morto, impensável até o momento devido à natureza sagrada que era atribuída ao corpo.
  • Wilhelm Wundt ;

    Wilhelm Wundt ;
    Professor alemão que, em 1879, montou na Universidade de Leipzig, o primeiro laboratório para pesquisas em Psicologia. Por isso, o ano de 1879 é considerado pelos historiadores o ano de nascimento da Psicologia moderna ou científica e Wundt, o fundador dessa nova ciência. O objeto de estudo dessa nova ciência era a consciência, Wundt concebia a Psicologia como uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência interna ou imediata.
  • Sigmund Freud;

    Sigmund Freud;
    Freud era médico e na sua prática clínica acompanhando pessoas com perturbações mentais como fobias, ansiedades e paralisias, dentre outras, descobriu o que denominou de inconsciente e formulou uma teoria e um método terapêutico conhecido até os dias atuais como psicanálise. Os psicólogos da época se opuseram as suas concepções.
  • Primeira Guerra Mundial,

    Primeira Guerra Mundial,
    A verdadeira bomba foi representada pela missão confiada ao exército psicólogos referem-se a testes a fim de selecionar os melhores soldados, e evitar altos custos de treinamento para recrutas com baixo preparo intelectual. Em um segundo ensaio foram também utilizados com um qualificador de intenção, ou seja, para especificar as diferentes competências dos indivíduos examinados.
  • laboratório de Psicologia,

    laboratório de Psicologia,
    Dentro da Colônia de psicopatas do Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro. Esse laboratório buscava auxiliar as atividades médicas ligadas ao acompanhamento e assistência a psicopatas sob a jurisdição do Ministério da Justiça, além de ser um centro de pesquisas cien¬tíficas e de formação de psicólogos. Atualmente esse ambiente é o Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • John Watson

    John Watson
    O termo behaviorismo deriva do inglês behaviour (comportamento). Essa teoria restringe o estudo da psicologia ao comportamento animal e humano observável, rejeitando o estudo da consciência e o método de introspecção. Watson defendia que a psicologia deveria abandonar o estudo de processos mentais, por ser algo privado ao indivíduo e tornar-se uma ciência do comportamento.
  • Segunda Guerra Mundial

    Segunda Guerra Mundial
    A prática da Psicologia recaiu para o acompanhamento de soldados traumatizados. O principal problema psicológico que aflige os ex-combatentes é o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), que inclui flashbacks do combate, paranóia constante e a incapacidade de funcionar no ambiente familiar, social e profissional. Desse modo, os psicólogos ligados a academia migraram para a clínica psicológica.
  • O humanismo;

    O humanismo;
    Forte influência existencial e fenomenológica, a Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico, contrariando assim, a visão do homem como um ser condicionado pelo mundo externo. No existencialismo, o ser humano é visto como ponto de partida dos processos de reflexão e na fenomenologia, esse ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente. principais representantes: Carl Rogers e Abraham Maslow.
  • Lei nº 4.119,

    Lei nº 4.119,
    Que regulamentou a profissão de psicólogo. Tam¬bém foi emitido, nesse mesmo ano, o Parecer 403 do Conselho Federal de Educação, que estabeleceu o currículo mínimo e a duração do curso universitário de Psicologia.
  • Psicologia da educação,

    Psicologia da educação,
    Surgiu a par¬tir do séc XIX, como uma resposta às necessidades de interligar os conhe-cimentos psicológicos sua teoria às práticas educativas, com o propósito de melhorar a educação e o ensino. Contudo, não se trata de uma aplica¬ção mecânica de conhecimentos trazi¬dos pela psicologia geral, mas sim da análise dos fenômenos educativos e da produção de novos conhecimentos.
  • Catálogo Brasileiro de Ocupações

    Catálogo Brasileiro de Ocupações
    Apresentou as atribuições dos psicólogos no Brasil. Sendo assim, considerando as particularidades de cada ambiente, o psicólogo exerce suas funções individualmente ou em equipes interdisciplinares nos campos da educação, da saúde, das comunidades, do esporte, do trânsito, das orga¬nizações e da justiça, promovendo, em seu trabalho, o respeito à dignidade e à integridade do ser humano, bem como seu amplo desenvolvimento psicossocial.
  • William James;

    William James;
    Consiste num fluxo formado por pen¬samentos. Explorando as estruturas ou os elementos da consciência os estru¬turalistas estudavam pontos estáticos. O que William James defendia era o estudo do fluxo da consciência. “É exatamente esta água livre da consciência que a Psicologia decididamente inspeciona”