-
Copérnico causou uma revolução no conhecimento humano mostrando que o nosso planeta não é o centro do universo
-
O filósofo francês René Descartes estabelece a separação do homem entre a mente e o corpo, afirmando que o corpo possui uma substância material e uma substância pensante. Essa separação possibilita o estudo do corpo humano morto que até então era considerado sagrado por ser a sede da alma. Esse estudo contribui para a anatomia, a fisiologia e a própria psicologia.
-
Galileu descreve em seus livros que ele teria subido ao alto da Torre de Pisa e, para demonstrar experimentalmente sua afirmativa, abandonou várias esferas de pesos diferentes, que atingiram o chão quase ao mesmo tempo.
-
Essa questão fez com que Descartes elaborasse a idéia do undulatio reflexa, modernamente conhecida como teoria do ato de reflexo, segundo a qual um estímulo externo pode gerar um movimento corporal que não depende da vontade do sujeito, como por exemplo, a perna se mover quando um médico bate no joelho com um pequeno martelo (reflexo patelar). Por essa teoria, o comportamento reflexo não envolve pensamento.
-
O termo behaviorismo deriva do inglês behaviour (comportamento). Essa teoria restringe o estudo da
psicologia ao comportamento animal e humano observável, rejeitando o estudo da consciência e o método
de introspecção -
Os estudos de Wilhelm Wundt (1832-1920), professor alemão que, em 1879, montou na Universidade de Leipzig, o primeiro
laboratório para pesquisas em Psicologia -
-
Uma obra pioneira que combinava elementos de filosofia, fisiologia e psicologia. O livro abordou temas diversos como o fluxo de consciência (conceito introduzido por James), a vontade e as emoções.
-
Embora inclua diferentes abordagens e métodos, James (influenciado por contemporâneos como Wilhelm Wundt e Gustav Theodor Fechner) declarou que Princípios de Psicologia é uma obra derivada do método da introspecção. Assim, o autor utiliza diferentes experiências próprias para ilustrar conceitos psicológicos, como a atenção e a consciência.
-
-
A s primeiras tentativas de medição da inteligência remontam à segunda metade de século XVIII e apareceram com o advento das ciências nas quais se fundamenta a moderna psicologia.
-
-
Primeira Guerra Mundial (1941-1918), no qual os testes psicológicos foram utilizados para recrutamento de militares
para que fossem engajados em atividades compatíveis com suas habilidades -
No modelo de Shannon, que passa ao largo da discussão sobre conhecimento, a transmissão de informação prescinde, portanto, da sua compreensão e liga-se apenas aos seus aspectos quantitativos.
-
No dia 27 de agosto de 1962 foi aprovada a Lei nº 4.119 que regulamentou a profissão de psicólogo. Também foi emitido, nesse mesmo ano, o Parecer 403 do Conselho Federal de Educação, que estabeleceu o currículo mínimo e a duração do curso universitário de Psicologia.