-
Salazar nasceu no dia 28 de abril de 1889, em Santa Comba Dão.
-
-
Durante este período de tempo Salazar foi Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Coimbra. *O dia e mês nao são conhecidos.
-
No dia 28 de maio de 1926, a Primeira República Portuguesa caiu devido à sua instabilidade política e foi implantada uma ditadura militar pelo General Gomes da Costa.
-
O Lápis Azul consistiu num periodo de tempo no qual o governo controlou a imprensa, as publicações de livros e jornais e a propaganda (Censura).
-
O General Gomes da Costa é deposto depois de um golpe militar chefiado pelo General Óscar Carmona.
-
Em 1928, Salazar foi eleito Ministro das Finanças onde permaneceu até 1932, onde iria mudar de cargo no governo.
*O dia e o mês não são conhecidos -
Em 1929, Salazar, com o objetivo de aumentar a produção de trigo de modo e não ser preciso importar do estrangeiro, criou a Campanha do Trigo. *O dia e mês nao são conhecidos.
-
Em 1930, foi aprovado o Ato Colonial, documento que definia os direitos de Portugal sobre os territórios ultramarinos e limitava a intervenção económica estrangeira, vindo este a ser incluído na Constituição de 1933. *O dia e mês nao são conhecidos.
-
Em 1932, Salazar foi eleito Presidente do Conselho de Ministros onde permaneceu até Julho de 1968 onde foi substituído por Marcelo Caetano.
*Só são conhecidos os anos e o mês em que terminou (julho) -
Em 1933, para além da aprovação da Constituição, Salazar criou o Secretariado de Propaganda Nacional. Este era supervisionado por ele, o que fazia com que a propaganda feita fosse em seu benefício e dos ideais defendidos pelo mesmo.
*O dia e o mês nao são conhecidos. -
A constituição de 1933 foi escrita por Salazar, votada por plebiscito e publicada oficialmente em 11 de Abril de 1933.
-
Na constituição de 1933 foi aprovado um único partido: União Nacional.
-
Em 1934, Salazar, devido às influências do regime de Mussolini, criou o Conselho Corporativo, que era uma forma de controlar as atividades económicas e permitir uma apertada vigilância sobre os sindicatos. Neste Conselho existiam diferentes corporações onde cada uma defendia os seus interesses.
*o dia e o mês não são conhecidos. -
A primeira Assembleia Nacional foi criada em 1934 e votada por sufrágio universal.
-
Em 1935, Salazar criou a FNAT (Federação Nacional para Alegria no Trabalho) que consistia numa Federação que tinha como objetivo o turismo social e o preenchimento dos tempos livres.
-
Salazar assumiu em 1936 "interinamente" a pasta da Guerra o que culminou com o processo de controlo da instituição militar, em Portugal. Deixaria este cargo em 1944 quando assumiria o Ministério das Relações Externas (que abandonaria em 1947). *O dia e mês nao são conhecidos.
-
Em 1936, foi criada a Legião Portuguesa uma milícia que estava sob a alçada dos Ministérios do Interior e da Guerra. O seu objetivo era defender o "património espiritual da Nação" e a ameaça comunista.
-
No Decreto-Lei n.º 26 611, de 19 de maio de 1936, foi criada a Mocidade Portuguesa, uma organização juvenil que tinha um carácter paramilitar e que incutia nos jovens o espírito nacionalista e que o Chefe (Salazar) está acima de tudo.
-
No dia 4 de julho de 1937, Salazar escapou ileso a um atentado de bomba, montado por militares anarquistas, quando se dirigia para casa de um amigo pessoal.
-
Entre 1 de janeiro de 1939 e 3 de setembro de 1945 deu-se a Segunda Grande Guerra (II Guerra Mundial), guerra na qual Portugal não participou, devido à intervenção de Salazar.
-
A exposição foi inaugurada por Marechal Carmona, na qual se mostrava "do que era feito" Portugal, ou seja, a alma da Nação.
-
A Polícia Internacional de Defesa de Estado substitui a Polícia de Vigilância e Defesa do Estado. *O dia e mês não são conhecidos.
-
Em 1949, Salazar conseguiu um dos seus trunfos a nível internacional ao conseguir que Portugal se tornasse um dos membros da NATO.
-
Em 1955, Salazar conseguiu que Portugal fosse admitido na ONU. Esta candidatura tinha sido já apresentada e recusada em 1944. *O dia e mês nao são conhecidos.
-
Opositor ao regime salazarista, Humberto Delgado é assassinado pela PIDE.
-
Salazar inaugura naquela época a ponte Salazar que é atualmente conhecida como Ponte 25 de Abril. Esta foi uma das grandes obras idealizada e mandada construir por Salazar que fomentou a evolução do país.
-
Salazar caiu de uma cadeira no Forte de Santo António, no Estoril, ficando incapacitado e levando ao seu afastamento da política.
-
Em 24 de novembro de 1969 foi aprovada a criação da DGS (Direção-Geral de Segurança) que substituiria a PIDE e teria como objetivo a segurança do Estado, fiscalização de estrangeiros, controlo de fronteiras e combate ao tráfico humano.
-
Morre António de Oliveira Salazar ao 81 anos de idade.
-
No dia 25 de abril de 1974 acaba a Ditadura Militar (Estado Novo) em Portugal e inicia-se uma democracia.