
Evolução da EAD nos contextos internacional e nacional paralelo aos avanços tecnológicos
-
Foram as primeiras iniciativas de educação à distância criado por Charles Toussaint e Gustav Langenscheit, tendo como instrumento de repasse do conhecimento as correspondêcias.
-
Publicação na seção de classificados de curso de profissionalização por correspondência para datilógrafo.
-
Cujo objetivo foi a formação de professores para as Escolas Paroquiais. Utilizou-se como instrumento tecnológico na época a correspondência.
-
Foi uma unidade de ensino com uma estrutura formal, filiada a uma organização americana com o objetivo de oferecer cursos voltados para as pessoas que almejavam um emprego no comércio e no setor de serviços.
O meio de transmissão do conhecimento era por meio de correspondência com entrega do material didático via correios. -
Foi uma das primeiras iniciativas de EAD que se tem documentado no Brasil organizado por Henrique Morizi e Roquete Pinto, usando como meio de transmissão do conhecimento, o rádio.
-
Foi utilizado o rádio como instrumento tecnológico. A partir desse momento histórico, surgem novas metodologias de ensino à distância por correspondência e através dos avanços científicos e tecnológicos, temos o advento do Código Morse, novo meio de comunicação em massa. Em seguida ocorre o surgimento do telefone e posteriormente a televisão.
-
Tal criação possibilitou a divulgação da informação por meio da eletrônica.
-
Cujo objetivo foi a formação profissional de nível elementar e médio.
-
Criado pelo SENAC e SESC juntamente com a Emissoras Associadas, utilizando também o rádio como objeto de transmissão do conhecimento afim de capacitar comerciantes e seus empregados em técnicas comerciais.
-
Foi considerado um marco na evolução da EAD por ofertar inovações nos instrumentos de comunicação entre professores e alunos como também na recepção e envio de materiais didáticos. Para Barros (2003), esta instituição foi pioneira no que hoje entendemos por educação superior à distância.
-
Criado por João de Barro e Lobato. Utilizou a Televisão para atingir o público do 1° grau, dos anos iniciais.
-
Produzido pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Fundação Padre Anchieta, oferecendo curso de Educação Supletiva à distância.
-
Foi ofertado pela UFMT com o objetivo de formar professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
-
Com o advento da nova LDB, a Educação à Distância passa a ser reconhecida como uma modalidade de Educação.
-
Foi ofertado pela UFSC.
Utilizando a tecnologia digital e a interatividade em áudio e vídeo, o referido curso buscou atender demandas específicas de empresas. -
Regulamentou o Art. 80 da LDB sobre a educação á distância.
Havia em seu texto, interpretações confusas e controversas sobre a EAD, caracterizando-a como um processo de "autoaprendizagem", tomando como norte principal a centralidade nos materiais didáticos como elemento primordial da educação e deixando de lado a valorização dos professores. -
Primeira iniciativa no âmbito da educação pública da EAD no Brasil que não obteve êxito, em função da dependência de órgãos governamentais como também da dependência de órgãos para fomentar o financiamento das bolsas pagas aos profissionais envolvidos. Não havia uma articulação satisfatória entre a União, Estados e Municípios.
-
Documento criado pelo governo brasileiro, que não foi exitoso para a EAD, uma vez que, valorizava os meios de comunicação e as tecnologias, dando menos ênfase aos aspectos acadêmicos e pedagógicos. Visava somente a ampliação da oferta e à redução de custos de cursos dessa modalidade, além de, priorizar a quantidade de equipamentos tecnológicos como ponto crucial no desenvolvimento da educação e na expansão da oferta de cursos à distância.
-
Documento do governo brasileiro que acarretou mais ofertas de cursos à distância em todos os níveis, porém com uma resistência, observada nas inúmeras regras e detalhes contidas no texto, em consequência do crescimento desordenado de cursos dessa modalidade oferecidos por instituições educacionais que visavam apenas o acúmulo de capital.
-
Cuja finalidade foi fomentar as instituições públicas a participarem de projetos de formação inicial e continuada de formação de professores na modalidade de EAD para atuarem na Educação Básica .