HISTÓRIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS ALIMENTOS NO BRASIL NO PÓS II GUERRA ATÉ OS DIAS ATUAIS
-
Criada a Junta do Proto-Medicato com proposta assentada na fiscalização, mas com pouca eficácia.
-
A produção agrícola cresce e diversifica como
também aumenta a produção e consumo de produtos animais. -
Passam a realizar inspeções de navios, alimentos, farmácias, armazéns de mantimentos, restaurantes, açougues,
colégios, cadeias, cemitérios, oficinas, laboratórios, fábricas e vacinação. -
o agronegócio no Brasil detém cerca de 40% da produção, sofre mudanças significativas com respeito à indústria de alimentos com grande aporte na produção de carne congelada destinada ao mercado europeu que é palco da primeira guerra mundial.
-
Fiscalização dos serviços de higiene industrial e profissional, a propaganda sanitária e combate as epidemias rurais, abarcando parcelas maiores da população. Além de práticas de inspeção de granjas, frigoríficos e comércio ambulante.
-
Passa ser sancionada a legislação sobre agrotóxico que terá vigência por muitas décadas.
-
Os alimentos passam a fazer mais parte das preocupações do Estado através do Decreto Lei n° 328, no âmbito do Ministério da Saúde com a finalidade de propor normas de política de alimentação, para acompanhar e estimular estudos e pesquisas sobre alimentos.
-
Foi criada a Lei no 1.944 de 1953 umas das mais
importantes normas que teve como objetivo de controlar o Bócio endêmico, com adição de iodo ao sal de cozinha para evitar o aparecimento dessa doença na população. -
Instrumento fundamental para
atividades de controle sanitário de produtos, no entanto não fazem referência na Lei ao controle dos alimentos. -
Resgata a questão sanitária dos alimentos, dotando o setor de instrumentos necessário para lidar com as questões alimentares através do Código Brasileiro de Alimentos.
-
liderada principalmente por empresas multinacionais teve atuação decisiva na elaboração das normas e padrões do período, visando o controle de qualidade dos alimentos.
-
Já com a restauração da democracia e abertura do mercado internacional é através da Lei no 9.782. Tendo como fundamentos constitucionais a elaboração de normas para promover a
proteção da saúde da população. Sistema utilizado atualmente.