-
Sou Lucas dos Santos Soares, tenho 24 anos, sou graduado em Filosofia pela Unioeste (Campus Toledo) e atualmente acadêmico de Letras Português/Inglês na Unioeste (campus Marechal Cândido Rondon).
-
-
No dia 18 de abril de 2023, após conversar pessoalmente com a Prof. Mirian, decidi me inscrever para esse projeto.
-
Fui entrevistado pela tutora do projeto, Prof. Mirian.
-
Fui selecionado para participar do PIBID e contemplado com bolsa de estudos.
https://www.unioeste.br/portal/arq/files/PIBID/Edital_007-2023-_Resultado_Selecao_Academicos_PIBIDc.pdf -
Prof. Mirian adicionou todos os acadêmicos selecionados em um grupo de WhatsApp, explicando que usaríamos esse grupo como uma ferramenta para publicar recados e orientações no desenvolvimento do projeto.
-
Como primeira atividade, tivemos que nos cadastrar na Plataforma Freire e criarmos um currículo.
-
Após seguir um tutorial dado pela Prof. Mirian, cadastramos nossas contas bancárias na plataforma para recebermos o valor da bolsa.
-
Às 19h, houve uma colaboração entre pesquisadores da Educação Física: Profa. Dra. Joanna Farmer (Dawson College) e Prof. Dr. Oldemar Mazzardo Junior (Unioeste), sobre escrita acadêmica e educação física.
-
Após assistir o seguinte tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=sQXVbcxczZg, tivemos que desenvolver uma linha do tempo sobre a nossa trajetória acadêmica, desde a infância até a entrada no PIBI, relacionando também com acontecimentos marcantes na história mundial.
Minha linha do tempo: https://www.timetoast.com/timelines/2941569 -
Inscrição realizada neste curso de participação obrigatória para todos os pibidianos.
-
Participei da primeira aula do curso, no qual foi explicado os objetivos, os conteúdos escolhidos e a forma como cada aluno deveria proceder para estudar e registrar sua presença.
Também respondi o questionário destinado aos discentes. -
Tivemos a primeira reunião com todos os pibidianos, na qual Prof. Mirian nos orientou sobre a importância de se comprometer com o desenvolvimento do projeto e sobre os avanços pessoais e acadêmicos que teremos, se assim fizermos.
Foi uma reunião proveitosa e descontraída. -
Após organização com todos os pibidianos, Prof. Mirian divulga a organização das datas para conhecermos as escolas e as professoras com quem iremos desenvolver o projeto. Também dá instruções de como devemos proceder e quais detalhes temos que nos atentar.
-
Em uma terça-feira fria e chuvosa, fomos recebidos pela professora Janete no Colégio Estadual Paulo Freire, que, apesar da estrutura ser muito pequena, tem um ambiente muito acolhedor!
Prof. Janete partilhou conosco as suas experiências, as mudanças na organização do período integral e nos apresentou os espaços do colégio. -
Numa quarta-feira bem fria, fomos recebidos pela professora Rutiléia no Colégio Ceretta, que é um dos maiores da cidade, atendendo os estudantes no regime integral no período diurno e regime regular e técnico no período noturno.
Ela nos apresentou as plataformas digitais que o Estado proporciona e algumas dificuldades que ainda enfrentam com a mudança para o regime integral. Conhecemos também s as duas salas de línguas e a biblioteca. -
Acompanhado da colega Rafaela, ajudamos a Prof. Janete nas aulas do período matutino.
Também auxiliamos de perto o aluno Kallel, que estava se preparando para participar do concurso "Oratória nas Escolas" promovido pela JCI Mal. Candido Rondon. O tema da sua redação era sobre planejamento financeiro. -
Nestes dois dias participamos de várias comunicações sobre as experiências dos estágios supervisionado e de pesquisas científicas, sempre com um olhar aguçado para o ensino da língua materna e línguas estrangeiras.
-
Junto da colega Geovana, acompanhamos 3 aulas de inglês que a professora Ruti ministrou para as turmas do 7º ano, 8º ano e 2º ano do ensino médio.
-
Nesta noite, partilhamos brevemente as experiências que tivemos nas escolas e a Prof. Mirian nos passou as atividades que desenvolveremos durante o recesso das aulas.
-
Por mais que tentem, a caminhada nunca será um esporte. Sendo um dos mais básico movimentos que nós somos capazes de fazer, a caminhada traz consigo algo que, nos tempos atuais, é muito escasso: a não necessidade de apresentar resultados, alta performance, cobrança.
Colocar o pé na frente do outro, repetidamente, é capaz de transportar não só o corpo de um lugar para o outro, mas a mente ansiosa para um alívio. -
A constância do passo permite que o caminhante se conecte com aquilo que é eterno: contemplar aquilo que vagarosamente, assim como o passo, se transforma.
Talvez, podemos propor diferenças entre "fazer caminhada" e "ser caminhante": enquanto um a encara como apenas mais uma atividade de um dia exaustivo, o outro enxerga e entende que o pulsar da vida não é frenético, descompassado, enérgico. -
À luz do caminhar, prazer, alegria, felicidade e serenidade tem sentidos interpretativos que demostram que a existência vai além daquilo que vemos: basta estar receptivo às diversas sensações, ilustrações, sons que o caminho oferece.
-
Caminhar exige de nós escolher se iremos livres ou carregados de bagagens.
Escolher aquilo que é ELEMENTAR é, na verdade, transcender, abandonar-se ao caminho, surpreender-se com as delícias. -
Perder-se para se encontrar. A personagem, ao decidir se desafiar em uma longa caminhada ceia de desafios, mal sabia que a maior caminhada seria para dentro de si.
-
Pauta:
- Partilha da leitura e do filme das atividades de recesso.
- Organização da decoração das salas temáticas das escolas.
- Explicação da atividade do seminário e disposição dos grupos. -
Em meio a um temporal, tivemos uma reunião onde recebemos orientações de como escrever o resumo expandido para submeter para apresentação.
-
-
-
O grupo formado pela Aimê, Rafaela, Vinícius e eu apresentamos o trabalho com o seguinte título: "Contos e tecnologias: uma proposição didática voltada ao ensino de leitura", onde discorremos sobre o uso de tecnologias no ensino e apresentamos uma proposta de intervenção para os alunos do nono ano no Colégio Ceretta.
-
Evento promovido pela Unioeste para divulgar os cursos oferecidos para estudantes do Ensino Médio das escolas. Acolhemos os alunos com jogos. Momento de diversão e aprendizado!
-
Aplicativo interativo e muito bacana para aguçar a criatividade narrativa dos estudantes. https://drive.google.com/drive/folders/11ng8m8ADBfbguoDnKU0rTfp2Y87xBvx2?usp=drive_link
-
Aprimoramento da plataforma que já é bastante conhecida.