HISTÓRIA DA GEOMETRIA d. C.

  • 275

    DIOPHANTO

    DIOPHANTO
    Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego. Entre vários livros que escreveu, o mais importante destes é "Aritmética". Escreveu sobre as soluções de certa de inequações: para que uma equação tenha solução primeiro precisamos saber a qual sistema numérico as soluções pertencem, isto é, se as solução pertencem ao números naturais, inteiros reais ou outros. Certas equações cujas soluções são números inteiros ou racionais são chamadas de Equações DIOFANTINAS.
  • 450

    PROCLUS

    PROCLUS
    Proclus Diadochus nasceu em Constantinopla. estudou com Plutarco na Academia de Platão. Ele elaborou a primeira tentativa de demonstração do axioma 5 (de Euclides), Mas em sua demonstração usa o fato de: "Retas paralelas são equidistantes." o que é equivalente ao axioma 5.
  • 500

    NUMEROS HINDUS

    NUMEROS HINDUS
    Os hindus utilizavam pedras sobre o ábaco separadas por ordens decimais. Os hindus inventaram a numeração falada fundada na oralidade posicional.
    Mas ainda havia um problema a ser vencido, quando havia um número em que faltava uma unidade de uma determinada casa, não se sabia como utiliza-lo no vocabulário. Foi então que tiveram a idéia de escrever a palavra vazio quando faltasse uma unidade. E assim criaram o "zero".
  • Jan 1, 1150

    FÓRMULA DE BHASKARA

    FÓRMULA DE BHASKARA
    Bhaskara Acharya, viveu na India, Dedicou-se à matemática e astronômica. Para resolver as equações quadráticas da forma ax2 + bx = c.
  • Jan 1, 1516

    RENE DESCARTES

    RENE DESCARTES
    René Descartes, foi um filósofo, físico e matemático francês. obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
  • FERMAT

    FERMAT
    Pierre de Fermat, foi um matemático e cientista francês. As contribuições de Fermat para o cálculo geométrico e infinitesimal foram inestimáveis. Ele obtinha, com seus cálculos, a área de parábolas e hipérboles, determinava o centro de massa de vários corpos, etc.
  • JOHN WALLES

    JOHN WALLES
    John Wallis foi um matemático britânico cujos trabalhos sobre o cálculo foram precursores aos de Newton. Usando as tentativas de Proclus, ele encontra mais uma equivalencia do axioma 5: Dado um triangulo qualquer é possível desenhar outro arbritariamente grande proporcional ao primeiro.
  • PASCAL

    PASCAL
    Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês. Ele contribuiu para a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. É o autor da primeira máquina de calcular mecânica.
  • NEWTON

    NEWTON
    Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, é considerada uma das mais influentes na história da ciência. Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.
  • SACCHEIRI

    SACCHEIRI
    Girolamo Saccheri, italiano. Ao ler os Elementos de Euclides aprendeu sobre o método de redução ao absurdo publicando mais tarde uma aplicação do mesmo. Quando era professor da Universidade de Pávia aplicou o método de redução ao absurdo no postulado das paralelas de Euclides. Em um de seus livros apresentou uma tentativa para a prova do V Postulado. Sua contribuição foi considerada a mais importante por ter sido a primeira a contemplar outras possibilidades de hipóteses além das de Euclides.
  • LEONARDO EULER

    LEONARDO EULER
    Leonhard Paul Euler, foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã que passou a maior parte de sua vida na Rússia e na Alemanha. Euler fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Ele também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.
  • LAMBERT

    LAMBERT
    Johann Heinrich Lambert, foi um matemático de origem francesa, radicado na Alemanha. A obra de Lambert inclui a primeira demonstração de que π é um número irracional (1768), o desenvolvimento da geometria da regra, o cálculo da trajetória de cometas. Também se interessou por cartografia e definiu a projeção de Lambert. Foi um dos criadores da fotometria e autor de trabalhos inovadores sobre geometrias não euclidianas.
  • GASPARD MONGE

    GASPARD MONGE
    Gaspard Monge, foi um matemático francês, criador da geometria descritiva. É conhecido pela criação da geometria descritiva. Sem ela - originalmente usada na engenharia militar – a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível. Contribuiu para o avanço da matemática pela sistemática aplicação do cálculo para a investigação da curvatura das superfícies, preparando o caminho para Gauss que inspirou Riemann, que mais uma vez desenvolveu a (geometria riemanniana).
  • GAUSS

    GAUSS
    Johann Carl Friedrich Gauss ( foi um matemático, astrônomo e físico alemão. Ele foi o primeiro a designar a nova geometria como não Euclidiana. Tentou provar o 5º postulado usando o metodo de redução ao absurdo, como fizera antes Saccheri e Lambert. Na segunda década do séc. XIX, ele começou a dedudizir uma nova geometria, formulando idéias e teorias.
  • LOBATCHEVSKY

    LOBATCHEVSKY
    Nikolai Ivanovich Lobachevsky, foi um matemático russo. Lobachevsky trabalhou em álgebra, nomeadamente nas aproximações numéricas às raízes das equações algébricas. No entanto, a sua fama provém do facto de ter sido o primeiro matemático (independentemente de János Bolyai) a publicar uma descrição de uma geometria não euclidiana. A geometria não euclidiana que Lobachevsky desenvolveu é referida como a geometria hiperbólica.
  • KLEIM

    KLEIM
    Felix Christian Klein, foi um matemático alemão. Ele reconheceu o trabalho de LOBATCHEVSKY e anunciou o surgimento de uma nova geometria denominada GEOMETRIA EUCLIDIANA.