-
Considerado por muitos estudiosos como o "pai da álgebra”.
-
Comenta o primeiro livro dos Elementos de Euclides, referindo que o quinto postulado de Euclides é um teorema e que pode ser demonstrado a partir dos restantes quatro postulados.
-
-
Os árabes divulgam ao mundo os números hindus.
-
Bhaskaracharya foi um dos mais importantes matemáticos do século XII. Suas coleções mais conhecidas são: Lilavati que trata de aritmética; Bijaganita que discorre sobre álgebra e contém vários problemas sobre equações lineares e quadráticas.
-
-
Descartes tinha profundo interesse em aplicar o conhecimento científico às questões práticas. Escreveu muitos trabalhos relacionados com a matemática e a filosofia.
-
Influenciado pela leitura de uma cópia da Arithmetica de Diofanto, Fermat conheceu as propriedades e as relações entre os números, que o atraíram e fascinaram levando-o a desenvolver o que hoje chamamos a teoria dos números.
-
Inventou a notação para o número infinito e indicou a utilidade dos símbolos exponenciaisnas expressões algébricas.
-
Pascal dedicou todos os seus esforços à aritmética, desenvolvendo cálculos de probabilidade, a fórmula de geometria do acaso, o conhecido Triângulo de Pascal e o tratado sobre as potências numéricas.
-
Seu trabalho mais importante foi em mecânica celeste, que culminou com a Teoria da Gravitação Universal.
-
-
Foi o precursor das geometrias não euclidianas e criador do famoso quadrilátero que leva seu nome e que sugere a não existência dos retângulos.
-
A contribuição de Euler para a ciência matemática teve como um de seus pilares a Introdução à análise dos infinitos, obra que constitui um dos fundamentos da matemática moderna.
-
Deu continuidade ao trabalho de Saccheri na tentativa de também encontrar uma contradição para a hipótese do ângulo agudo.
-
Criou os fundamentos de vários ramos da moderna geometria.
-
Foi o primeiro a designar a nova geometria como não Euclidiana.
-
Publicou um artigo "Sobre os Princípios da Geometria" que marca o nascimento da Geometria não euclidiana, ficando completamente convencido de que o quinto postulado de Euclides não pode ser provado com base nos outros, quatro.
-
Provou definitivamente que não era possível provar o quinto postulado, mostrando que a geometria hiperbólica é tão consistente quanto a geometria euclidiana.
-