-
A atividade seguradora no Brasil teve início com abertuda dos portos ao comércio internacioal, sendo que a primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ"
-
O surgumento da previdência privada deu-se com acriação do MONGERAL - Montepio Geral de Economia dos Servidores do Estado - proposto pelo Ministro da Justiça, onde oferecia planos com características de facultatividade e mutualismo.
-
Em 1850, houve a promulgação do "Código Comercial Brasileiro" (Lei nª 556, de 25 de Junho de 1850), onde o seguro marítimo foi pela primeira vez estudado e regulado em todos os seus aspectos.
-
(A data é imprecisa, somente o ano é registrado) - Com a expansão do setor, as empresas de seguros estrangeiras começaram a se interessar pelo mercado brasileiro, surgindo então as primeiras sucursais de seguradoras sediadas no exterior.
-
Esta lei foi promulgada visando proteger os interesses econômicos do país, dispondo exclusivamente sobre as companhias estrangeiras de seguro de vida, determinando que suas resevas técnicas fossem constituídas e tivessem seus recusos aplicados no Brasil.
-
Criação do decreto nº 4270, que regulamentava o funcionamento das companhias de seguro de vida, marítimas e terrestres, nacionais e estrangeiras já existentes, ou que viessem a se organizar em território nacional.
-
A Superintendência Geral de Seguros foi substituída por uma Inspetoria de Seguros, também subordinada ao Ministério da Fazenda.
-
Nesta data se deu o maior avanço de ordem jurídica no campo do contrato de seguro, ao ser sancionada a Lei nº 3071 que promulgou o Código Civil Brasileiro com um capítulo específico, dedicado ao "Contrato de Seguro"
-
A primeira empresa de capitalização no Brasil foi fundada em 1929, porém somente em 1932 foi oficializada a autorização para o funcionamento da sociedade de capitalização, através do Decreto nº 23143, posteriormente regulamentado pelo Decreto nº 22456
-
O Decreto n° 22.865 transferiu a "Inspetoria de Seguros" do Ministério da Fazenda para o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. No ano seguinte, através do Decreto n° 24.782, de 14/07/1934, foi extinta a Inspetoria de Seguros e criado o Departamento Nacional de Seguros Privados e Capitalização -DNSPC, também subordinado àquele Ministério.
-
Criado, em 1939, o Instituto de Resseguros do Brasil (IRB), através do Decreto-lei n° 1.186.
-
Através do Decreto-lei n° 73, foram reguladas todas as operações de seguros e resseguros e instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados, constituído pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP); Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); Instituto de Resseguros do Brasil (IRB); sociedades autorizadas a operar em seguros privados; e corretores habilitados.
-
Em 28 de fevereiro de 1967, o Decreto n° 22.456/33, que regulamentava as operações das sociedades de capitalização, foi revogado pelo Decreto-lei n° 261, passando a atividade de capitalização a subordinar-se, também, a numerosos dispositivos do Decreto-lei n° 73/66.
-
Criada a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) pela Lei nº 9.961 e inicia suas atividades, com sede no Rio de Janeiro.
-
Determina que as sociedades seguradoras que atuam no mercado de planos de saúde criem empresas especializadas nesse segmento.
-
A Medida Provisória nº 2.177-44 complementa a Lei nº 9.656, 3 de Junho de 1998, que dispõe sobre os planos privados de assistência à saude e dá outras providências.
-
A Lei nº 10.850/2004 determina e a ANS lança o PIAC (Programa de Incentivo à Adaptação de Contratos), para estimular o incremento do número de contratos de planos de saúde abrangidos pela regulação.
-
A ANS realiza o I Seminário Internacional de Regulação da Saúde Suplementar, tendo como tema a qualificação do setor.
-
(Data impresiva, somente encontrado registro do ano) Em parceria com o Ministério da Saúde, a ANS inicia o movimento pelo parto normal e pela redução das cesareanas desnecessárias e a campanha conjunta Parto Normal: deixe a vida acontecer naturalmente.
-
II Seminário Internacional em Regulação da Saúde Suplementar - 10 anos da Lei nº 9.656/98, que realiza um balanço das conquistas no setor e os desafios.
-
A ANS celebra, em 28 de janeiro, 10 anos de existência e de trabalho na busca pelo equilíbrio do setor de saúde suplementar.
-
(Data imprecisa, somente o ano foi registrado) A Agência Nacional de Saúde Suplementar implantou sua primeira Agenda Regulatória, um instrumento de planejamento de atividades e controle social com os temas prioritários que a Agência irá tratar no biênio 2011/2012.