-
A Revolução Francesa convocou os Estados Gerais para derrubar a aristocracia que vivia dos privilégios feudais
-
Período do ínicio da Monarquia Constitucional, e fim da Assembléia Nacional Constituinte.
-
Período que deu o fim do feudalismo e o início da Ordem Monarquica Constitucional
-
O povo invadiu a Bastilha como símbulo de opressão da Monarquia Francesa, deixando algumas centenas de mortos.
-
A Costituinte aboloe os privilégios feudais que pesavam sobre os camponeses,como obrigação de pagar dízimos e a corveia.
-
A monarquia constituinte proclama a declaraçãodos direitos do homem e do cidadão cujos principios fundamentais viriamao caracterizar os estados modernos
-
Luis XVI retornou de Versalhes para Paris sob pressão popular.
-
Fracasso na tentativa de fuga de Luis XVI, ele tentou retomar o poder com a ajuda de outras monarquias absolutistas vizinhas.
-
A Constituição liberal adota o regime de Monarquia Constitucional,pondo fim a Monarquia Absolutista
-
Essa fase foi comandada pelos gerandinose pela tentativa de fuga de Luis XVI
-
A Áustria assinou a Declaração de Pillnitz, que estabelecia que se as outras potências atacassem a França, a Áustria também atacaria . Os franceses interpretaram isto como uma declaração de guerra. O Manifesto de Brunswick feito pela Prússia dizia que os prussianos puniriam os cidadãos de Paris se eles fizessem qualquer coisa contra Luís XVI ou Maria Antonieta. A Prússia e a Áustria se aliaram para enfraquecer a França.
-
Assembleia legislativa decide se dessolver e convocar eleições para uma nova assembléia, chamada de Convenção. Era um momento grave o quadro de guerra externa.
-
A Convenção Nacional fundou a primeira república francesa. A primeira república durou até a declaração do primeiro império francês em 1804.A nova assembleia dividia-se entre os girondinos (liberais mais ligados às províncias interessados na guerra) e os montanheses (apoiados pelas massas populares de Paris, os sans-culottes).
-
O rei Luis XVI foi guilhotinado , iniciando o período de "despotismo da liberdade".
-
Milhares de opositores ou supostos adversários do novo regime foram guilhotinados em Paris,Nantes, Toulon e Lyon. É o chamado "Grande Terror". Com isso perdendo apoio popular, os líderes Robespierre e Saint-Just e seus companheiros são guilhotinados.
-
Foi criada a GHrande Nation que visa criar "repúblicas irmas" ao redor da Franca.
-
Nesse periodo a Franca tornou-se um "país governado por proprietario". O golpe de Estado armado pela alta burguesia financeira marcou o fim da participação popular no movimento revolucionário.
-
-
A Conjuracao dos iguais fracassou, lidrada por Graco Babeuf, ultima tentativa socialista durante a republica.