-
O Rei Luís XVI, para tentar agravar a crise econômica na França, convoca os Estados Gerais para reformular as novas leis da França.
-
Começa a elaboração de uma nova Constituição para a França.
-
Foi o período em que foi abolido o regime feudal e, o fim da Monarquia Absolutista e a montagem da Ordem Monárquica Contitucional. Nessa fase as massas poupulares estavam no comando.
-
A Tomada da Bastilha foi um símbolo que respresentava a opressão à Monarquia Francesa e declínio do poder real.
-
Com toda essa desorganização atingindo o meio rural, em 4 de Agosto o governo provisório francês decreta o fim do regime feudal na França, em boa parte devido ao medo de que a instabilidade no interior fizesse a já precária situação econômica, política e social da França se agravasse ainda mais.
-
Após um intenso trabalho de elaboração, o texto definitivo foi apresentado, em forma de 17 artigos, à Assembléia Nacional e aprovado no dia 26 de agosto de 1789.
-
Luís XVI, volta à Paris sob pressão poupular. Uma marcha da população vai até Versalhes exigindo sua volta à Paris.
-
Em 1791 a Assembléia Nacional aprova a Constituição francesa, que instituiu a Monarquia Constitucional, colocando fim ao poder absoluto do rei.
-
1ª constituição monárquica baseada nas ideias iluministas. Significado: Início da monarquica constitucional marca o fim do antigo regime.
-
A Constituição Liberal definiu a monarquia constitucional, porém fatores levaram o regime a um colapso. A burguesia comandava a revolução durante este período.
-
Com medo de entrarem em revolução, a Áustria e a Prússia entraram em confronto com a França.
-
O colapso da Monarquia Constitucional, ocorreu devido a alguns fatores como a agitação popular que atemorizava os deputados da assembleia; a fracassada tentativa de Luís XVI que tentava retornar o poder com ajuda de monarquias absolutistas vizinhas.
-
A Assembleia legislativa decide dissolver-se e convocar eleições para uma niva assembleia, denominada Convenção. A Convenção decreta o fim da monarquia e o início da república.
-
A Convenção decreta o fim da monarquia e o advento da República.
-
Luís XVI é guiilhotinado, iniciando o período de "despotismo da liberdade". Marcando o fim do absolutismo.
-
Milhares de opositores a revolução foram guilhotinados, é o chamdo "Grande Terror".
-
Os comandantes do "Grande Medo" são guilhotinados.
-
Uma nova Constituição é aprovada, garantindo o poder da burguesia e ampliando seus direitos políticos e econômico.
-
Fase da convenção. Foi o golpe dos girondinos contra os jacobinos. Significou o fim da Fase da Convenção e o início do diretório.
-
França torna-se um país "governado por proprietários", foi sancionada nova constituição. Tem ínicio as conquistas territoriais (Grande Nation). Neste período, os girondinos voltam ao poder.
-
A Conjuração dos Iguais, liderada por Graco Babeuf , fracassa.
-
O 18 de Brumário foi um golpe de Estado comandado por Napoleão Bonaparte na França. No calendário revolucionário francês, este dia ocorreu em 18 de Brumário do ano IV (9 de novembro de 1799 no calendário gregoriano). Através deste golpe, Napoleão colocou fim ao Diretório e iniciou a ditadura na França. Após a queda do Diretório, foi criado o Consulado e Napoleão se tornou o primeiro-cônsul da França, governando com poderes absolutos