-
Início da Benelux, tendo como países a Bélgica, Luxemburgo e Países Baixos, seria a união reponsável pelo começo da atual UE ( União Europeia).
-
Criação da CECA, uma comunidade formada de seis países (a Bélgica, a Alemanha, a França, a Itália, o Luxemburgo e os Países Baixos) , com obejtivo organizar a livre circulação do carvão e do aço e o livre acesso às fontes de produção. Preparou o caminho para a atual União Europeia.
-
Criação da CEE (Comunidade Económica Europeia ), uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma, com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu. Os Estados signatários foram França, Itália, Alemanha Ocidental e os três países do Benelux. E acabou se tornando a atual UE.
-
Os primeiros novos membros juntam-se: Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. Com a primeira adição de novos membros, eleições europeias e uma política regional para reforçar as zonas mais desfavorecidas.
-
A Grécia adere às Comunidades Europeias. Era elegível para tal, uma vez que o regime militar tinha sido derrubado e a democracia restabelecida em 1974.
-
A Espanha e Portugal aderem às Comunidades Europeias, que passam a contar 12 Estados-Membros.
-
O Tratado da União Europeia é assinado em Maastricht. Trata-se de um momento histórico, já que o tratado estabelece regras claras para a futura moeda única, bem como para a política externa e de segurança e o reforço da cooperação em matéria de justiça e assuntos internos. A União Europeia é oficialmente criada pelo Tratado
-
O mercado único e as suas quatro liberdades estão estabelecidos: a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais.
-
A UE (União Europeia) é uma união econômica e olítica com atuamente 27 países. Tendo como critérios: ser instituições estáveis que garantam a democracia, o Estado de direito, os direitos humanos, o respeito pelas minorias e a proteção das mesmas. A economia de mercado em funcionamento e capacidade para responder à concorrência e às forças de mercado da UE.
-
A Áustria, a Finlândia e a Suécia aderem à UE. O território dos 15 Estados-Membros cobre agora a quase totalidade da Europa Ocidental.
-
O euro é introduzido em 11 países unicamente para as transações comerciais e financeiras. As moedas e as notas serão introduzidas mais tarde.
-
As notas e moedas de euro passam a ser a moeda legal em 12 países da UE.
-
Chipre e Malta aderem à UE juntamente com oito países da Europa Central e Oriental — Chéquia, Estónia, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Eslováquia e Eslovénia — acabando finalmente com a divisão da Europa pós-Segunda Guerra Mundial.
-
Mais dois países da Europa oriental, a Bulgária e a Roménia, aderem à UE, elevando o número de Estados-Membros para 27.
-
Croácia adere à UE, tornando-se o últkimo Estado-Membro.