-
O berço da Psicologia moderna foi a Alemanha do final do século 19. Wundt, Weber e Fechner trabalharam juntos na Universidade de Leipzig.
-
Aristóteles (384-322 a.C) discípulo de Platão, Sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados.
-
Platão (427-347
a.C.), discípulo de Sócrates. Esse filósofo procurou
definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo -
É com Sócrates (469-399 a.C.) que a Psicologia na
Antiguidade ganha consistência. -
Em 1543, Copérnico causa uma revolução
no conhecimento humano mostrando que o nosso
planeta não é o centro do universo. -
A ciência começa por observações - Francis Bacon (1561-1626) propôs que toda investigação científica começasse com observações neutras dos fenômenos.
-
René Descartes (1596-1659), um dos filósofos que
mais contribuiu para o avanço da ciência, -
Galileu Galilei publicou, em 1623, um ensaio intitulado II Saggiatore (O Ensaiador), onde fazia uma comparação so¬bre sua nova proposta de estudar a natureza que se tornou famosa no desenvolvimento da ciência moderna.
-
Wi¬lhelm Wundt (1832-1920), tornou a psicologia uma ciênciao com seus estudos, professor alemão que, em 1879, montou na Universidade de Leipzig, o primeiro laboratório para pesquisas em Psicologia. Por isso, o ano de 1879 é considerado pelos historiadores o ano de nascimento da Psicologia moderna ou científica e Wundt, o fundador dessa nova ciência.
-
Funcionalismo, de William James
(1842-1910), O Funcionalismo é considerado como a primeira sistematização genuinamente americana de conhecimentos em Psicologia. -
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Sigmund Freud — o fundador da
Psicanálise. -
o Estruturalismo, de Edward Titchner (1867-1927) O Estruturalismo está preocupado com a compreensão do
mesmo fenômeno que o Funcionalismo: a consciência -
Associacionismo, de Edward L. Thorndike (1874-1949). O principal representante do Associacionismo é Edward L.
Thorndike, e sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia. -
Jean Piaget (1896-1980),produziu uma das mais
importantes teorias sobre o
desenvolvimento humano. -
Vigotski foi um dos teóricos que buscou uma alternativa dentro
do materialismo dialético para o conflito entre as concepções idealista e mecanicista na Psicologia. -
Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941), baseados nos estudos psicofísicos que relacionaram a forma e sua percepção, construíram a base de uma teoria eminentemente psicológica.
-
Ernst Mach (1838-1916), físico, e Christian von Ehrenfels (1859-1932), filósofo e psicólogo, desenvolviam uma psicofísica com estudos sobre as sensações (o dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico) e podem ser considerados como os mais diretos antecessores da Psicologia da Gestalt.
-
A Psicologia conseguiu o status de ciência na Alemanha, mas foi na Amé¬rica que a mesma se consolidou, através de correntes divergentes de ideias, o que, de fato, contribuiu para enriquecer o debate em torno dessa nova disciplina. As principais teorias dessa época foram o estruturalismo o funcionalismo.
-
O termo Psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos que significa razão, estudo de algum assunto. A etimologia grega do termo refere-se ao século XVI, quando se concebia psique como alma, ou mente oposto ao corpo. No século XVIII, passou a significar o “estudo da mente”
-
Behaviorismo radical, termo cunhado pelo próprio Skinner, em 1945, para designar uma filosofia da Ciência do Comportamento (que ele se propôs defender) por meio da análise experimental do comportamento.
-
Emília Ferreiro contribuiu significativamente para a compreensão do processo de aprendizagem, Na década de 80
-
Por volta de 1860, temos a formulação de uma importante lei no campo da Psicofísica. É a Lei de Fechner-Weber, que estabelece a relação entre estímulo e sensação, permitindo a sua mensuração.