Geometria

HISTÓRIA DA GEOMETRIA d.C.

  • 275

    Diophanto

    Diophanto
    Maior algebrista grego de Alexandria, verdadeiro precursor da moderna teoria dos números e para alguns considerado o pai da álgebra, principalmente devido a sua inovação com as notações, o primeiro a usar símbolos na resolução dos problemas algébricos. Sua principal obra foi um grande tratado chamado "Arithmetica", um clássico da ciência alexandrina sobre teoria dos números, numa publicação em 13 livros, dos quais sete desapareceram, sem dúvida a maior obra da Antigüidade sobre o tema.
  • 450

    Proclus

    Proclus
    Na demonstração proposta por Proclus, deve-se admitir que retas paralelas são eqüidistantes, o que é equivalente ao quinto postulado.
  • 500

    Hindus (conceito de zero)

    Hindus (conceito de zero)
    Na necessidade de simbolizar a inexistência de unidades criaram o desenho do sulco vazio (zero). A invenção do zero aumenta a precisão de todos os cálculos e traz um grande desenvolvimento para a aritmética e a astronomia.
  • Jan 1, 1150

    Obra de Bhaskara.

    Bhaskaracharya foi um dos mais importantes matemáticos do século XII, graças aos seus avanços em álgebra, no estudo de equações e na compreensão do sistema numérico. Em suas obras podemos perceber que ele trabalhou com equações de segundo grau e formulou uma expressão que envolvia raízes quadradas.
  • Jan 1, 1516

    Nascimento de René Descartes

    Nascimento de René Descartes
    Nasceu em 31 de março de 1596 em La Haye, a cerca de 300 quilômetros de Paris. Obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome.
  • FERMAT

    FERMAT
    Inventou a Geometria Analítica e descreveu suas ideias em um trabalho não publicado intitulado Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos, que circulou apenas na forma de manuscrito.
  • JOHN WALLES

    JOHN WALLES
    Wallis não usou a idéia de eqüidistância entre retas trabalhada pelos matemáticos que o precederam e apresentou uma demonstração do quinto postulado baseando se no seguinte postulado: “dado um triângulo, é possível construir um outro que lhe é semelhante, com lados arbitrariamente grandes”.
  • PASCAL

    PASCAL
    Blaise Pascal nasceu a 19 de Julho de 1623, em Clermont-Ferrand, na França, filho de Étienne Pascal e Antoniette Bejon. Quando tinha apenas três anos, perdeu a mãe e, como era o único filho do sexo masculino, o pai encarregou-se directamente da sua educação. Étienne desenvolveu um método singular de educação do filho, com exercícios de diversos tipos para despertar a razão e o juízo correcto.
  • NEWTON

    NEWTON
    Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe-by-Colsterworth,em 4 de janeiro de 1642. Foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton.
  • SACCHEIRI

    SACCHEIRI
    As contribuições do padre jesuíta, Saccheri, foram mais importantes que as anteriores. A figura fundamental em seu trabalho é chamada de quadrilátero de Saccheri, que consiste em um quadrilátero ABCD em que os ângulos da base, ângulo A e ângulo B, são retos e o lado AC é congruente ao lado BD.
  • Leonhard Euler

    Leonhard Euler
    Leonhard Paul Euler nasceu na Basileia em15 de abril de 1707, foi um grande matemático e físico suíço de língua alemã. Fez importantes descobertas em campos variados nos cálculos e grafos. Também fez muitas contribuições para a matemática moderna no campo da terminologia e notação, em especial para as análises matemáticas, como a noção de uma função matemática.
  • LAMBERT

    LAMBERT
    Lambert deu continuidade ao trabalho de Saccheri na tentativa de também encontrar uma contradição para a hipótese do ângulo agudo e chamou a atenção para a teoria das paralelas, tendo seu trabalho escrito em 1766 e publicado, após sua morte, por G. Bernoulli e C.F. Hindenburg
  • Gaspard Monge

    Gaspard Monge
    Filho de Jacques Monge, mascate amolador de facas. Era o gênio da família, e no colégio (dirigido por uma ordem religiosa) ganhava todos os prêmios. É conhecido pela criação da geometria descritiva. Sem ela - originalmente usada na engenharia militar – a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível.
  • GAUSS

    GAUSS
    Gauss foi o maior matemático de sua época e contribuiu muito para o desenvolvimento da nova geometria,Tentou provar o 5º postulado usando o metodo de redução ao absurdo, como fizera antes Saccheri e Lambert. Na segunda década do séc. XIX, ele começou a dedudizir uma nova geometria, formulando idéias e teorias.
  • LOBATCHEVSKY

    LOBATCHEVSKY
    Nikolai Ivanovich Lobachevsky, foi um matemático russo. Lobachevsky trabalhou em álgebra, nomeadamente nas aproximações numéricas às raízes das equações algébricas. No entanto, a sua fama provém do facto de ter sido o primeiro matemático (independentemente de János Bolyai) a publicar uma descrição de uma geometria não euclidiana. A geometria não euclidiana que Lobachevsky desenvolveu é referida como a geometria hiperbólica.