Matematica financeira

História da Matemática - Depois de Cristo

  • 275

    Diofanto escreve a Teoia dos Números

    Diofanto escreve a Teoia dos Números
    Sabe-se que viveu na Idade de Prata (250-350) da Universidade de Alexandria,e q sua principal obra foi um grande tratado chamado Arithmetica (250-275),um clássico da ciência alexandrina sobre teoria dos números, numa publicação em 13 livros, dos quais sete desapareceram. Um tratado caracterizado pelo alto grau de habilidade matemática e de engenhosidade, desvinculado da matemática grega convencional e voltado para a resolução exata de equações determinadas e, enfaticamente, de indeterminadas.
  • 410

    Proclus

    Proclus Diadochus nasceu em Constantinopla por volta do ano 410. Terá ido aprender filosofia para Alexandria e, como esse ensino não o satisfez, foi para Atenas, estudar com Plutarco na Academia de Platão. Mais tarde, terá chegado a director da Academia, cargo que manteve até morrer, no ano 485. O seu Comentário ao primeiro livro dos Elementos de Euclides é a principal fonte de conhecimentos sobre a história antiga da geometria grega.
  • 500

    Conceito do zero

    Conceito do zero
    Época aproximada em que os Hindus criaram o conceito de zero
  • Jan 1, 650

    Numerais Hindus

    Numerais Hindus
    Provável origem dos numerais Hindus.
  • Jan 1, 1150

    Obras de Báskara

    Obras de Báskara
    O livro mais famoso de Bhaskara Akaria é o Lilavati, obra elementar dedicada a problemas simples de aritmética, geometria plana (medidas e trigonometria elementar ) e combinatória.
    A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é "Graciosa"), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza, com a elegância dos métodos da aritmética.
  • Jan 1, 1482

    Primeira edição impressa de "Os Elementos", em Veneza.

    Primeira edição impressa de "Os Elementos", em Veneza.
    A primeira versão impressa de Os Elementos apareceu em Veneza em 1482, um dos primeiros livros de matemática impressos; calcula-se que desde então pelo menos 1000 edições foram publicadas. Talves nenhum livro, além da bíblia, possa se gabar de tantas edições, e certamente nenhuma obra matemática teve influência comparável à de Os Elementos de Euclides.
  • Jan 1, 1550

    Jonh Napier

    Jonh Napier
    Hoje Napier é mais conhecido como "o inventor dos logaritmos", mas até recentemente sabíamos muito pouco sobre sua invenção. Sabemos hoje que ele inventou uma ferramenta computacional chamada "logaritmo" que simplificava a aritmética substituindo a multiplicação pela adição.
    http://cwx.prenhall.com/bookbind/pubbooks/thomas_br/chapter1/medialib/custom3/bios/napier.htm
  • René Descartes

    René Descartes
    Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria - fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica.
  • Pierre de Fermat

    Pierre de Fermat
    Fermat inventou a Geometria Analítica em 1629 e descreveu suas ideias em um trabalho não publicado intitulado Introdução aos lugares geométricos planos e sólidos, que circulou apenas na forma de manuscrito. Neste trabalho Fermat introduziu a ideia de eixos perpendiculares e descobriu as equações gerais da reta, circunferência e equações mais simples para parábolas, elipses e hipérboles, e depois demonstrou que toda equação de 1o e 2o grau pode ser reduzida a um desses tipos.
  • John Wallis

    John Wallis
    O inglês John Wallis (1616-1703) foi um dos estudiosos mais ligados a esse desenvolvimento formal da matemática de seu tempo. Além de introduzir uma série de simplificações na escrita algébrica, ele foi o primeiro a abreviar o conceito de “infinito” com o símbolo ∞.
  • Blaise Pascal

    Blaise Pascal
    Blaise Pascal contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a Geometria Projetiva e a Teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo ampliando o trabalho de Evangelista Torricelli. É ainda o autor da primeira máquina de calcular mecânica, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.
  • Girolamo Saccheri

    Foi o precursor das geometrias não euclidianas e criador do famoso quadrilátero que leva seu nome e que sugere a não existência dos retângulos.
  • Leonard Euler

    Em matemática e física, há um grande número de tópicos em honra de Leonhard Euler, muitos dos quais incluem a sua função própria, a equação, fórmula, identidade, número (simples ou seqüência), ou outra entidade matemática. Muitas dessas entidades receberam nomes simples e ambíguos, como a função de Euler, a equação de Euler e a fórmula de Euler.
  • Lambert (americano)

    Deu continuidade ao trabalho de Saccheri na tentativa de também encontrar uma contradição para a hipótese do ângulo agudo.
  • Gaspard Monge

    É conhecido pela criação da geometria descritiva. Sem ela - originalmente usada na engenharia militar – a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível. Contribuiu p/ o avanço da matemática pela sistemática aplicação do cálculo p/ a investigação da curvatura das superfícies, preparando o caminho para Gauss q/, por sua vez inspirou Riemann, q/ + uma vez desenvolveu a geometria conhecida por seu nome (geometria riemanniana) na teoria da relatividade
  • Gauss - O Príncipe da Matemática (1777-1855)

    Gauss - O Príncipe da Matemática (1777-1855)
    "Decidindo-se pela matemática em 30 de Março de 1796, quando se tornou o primeiro a construir um polígono regular de 17 lados somente com auxílio de régua e compasso. Gauss doutorou-se em 1798, na Universidade de Helmstadt e sua tese foi a demosntração do "Teorema Fundamental da Álgebra" , provando que toda equação polinomial f(x) = 0 tem pelo menos uma raiz real ou imaginária e para isso baseou-se em considerações geométricas. Deve-se a Gauss a representação gráfica dos numeros complexos."
  • Lobatchevsky

    Foi considerado por Clifford como o 'Copérnico da geometria',em virtude de suas descobertas relacionadas com as chamadas geometrias não-euclidianas.Trabalhou em álgebra,nomeadamente nas aproximações numéricas às raízes das equações algébricas.A sua fama provém do fato de ter sido o 1° matemático a publicar 1 descrição de 1 geometria não euclidiana.A geometria não euclidiana q/ ele desenvolveu é referida como a geometria hiperbólica
  • Klein

    Foi editor da revista de matemática Mathematische Annalen, tendo conseguido torná-la na principal publicação da época. Embora Klein tenha trabalhado em vários assuntos, como teoria das funções e física matemática, o seu principal contributo foi na geometria. Em 1871 descobriu que a geometria euclidiana e a não euclidiana podiam ser vistas como casos particulares de uma superfície projectiva, o que tornava equivalente a consistência das duas geometrias.
  • Beltrami

    Influenciado por Cremona, Lobachevsky, Gauss e Riemann, Beltrami contribuiu p/ o trabalho em geometria diferencial de curvas e superfícies, então, considerado o problema de quando as geodésicas d 1 superfície pode ser representada como linhas retas no plano. Mostrou q/ nem todas as geodésicas poderia ser representada desta maneira, então passou a considerar a questão natural de superfícies que tinha a propriedade que geodésicas na superfície pode ser representada como linhas retas no plano.
  • Al-Khwarizmi

    Al-Khwarizmi
    Seu Kitab al-Jabr wa-l-Muqabala apresentou a primeira solução sistemática das equações lineares e quadráticas. É considerado o fundador da Álgebra,um crédito que compartilha com Diofante. No século XII, traduções para o latim de sua obra sobre numerais indianos apresentou a notação posicional decimal para o Mundo Ocidental