Dsc03310

Evolução da Matematica d.c

  • 275

    Diophanto

    Diophanto
    Diofanto de Alexandria é considerado como o maior algebrista grego. Na história da ludição, este autor desempenha um papel semelhante ao que Euclides (360-295 a.C.) tem na Geometria e Ptolomeu na Astronomia. Entre vários livros que escreveu, o mais importante destes é "Aritmética". Neste introduz uma notação simbólica com símbolos diferentes para o quadrado de uma incógnita, para o cubo e assim sucessivamente. Equações Diofantinas são equações cujas soluções são números inteiros ou racionais.
  • 410

    Proclus

    Proclus
    Proclus Diadochus nasceu em Constantinopla por volta do ano 410. Terá ido aprender filosofia para Alexandria e, como esse ensino não o satisfez, foi para Atenas, estudar com Plutarco na Academia de Platão. Mais tarde, terá chegado a director da Academia, cargo que manteve até morrer, no ano 485. O seu Comentário ao primeiro livro dos Elementos de Euclides é a principal fonte de conhecimentos sobre a história antiga da geometria grega.Proclus é aí bastante claro ao referir que o quinto postulad
  • 500

    500 d.C – Época aproximada em que os Hindus criaram o conceito de zero.

    500 d.C – Época aproximada em que os Hindus criaram o conceito de zero.
    Quando eles precisavam representar um número como 203, escreviam o 2 para as centenas, o 3 para as unidades e entre eles faziam o desenho do sulco vazio, para indicar que não havia no número nenhuma dezena. Ao introduzir o desenho do sulco vazio entre os dois outros símbolos os hindus criaram o zero que, desde aquela época já se parecia com o que usamos hoje.
  • Jan 1, 650

    650 d.C – Provável origem dos numerais Hindus.

    650 d.C – Provável origem dos numerais Hindus.
    Os hindus, por exemplo, têm valiosos métodos de cálculos. São métodos fantásticos! E imaginem que os cálculos são feitos por apenas nove sinais!”. A referência a nove, e não dez símbolos, significa que o passo mais importante dado pelos hindus para formar o seu sistema de numeração – a invenção do zero - ainda não tinha chegado ao Ocidente. A idéia dos hindus de introduzir uma notação para uma posição vazia – um ovo de ganso, redondo – ocorreu na Índia, no fim do século VI.
  • Jan 1, 1482

    1.482 d.C – Primeira edição impressa de "Os Elementos", em Veneza.

    1.482 d.C – Primeira edição impressa de "Os Elementos", em Veneza.
  • 1.596 d.C – Nascimento de René Descartes.

    1.596 d.C – Nascimento de René Descartes.
    René Descartes nasceu na França em 31 de março de 1596, de família nobre, recebeu suas primeiras instruções no colégio jesuíta de La Fleche, graduando-se em Direito, em Poitier.Durante o período em que Descartes permaneceu com o exército bávaro, em 1619, descobriu a fórmula sobre o poliedro que usualmente leva o nome de Euler: V + F = A + 2 onde V, F e A são respectivamente o número de vértices, faces e arestas de um poliedro simples.Em 1628 já estava de posse da Geometria Cartesiana.
  • 1.601 d.C – Nascimento de Fermat.

    1.601 d.C – Nascimento de Fermat.
    Fermat nasceu na França no mês 08 de 1601. Embora muito ocupado, encontrou tempo para estudar literatura clássica, ciências e matemática, por puro prazer.Em 1629 iniciou suas descobertas matemáticas por ter se dedicado a restauração de obras perdidas da antigüidade.Baseando-se na Coleção matemática de Pappus, descobriu o principio fundamental da geometria analítica: sempre que numa equação se encontram duas variávei os pontos que satisfazem a equação formam uma curva.
  • John Wallis

    John Wallis
    Wallis não usou a idéia de eqüidistância entre retas trabalhada pelos matemáticos que o precederam e apresentou uma demonstração do quinto postulado baseandose no seguinte postulado: “dado um triângulo, é possível construir um outro que lhe é semelhante, com lados arbitrariamente grandes”. Porém, seu postulado é equivalente ao quinto postulado.
  • 1.623 d.C – Nascimento de Pascal.

    1.623 d.C – Nascimento de Pascal.
    Blaise Pascal nasceu em 19 de agosto de 1623 filho de Etiene Pascal, um matemático famoso, Blaise Pascal demonstrou logo cedo sua facilidade para a matemática. Pascal publicou o seu Ensaio sobre as Cônicas , que viria a ser conhecido como Teorema de Pascal.Pascal transportou os estudos das probabilidades para o triângulo aritmético, descobrindo novas propriedades e levando tão longe a discussão que, a partir daí, o triângulo começou a ser chamado triângulo de Pascal.
  • 1.642 d.C – Nascimento de Newton.

    1.642 d.C – Nascimento de Newton.
    Newton anotou cerca de 72 espécies de cúbicas e traçou cuidadosamente uma curva de cada espécie. Pela primeira vez são usados sistematicamente dois eixos.Entre as propriedades das cúbicas indicadas nesse trabalho, esta a de que uma curva do 3.° grau não pode ter mais de três assíntotas, assim com uma cônica não pode ter mais de duas; e também a de que, assim como todas as cônicas são projeções de uma parábola divergente y2=ax3+bx2+cx+d.
  • 1667 d. C. – Nascimento de Girolamo Saccheri

    1667 d. C. – Nascimento de Girolamo Saccheri
    Saccheri achou interessante o método da prova por redução ao absurdo ao ler os Elementos de Euclides. Esse método consiste em assumir como hipótese que a proposição a ser demonstrada é falsa. Se durante a demonstração ocorrer alguma contradição, isso implica que a proposição é verdadeira. Para usar o método descrito acima, Saccheri fez uso de seu conhecimento de Lógica, já que antes de ser professor na Universidade de Paiva, lecionou Filosofia tendo publicado um tratado Lógica em 1697 .
  • 1.707 d.C – Nascimento de Leonhard Euler.

    1.707 d.C – Nascimento de Leonhard Euler.
    Euler ocupou-se de quase todos os ramos da Matemática Pura e Aplicada sendo o maior responsável pela linguagem e notação que usamos hoje; foi o primeiro a empregar, a letra grega para razão entre comprimento e diâmetro da circunferência. ele também o uso de letras minúsculas designando medida dos lados dos triângulos e maiúsculas para seus ângulos opostos; simbolizou logaritmos de x por lx, usou f(x) para indicar função de x, além de outras notações em geometria, álgebra, trigonometria e analise
  • 1728 d.C. – Lambert (americano)

    1728 d.C. – Lambert (americano)
    Lambert deu continuidade ao trabalho de Saccheri na tentativa de também encontrar uma contradição para a hipótese do ângulo agudo e chamou a atenção para a teoria das paralelas, tendo seu trabalho escrito em 1766 e publicado, após sua morte, por G. Bernoulli e C.F. Hindenburg.
  • 1.746 d.C – Nascimento de Gaspard Monge.

    1.746 d.C – Nascimento de Gaspard Monge.
    Monge fez levantamento de um traçado de sua cidade, construindo vários instrumentos, quando esse trabalho foi examinado pelo comandante da escola militar .Monge foi convidado a trabalhar naquele estabelecimento e ali passou vinte fecundos anos de sua vida. Durante seus trabalhos na escola, para resolver um complicado problema de construção de fortificações, Monge inventou um método novo, muito mais simples do que os até então conhecidos e que viria a ser o alicerce da geometria descritiva.
  • 1.792 d.C - Nascimento de Lobatchevsky. (russo)

    1.792 d.C - Nascimento de Lobatchevsky. (russo)
    Nasceu em Gorky (Rússia) em 1792, foi contemporâneo de Ostrogradsky11. Embora não tenha gozado do mesmo mérito de Ostrogradsky, devido a sua origem humilde, seu valor acabou sendo reconhecido mais tarde.Firmou a Geometria não-Euclidiana, baseado na negação do postulado de Euclides sobre paralelas, e afirmou que, por um ponto fora de uma reta, pode ser traçada mais de uma reta paralela a reta dada.Esta geometria toda estruturada, parecia contrária ao senso comum que foi chamada de GeometriaImagin
  • 1.777 d.C - Nascimento de Gauss. (alemão)

    1.777 d.C - Nascimento de Gauss. (alemão)
    Gauss doutorou-se em 1798, na Universidade de Helmstãdt e sua tese foi a demonstração do "Teorema Fundamental da Álgebra", provando que toda equação polinomial f(x)=0 tem pelo menos uma raiz real ou imaginária e para isso baseou-se em considerações geométricas.Deve-se a Gauss a representação gráfica dos números complexos pensando
    nas partes real e imaginária como coordenadas de um plano.
    Seu livro é o principal responsável pelo Desenvolvimento e Notação da Teoria dos Números.
  • 1.150 d.C – Obra de Bhaskara.

    1.150 d.C – Obra de Bhaskara.
    O livro mais famoso de Bhaskara Akaria é o Lilavati, obra elementar dedicada a problemas simples de aritmética, geometria plana (medidas e trigonometria elementar ) e combinatória.A palavra Lilavati é um nome próprio de mulher (a tradução é "Graciosa"), e a razão de ter dado esse título a seu livro é porque, provavelmente, teria desejado fazer um trocadilho comparando a elegância de uma mulher da nobreza, com a elegância dos métodos da aritmética.