
Profissão Cidadão: criativo, inovador e transversal este programa de governo gera parcerias com a iniciativa privada e o terceiro setor. Amplia possibilidades para o alargamento dos conhecimentos e o fortalecimento da economia local.
By GaaHoo
-
Nos últimos 5 meses o Profissão Cidadão - um programa municipal de governo - sob a gestão do Secretário Milton Flávio da Secretaria Especial de Relações Sociais e seus colaboradores, executou políticas públicas de governo com foco para os moradores das periferias de São Paulo. Equipe de articulação e coordenação:
- 1 Gestor,
- 1 Coordenador
- 4 Executores que articulam e supervisionam os trabalhos de 150 colaboradores - Servidores Municipais e Estaduais e parceiros envolvidos. -
Fechando o calendário deste ano apresentamos o planejamento de trabalho para 2018. Além dos dados apontados, já iniciamos tratativas com vários apoiadores da iniciativa privada e do terceiro setor, o que ampliará a execução de novas ações em benefício dos moradores e São Paulo. PROFISSÃO CIDADÃO um programa transversal à todas as Secretarias do Governo Municipal.
Contem conosco - NÓS TRABALHAMOS POR VOCÊS! -
Reunião entre o Governador Geraldo Alckmin, o Prefeito João Doria e o Vice-Governador Marcio França firmando o compromisso da doação de mil vagas pelo Programa Via Rápida Emprego, para a qualificação do cidadão residente na cidade de São Paulo, nas áreas de comércio e serviços. Com a concordância da Professora Laura Laganá, os cursos serão ministrados e certificados pelo Centro Paula Souza.
-
Ainda em janeiro acontece uma segunda reunião entre o Prefeito João Doria, o Vice-Governador Marcio França e a Professora Laura Laganá, em que o Prefeito manifesta o desejo de criar na cidade um grande Centro de Excelência em Inovação e Tecnologia, voltado aos jovens.
-
O Secretário do Trabalho, Eliseu Gabriel, a pedido do Secretário Júlio Semeghini, autoriza utilização de espaço para que um núcleo de trabalho tenha papel articulador com a gestão publica municipal - de forma transversal. Os servidores estreitarão laços e criarão parcerias entre os governos estadual e municipal, estimulando a participação e o apoio da iniciativa privada e terceiro setor na busca de doações e aporte de recursos técnicos, físicos ou financeiros.
-
O Secretário Milton Flávio convida o núcleo de trabalho para participar de reunião que trataria da destinação das mil vagas recebidas do Governo do Estado. Presentes os representantes das Secretarias de Educação - COCEU, Inovação e Tecnologia/PRODAM, Assistência e Desenvolvimento Social - Trabalho Novo e representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Inovação do Estado/CPS
-
O Secretário Milton Flávio, Lilia Gardiano pelo Núcleo de Trabalho e Bia Venturini pela PRODAM/SMIT, fazem um balanço geral da reunião passada, constatam que a proposta apresentada e parte do Plano de Governo Municipal - Economia Criativa - se assemelham em muitos aspectos. A partir daí, começam a desenhar políticas públicas mais abrangentes e transversais que envolveriam várias Secretarias municipais.
-
Pela familiaridade com o tema, o Secretário Milton Flávio convida Bia Venturini para coordenar o desenvolvimento e planejamento das atividades, o que foi prontamente aceito. Sua colaboração se dará na forma de horas voluntárias dedicadas aos interesses da administração pública municipal.
-
O resultado das discussões é apresentado ao Prefeito João Dória. Em seu entendimento, o Prefeito acata as sugestões, aprimora as ações, determina que se formalize a proposta como um Programa de Governo e o nomeia Profissão Cidadão.
-
Início da construção do texto do Protocolo de Intenções que norteará as parceiras entre o Governo do Estado e a Prefeitura, secretarias estaduais e municipais, autarquias e empresas da administração pública, iniciativa privada e representantes do terceiro setor.
-
A equipe traça plano de visitas técnicas para recebimento das unidades móveis do Via Rápida Empregos nas Prefeituras Regionais da Penha, São Miguel, Santo Amaro, Ermelino Matarazzo, Santana, Cidade Tiradentes, Jabaquara, Butantã, Ipiranga e Sé.
-
SEBRAE-SP, Associação dos Comerciantes de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo e o Sindicato da Industria de Panificação e Confeitaria de São Paulo alinham-se ao Programa Profissão Cidadão. A ACORSP se compromete em doar um Centro de Excelência em Gastronomia de Comida e Bebida de Rua, sem custos ao orçamento municipal, assumindo toda a responsabilidade de montagem e manutenção por quatro anos, além do custeio de zeladoria no local escolhido.
-
ABE - Associação Brasileira dos Estudantes-, DLB Tecnologia e a WEB Aula, doam 2500 acessos em e-learning, para o aperfeiçoamento do Servidor Público Municipal, a serem distribuídos pela Secretaria Municipal de Gestão - EMASP.
-
Aderem ao Profissão Cidadão as Secretarias: das Prefeituras Regionais, Inovação e Tecnologia, Trabalho e Empreendedorismo, Educação, Cultura, Verde e Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social, PRODAM e COHAB
-
Federação de Hoteis, Bares, Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Estabelecimentos de Hospedagem do Município de São Paulo e Região Metropolitana, Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo e a Secretaria Estadual de Cultura aderem ao Profissão Cidadão.
-
Assinam o Protocolo de Intenções: Prefeito João Doria, Secretário Estadual da Casa Civil, Samuel Moreira representando o Governador Geraldo Alckmin, Superintendente do Centro Paula Souza - Laura Lagana, Secretário Estadual da Cultura - José Luiz Penna, as nove Secretarias Municipais apoiadoras, Presidente da COHAB - Edson Aparecido e o Presidente da PRODAM - Rogério Brecha.
-
Em continuação: Federação de Hotéis, Restaurantes Bares e Similares do Estado de São Paulo, Associação dos Comerciantes de Comida e Bebida de Rua do Estado de São Paulo e DLB Tecnologia Ltda.
-
Assinam o Protocolo de Intenções: Associação Brasileira dos Estudantes de Educação à Distância, SampaPão, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo, Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Estabelecimentos de Hospedagem do Município de São Paulo e Região Metropolitana.
-
Formada por três servidores e um colaborador: Lilia Gardiano, Thaís Pimentel, Aurélio Uncini e Gabriel Oliveira.
A equipe, coordenada por Bia Venturini, é a responsável pelas atividades do Programa Profissão Cidadão e articula a execução de suas ações. -
Programação de lançamento
-
Programa de Lançamento
-
Unidades Móveis (Carretas) - Calendário de atendimento público
-
Continuidade dos atendimentos nas Unidades Móveis e Cursos Descentralizados nas Prefeituras Regionais.
Articulação da PRODAM para participação da SAP e da Junior Achievement no Programa Profissão Cidadão. O resultado será a qualificação de 400 jovens no LATIN CODE WEEK, realizado na UniCEU-SME e Prefeituras Regionais de Pinheiros e São Miguel Paulista -
Continuidade dos atendimentos nas unidades móveis nas Prefeituras Regionais.
Reunião com Profª Laura Laganá e equipe técnica do CPS, para dar inicio às tratativas da montagem do piloto do CEITEC para Jovens.
Reunião com Secretário Municipal de Cultura, André Sturm, para início das tratativas de viabilização da concessão de utilização a Casa Modernista para o CEITEC para Jovens. -
Continuidade dos atendimentos nas Unidades Móveis nas Prefeituras Regionais.
Participação do FabLab SP com um projeto piloto de Robótica e Arduíno, a ser implementado a partir de Janeiro de 2018. -
Com articulação da PRODAM, a SAP adere ao Protocolo de Intenções do Programa Profissão Cidadão
-
O Programa Profissão Cidadão recebe o apoio do Grupo Pão de Açúcar, por articulação do colaborador Gabriel Oliveira. Dá-se o início do planejamento para o Plano de Ações que se realizará a partir do mês de Novembro de 2017. Entre as colaborações, esta prevista a contratação da mão de obra qualificada pelo programa, com um olhar diferenciado ao Programa Trabalho Novo.
-
O Chef António Nilder e sua sócia, Sra Ellen Santos, oferecem vagas para estágios em confeitaria/salgaderia e para ajudante de cozinha às turmas de Panificação formadas no mês de Outubro
-
Adesão da EMASP ao Programa Profissão Cidadão. A Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo será a gestora/administradora das 1500 vagas e-learning, cedidas pela DLB Tecnologia, para o aperfeiçoamento dos servidores públicos municipais.
-
Outro sucesso no segundo Curso Descentralizado de Jardinagem da PR do Butantã. Índices de empregabilidade confirmada no primeiro curso: mais de 30% de formandos empregados na região!
-
De 04 a 08 de Dezembro - Primeira Etapa do Latin Code Week, realizado para 120 jovens nas Prefeituras Regionais de Pinheiros e São Miguel Paulista / 11 de Dezembro - Curso Descentralizado CEU Paz: Curso de Panificação
-
Terminou no dia 8 de Dezembro a Primeira Etapa do Latin Code Week, onde 92 jovens foram qualificados nas Prefeituras Regionais de São Miguel Paulista e de Pinheiros.
Foram apresentadas 14 soluções e 4 classificadas para a grande final. Projetos classificados: LIXO INTELIGENTE - 1º colocado/PR de Pinheiros; GO FITNESS - 2º colocado/PR de Pinheiros; THE SEARCHING - 1º colocado/PR de São miguel Paulista; HOUSE LGBT - 2º colocado/PR de São miguel Paulista. -
Outros trinta munícipes da Brasilândia estão se preparando para serem padeiros, recebendo certificados do Centro Paula Souza
-
Começa a primeira turma de e-learning - Curso Administração do Tempo - oferecidas em doação pela DLB Tecnologia ao Programa Profissão Cidadão. Serão 100 vagas ocupadas por servidores públicos municipais de São Paulo, administradas e gerenciadas pela EMASP .
-
Inicio das tratativas de adesão da Junior Achievement Brasil ao Protocolo de Intenções do Programa Profissão Cidadão e a sua participação na curadoria acadêmica do Centro de Excelência de Inovação e Tecnologia para Jovens