-
Período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã, quando apareceu o livro Liber Abaci , da autoria Leonardo Fibonaci, o Pisano.
-
o franciscano italiano Frei Luca Pacioli publicou a primeira literatura contábil “relevante”, consolidando o método das Partidas Dobradas, com expressões de causa e efeito do fenômeno patrimonial com os termos de Débito e Crédito.
-
Em 1517 começa a fase moderna da Contabilidade com o aparecimento do inventário e como fazê-lo, surgiram também os livros mercantis: diário, razão e sobre a autenticação deles; livros sobre registros de operações: aquisição, permuta, sociedade, etc.; sobre contas em geral: como abrir e como encerrar contas de armazenamento, lucros e perdas, sobre arquivamento de contas e documentos.
-
Fundado em Veneza, Itália, o primeiro agrupamento profissional de contadores.
-
No Brasil, por volta de 1754, ainda como Colônia de Portugal, iniciou-se a formação profissional na área contábil, quando foi autorizada a criação do curso “Aulas de Comércio”
-
Foi expedida por Dom José, rei de Portugal, a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil. Esta regulamentação exigia como obrigatoriamente, o registro de matricula daqueles que trabalhavam na área.
-
Em 1808 a Família Real trouxe ao Brasil o aparato da Corte e o consequente aumento dos gastos públicos, promoveu a abertura dos portos e o surgimento de novos negócios, incrementou a atividade colonial e exigiu um melhor aparato fiscal.
-
Primeira regulamentação brasileira da profissão contábil, por meio do decreto imperial 4.475. Foi reconhecida oficialmente a Associação dos Guarda-Livros da Corte, considerada como a primeira profissão liberal regulamentada no país.
-
O Senado do estado de Nova York, outorga reconhecimento legal à profissão do Contador Publico.
-
1902 – criação da Escola de Comércio Álvares Penteado, em São Paulo, adotando basicamente técnicas da escola italiana e alemã (registro das operações financeiras ocorridas em uma empresa).
-
O Instituto Americano de Contadores adota um Código de Ética Profissional
-
Enquanto declinavam as escolas europeias, floresciam as escolas norte-americanas com suas teorias e práticas contábeis, favorecidas não apenas pelo apoio de uma ampla estrutura econômica e política, mas também pela pesquisa e trabalho sério dos órgãos associativos.
-
O imposto de renda foi instituído no Brasil por força do artigo 31 da Lei nº 4.625 de 31 de dezembro de 1922, que orçou a Receita Geral da República dos Estados Unidos do Brasil para o exercício de 1923,
-
Vincenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, pela primeira vez, definiu patrimônio como objeto da Contabilidade. O mérito incontestável de chamar atenção para o fato de que a Contabilidade é muito mais do que mero registro; é um instrumento básico de gestão.
-
Rio de Janeiro 16 a 24 de agosto de 1924, realização Conselho Federal de Contabilidade.
Associação dos Empregados do Comercio do Rio de Janeiro -
Este instituto fundado em 13 de dezembro de 1971, vigorado através de novas regras estatutárias de 01 de julho de 1982, visa ajudar na criação e divulgação das Normas e Procedimentos de Auditoria e de Contabilidade, que são sancionados pelo Conselho Federal de Contabilidade, Comissão de Valores Mobiliários e Banco Central da Brasil.
-
Em 15 de dezembro de 1976, foi publicada no Brasil a Lei 6.404, que regulamentava os princípios contábeis, com orientação internacional especialmente norteamericana.
-
CFC Nº 803/1996: "DO OBJETIVO: Art. 1º Este Código de Ética Profissional tem por objetivo fixar a forma pela qual se devem conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos assuntos relacionados à profissão e à classe."
-
Foi criado o International Accounting Standards Board (IASB) que assumiu as responsabilidades técnicas do IASC, com o objetivo de melhorar a estrutura técnica de formulação e validação dos novos pronunciamentos internacionais a serem emitidas pelo IASB com o novo nome de pronunciamentos IFRS (International Financial Reporting Standard).
-
Em 2007 com a publicação da Lei 11.638/2007 começa a convergência brasileira aos padrões internacionais IFRS.
-
O SPED tem como objetivo unificar a recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos integrantes das escriturações contábil e fiscal das Pessoa Jurídica, através de um fluxo computadorizado de informações. O SPED também visa facilitar a fiscalização, integrando informações de interesse dos governos federal e estadual.
-
O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).