-
Atribuem-se a Arquimedes a invenção do parafuso sem fim, da espiral ou parafuso de Arquimedes (aparelho para elevar água por meio de um tubo enrolado em hélice à volta de um cilindro giratório sobre o seu eixo), de diversas combinações de roldanas para levantar pesos, da roda dentada, relação da circunferência com o diâmetro (o número pi), a quadratura da parábola, as propriedades das espirais, etc.
link: http://pensador.uol.com.br/autor/arquimedes/biografia/ -
Apolónio de Perga ficou conhecido como "O Grande Geómetra", tendo deixado uma vasta obra, que em muito contribuiu para o desenvolvimento da Matemática, apesar de se terem perdido vários dos seus trabalhos ao longo dos anos. O seu trabalho mais importante, Cónicas, introduziu termos que hoje em dia nos são bastante familiares, tais como parábola, hipérbole ou elipse.
link: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm15/apolonio.htm -
Os Elementos são, depois da Bíblia, provavelmente o livro mais reproduzido e estudado na história do mundo ocidental. Foi o texto mais influente de todos os tempos, tão marcante que os sucessores de Euclides o chamavam de "elementador". Esta obra é considerada um dos maiores best-sellers de sempre. Obra admirada pelos matemáticos e filósofos de todos os países.
link:http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/euclides/elementoseuclides.htm -
Este grande filósofo grego, filho de Nicômaco, médico de Amintas, rei da Macedônia, nasceu em Estagira, colônia grega da Trácia, no litoral setentrional do mar Egeu, em 384 a.C. Aos dezoito anos, em 367, foi para Atenas e ingressou na academia platônica, onde ficou por vinte anos, até à morte do Mestre. Aristóteles faleceu, após enfermidade. Tinha pouco mais de 60 anos de idade.
link: http://www.mundodosfilosofos.com.br/aristoteles.htm -
Alexandria foi uma cidade importante ao ponto de merecer a intervenção de grandes homens de diferentes civilizações, como Pompeu, outros romanos e gentes de outros quadrantes, mas a sua fama está na sua Biblioteca e na propagação do Helenismo.
link: http://quico97.no.sapo.pt/page8.htm -
Filósofo grego nascido em Cnido, península de Resadiye, na Jônia, o mais célebre matemático, astrônomo e importante autor grego da Academia de Platão, citado enfaticamente nas obras de Euclides, Arquimedes e Aristóteles. Decidido a encontrar a sabedoria, mudou-se para Atenas atraído pela fama de Platão e sua escola e humildemente foi acolhido como aluno na Academia.
link: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/EudoxioC.htm -
Pitágoras não deixou nenhum registro escrito, e sendo sua sociedade secreta, certamente existe muito sobre ele que foi perdido após a morte de seus discípulos. Difícil hoje dizer o que ao certo foi obra de pitágoras e o que foi obra de seus discípulos, uma vez que a figura de pitágoras e a figura da filosofia pitagórica são indivisíveis hoje. A obra mais famosa de Pitágoras seja seu teorema, relacionando os lados de um triângulo equilátero.
link: http://www.exatas.com/matematica/pitagoras.html -
Proclo, Laércio e Plutano atribuem a Tales não só a transplantação de conhecimentos matemáticos do Egipto para a Grécia, mas ainda à descoberta de várias proposições isoladas relativas às paralelas, aos triângulos e às propriedades do círculo, não apresentando nenhuma sequência lógica, mas com demonstrações dedutivas. Poderá dizer-se que Tales deu a essas matemáticas uma característica que se conserva até hoje, o conceito de "demonstração ou prova".
link: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm28 -
Platão era um entusiasta da Matemática. Os grandes matemáticos do seu tempo, ou foram seus alunos, ou seus amigos. Para Platão a Matemática é, antes de mais, a chave da compreensão do universo.Platão sempre considerou que a ciência dos números ou aritmética se encontra acima de muitas outras que eram tidas como essenciais para as artes profissionais.
link: http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/seminario/platao/platao.htm -
Eratóstenes é mais conhecido por ter calculado o tamanho da Terra, conclusão a que chegou usando um método engenhoso. Ele sabia que o Sol fica mais alto ao meio-dia de 22 de junho, o solstício de verão. Nessa hora especial, uma vara vertical projeta a menor sombra. Se o sol estiver diretamente acima, a vara não projeta sombra nenhuma.
link: http://www.ahistoria.com.br/eratostenes/