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Abertuta
As primeiras iniciativas do uso dos computadores e tecnologias de comunicação geraram impactos nos diferentes projetos que hoje vemos disseminados por todo o país. Compare as propostas inciais de uso de informática educativa com as que você conhece hoje. O que mudou? -
Marcio Antonio
muitos projetos foram criados inicialmente no país a partir de seminários e encontros de informática, havendo então a necessidade de inserção do computador no processo de ensino e aprendizagem, analisando as suas potencialidades, limitações e viabilidades. Dentre algumas propostas do uso da informática educativa, estão a preservação da função do professor e o investimento na área de informática paralelo ao investimento da educação básica. Dessa forma, o professor ainda permanece como o mediador -
Roxelle
O uso da informática nas escolas aconteceu com mais frequencia nos últimos anos, por conta da queda do preços dos computadores.
Os primeiros estudos voltados para o tema datam de 1979. Porém, em 1981 acontece no Brasil o I Seminário Nacional de Informática na Educação, com o apoio do MEC e do CNPq.
O principal objetivo da inserção da informática na educação naquela época era com o objetivo de aumentar o desenvolvimento social, econômico e político da população integrando o computador no processo -
Jocelei
Na minha opinião, os aspectos que mais mudaram foram as oportunidades disponibilizadas tanto aos professores como aos alunos, programas como o PROINFO foram de grande importância não só para a disseminação da informática mas também para a contribuição do processo de aprendizagem da educação. -
Mônica
PROINFO para saber como este programa funciona por aí. Foram disponibilizados computadores para as escolas e como fazem a manuntenção? Que pessoas trabalham com o programa? Aí está dando certo? -
Jocelei
Olha na minha cidade nosso contato com os cursos e formações são através dos NTEs em parcerias com as Secretarias Municipais e Estaduais. Você pode de repente estar se informando na escola que trabalha ou alguma que conhece. No site do programa também tem algumas informações: http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=462 -
Alessandra
Respondendo ao seu questionamento sobre outros estudiosos em informática educativa, eu também achei bastante pertinente as ideias do Valente e até o usei como referência bibliográfica no meu Texto final da primeira semana. -
Renata
No de 2005, na escola onde trabalho a informatica não fazia parte da grade curricular do aluno, entretanto, a escola possuia alguns computadores que foram doados pela uma empresa da cidade vizinha -
Renata
aqui na minha cidade esse programa está funcionando com alguns atropelos, mas está funcionando.
A quantidade de micros não é suficiente para atender uma turma toda, sendo sendo para cada aluno. Os professores trabalham com a turma toda, mas em dupla. Quanto a manutenção, ela demora para ser atendida, mas o técnico vem. -
Mônica
Aqui só vieram os computadores para algumas escolas, mas não vejo o programa andando. Capacitação para os professores nunca ocorreram. Vou me informar melhor por aqui. -
Alessandra
Comecemos pelo EDUCOM, que foi o primeiro projeto público, criado nos anos 80, a tratar da informatização educacional, este tinha o objetivo o incentivo em pesquisas educacionais e a capacitação de recursos humanos e forneceu bases para a criação de outro projeto: o PRONINFE. -
Bruna
Trabalhei 3 anos na Rede Estadual do ES, e acho que ouvi falar muito superficialmente sobre esse programa no meu primeiro ano. Gostaria de saber se os demais colegas do ES já ouviram falar e ou se já participaram deste programa. -
Bruna
Infelizmente não conheço nenhuma das alternativas citada no texto. Quando trabalhava na rede Estadual, cheguei a ouvir falar por alto, sobre PROINFO,não sei é o mesmo citado no texto, mas fiquei sabendo do curso após acabarem as inscrições. Não posso generalizar, mas nas escolas que trabalhei as pessoas responsáveis para a divulgação dos cursos oferecidos, pela Secretária Estadual, não divulgavam os mesmo. O por esse motivo os professores sempre perdiam a oportunidade de estarem atualizando. -
Bruna
Acredito que seja uma excelente ideia, mas as coisas precisam ser adequadas a nossa realidade. E antes de sair implantando projeto é necessário fornecer uma formação aos professores e também aos alunos. -
Fátima
O projeto EDUCOM , foi o primeiro projeto público que o governo ofereceu, abrangendo todo o território nacional. Esse projeto agregou diversos pesquisadores da área e teve por princípio o investimento em pesquisas educacionais. Com isso a cultura resultante da aplicação da informática na educação teve seu início com esse projeto. -
Roxelle
Concordo com a sua fala Iris. Apesar de as ferramentas computacionais ajudarem a nossa vida, o professor anda continua sendo detentor do conhecimento e o mesmo tem obrigação de dominar o conteúdo!!! -
Roxelle
Todas as escolas da rede municipal de Santa Teresa, cidade onde eu moro e trabalho, aderiram entre os anos de 2009-2012 o programa Microkids.
O programa atendia alunos de 1º ao 9º ano, uma vez por semana, no laboratório de informática, durante as aulas de arte -
Paula
Hoje nas escolas municipais que trabalho todos os alunos tem uma aula de informática por semana, e aula de aprimoramentos, como usar o pacote office de maneira correta, tem alguns professores que chegam a usar o autocad. Além de conscientiza-los do risco da internet caso não seja usada corretamente. -
Rafaela
No final da década de 90, o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) foi lançado, tendo sido uma iniciativa da secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) para introduzir a tecnologia de informática na rede pública de ensino. -
Rafaela
Na minha cidade há o projeto Prouca, aonde disponibiliza um computador por aluno, varias escolas já receberam os computadores, porem o curso para os professores começou porem não foi para frente, e por causa da falta de vontade politica já faz mais de um ano que há vários notebooks parados nas escolas. -
Lucia
com as novas tecnologias as informações vão sendo repassadas cada vez mais rapidamente. é notório que como uso dos computadores as informações cheguem com maior facilidade, principalmente aos alunos que passam grande parte do tempo na frente dos computadores. O lamentável é que grande parte dos alunos tem acesso as estas tecnologias e não as usa para seu aperfeiçoamento educacional. -
Alessandra
Como podemos observar as propostas são boas, mas realmente tem que acontecer, não basta colocar no papel e esperar que os objetivos e metas se executem sozinhos.
Tem que haver comprometimento de todos. Cada um em sua competência, pois se assim for o resultado acontece, e o resultado final é uma melhor qualidade de ensino para nossos alunos. -
Monica
Não tivemos nenhum curso de computação para capacitar professores, mesmo nosso município tendo o PROINFO (alguns computadores vieram), nada mais foi feito. Quanto estar preparado para orientar os alunos posso te falar que não, não me sinto segura, mas o que sei (pesquisar, principalmente é fácil dar as dicas) tenho sugerido para os alunos. Agora, verificar se eles estão aproveitando é difícil, pois não tenho como acompanhar. E com certeza, muitos programas são implantados sem o devido cuidado. -
Jocelei
Boa tarde Iris... Então respondendo a sua pergunta, já participei de todos que foram oferecidos a nível de extensão, Introdução a Educação Digital, Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs e Elaboração de Projetos, só não fiz mesmo o que é oferecido a nível de especialização. -
Celso
Identifiquei três pontos que considero muito importantes para que se consiga uma maior disseminação do USO de computadores nas escolas, são eles:
1) Formação Acadêmica: embasamento de informática no currículo;
2) Preço de Equipamentos: precisa ter condições de adquirir
3) Infraestrutura:aquisição de equipamentos e softwares e acesso a internet banda larga com qualidade.