-
Inicia-se na Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) os primeiros estudos sobre a Informática na Educação
-
Acontece o I Seminário sobre o Uso de Computadores no Ensino da Física, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) em parceria com a University of Dartmouth. Iniciando-se o Processo de inserção das TIC no espaço educacional brasileiro, a partir de políticas públicas.
-
Inicia-se na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) os primeiros estudos sobre informática na educação.
-
Inicia-se na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) os primeiros estudos sobre informática na educação.
-
São intensificados, na UNICAMP, os estudos e pesquisas a partir da visita de Seymour Papert e Marvin Misky.
-
Ida de pesquisadores brasileiros ao Massachusetts Institute Tecnology para início dos estudos e projetos utilizando os computadores na educação na linguagem LOGO
-
A UFRGS, institui o laboratório de Estudos Cognitivos (LEG / UFRGS) e a UNICAMP cria o Núcleo Interdisciplinar de Informática Aplicada a Educação (NIED / UNICAMP)
-
Nos anos de 1981 e 1982, foram realizados dois eventos de grande importância para o debate: I Seminário Nacional de Informática na Educação na Universidade de Brasília (UNB),e o II Seminário Nacional de Informática na Educação na Universidade Federal da Bahia (UFBA), deles, nasceu a proposta de montagem do Projeto EDUCOM.
-
É criada uma comissão especial vinculada a SEI e inicia-se a estruturação do Projeto EDUCOM. O projeto foi desenvolvido em cinco centros-piloto: UFPE, UFMG, UFRJ, UFRGS, e na UNICAMP.
-
Criado o Projeto FORMAR I, visando capacitar os professores para a utilização das TIC, conseguindo capacitar 150 professores.A proposta era a estruturação de um curso de especialização sobre o uso da informática na prática educativa para professores das diversas regiões geográficas do país.
-
Com o intuito de ampliar o número de multiplicadores nas diversas regiões do país, é instituído o FORMAR II. Capacitando apenas 48 profissionais da educação em virtude da distância do local de treinamento.
-
É Criado o Programa Nacional de Informática na Educação PROINFO, em substituição ao PRONINFE que durante grande parte dos anos 90, determinou as diretrizes para a informática na Educação.
-
Nesses 30 anos, o Brasil vem buscando implantar a tecnologia da informática no processo pedagógico do sistema educacional público, enfrentando muitas dificuldades financeiras, técnicas, humanas, etc.
-
Criado o E – PROINFO, baseado em educação a distância, a partir da utilização do Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (ECA). Este programa de Mídias na educação, visava propiciar a formação continuada de professores para uso pedagógico de diversas TIC, como rádio, TV e Vídio, Informática e Impressos.
-
Criado o PROINFO INTEGRADO, quando o PROINFO é alterado no governo do presidente Luís Inácio da Silva (Lula) e passa a possibilitar a inserção das tecnologias na educação e a capacitação dos professores e gestores para utilizarem-se das mesmas.
-
O Projeto UCA, Um Computador por Aluno, inicia suas atividades a partir de cinco escolas brasileiras. Pretendendo massificar a utilização das TIC no espaço escolar, aumenta o número de escolas para 300 unidades passando a capacitar os professores e gestores para a utilização de laptops em práticas educativas.