-
ENSINO INFORMAL DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA.
-
OS JESUITAS INICIAM O PERÍODO DE EDUCAÇÃO AOS INDIOS.
-
OS JESUITAS DA CIA DE JESUS EM PIRATININGA - SÃO PAULO INAUGURAM A PRIMEIRA ESCOLA . NA ÉPOCA CONSTRUIDA DE PAU-A-PIQUE. A FOTO ATUAL INDICA O LUGAR ORIGINAL DA ESCOLA.
-
COM A CHEGADA DOS ESCRAVOS AFRICANOS, A LÍNGUA PORTUGUESA, SOBRE INFLUÊNCIAS.
-
PUBLICAÇÕES DE GRAMÁTICAS E DICIONÁRIOS.
-
PORTUGAL PROIBIU A LÍNGUA TUPI. FORTALECENDO A LÍNGUA PORTUGUESA.
-
ENSINO DA LÍNGUA FRANCESA NA CORTE IMPERIAL
-
O CONSELHEIRO CORNELIO FERREIRA FRANÇA, DEPUTADO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, SUGERE QUE AS PROVÍNCIAS DEVERIAM DISPOR DE UM PROFESSOR DE PRIMEIRAS LETRAS PARA SURDOS E CEGOS.A PROPOSTA VEIO A EFETIVAR-SE SÓ A PARTIR DA DECADA DE 1850.
-
ATRAVÉS DO ATO ADICIONAL DE 06 DE AGOSTO DE 1834 (DESCENTRALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO) ,SURGIU A PRIMEIRA ESCOLA NORMAL DO BRASIL, EM NITEROI. FORMANDO EDUCADORES PARA O MAGISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PRIMARIA. IMAGEM DA BANDEIRA DO BRASIL IMPERIO.
-
POR INICIATIVA DE BERNARDO DE SÄ NOGUEIRA DE FIGUEIREDO - O MARQUES DE SÄ DA BANDEIRA. CRIANDO A ESCOLA DO EXÉRCITO NO BRASIL.
-
NO RIO DE JANEIRO ONDE FUNCIONAVA O SEMINARIO SÃO JOAQUIM. EM 1837,O MINISTRO DA JUSTIÇA E INTERIN'O BERNARDO PEREIRA DE VASCONCELLOS, CRIA POR DECRETO O COLÉGIO D. PEDRO II. PRIMEIRO COLÉGIO DE INSTRUÇÃO SECUNDÁRIA OFICIAL DO BRASIL.
-
A CONVITE D. PEDRO II
-
COM APOIO D. PEDRO II HUET FUNDA IMPERIAL INSTITUTO DOS SURDOS-MUDOS. ATRAVÉS DA LEI 939 ( OU 839). SEGUNDO RELATADO NO DIARIO DA PRINCESA ISABEL, SEGUNDA FILHA DE D.PEDRO II, SEU MARIDO O PRINCIPE GASTÃO DE ORLEANS, O CONDE `EU ERA SURDO.
-
O GOVERNO BRASILEIRO DETERMINA QUE O IMPERIAL INSTITUO DE SURDOS - MUDOS, PASSARIA A SER UM ASILO, PARA SURDOS. ASSUMINDO A DIREÇÃO O SR. TOBIAS LEITE.
-
FLAUSINO JOSE DA GAMA PUBLICA "ICONOGRAFIA DOS SIGNAES DOS SURDOS-MUDOS. PRIMEIRO DICIONÁRIO DE LÍNGUA DE SINAIS DO BRASIL. FLAUSINO EX-AKUNO DA PRIMEIRA ESCOLA DE SURDOS DO BRASIL - RIO DE JANEIRO.FUNDADA EM 26/09/1857 (ATUAL INES)
-
PROIBIÇÃO DA LÍNGUA GESTUAL NAS ESCOLAS. UM MARCO OBSCURO NA HISTÓRIA, REPRIMINDO SUA CULTURA E LÍNGUA MATERNA, EM DETRIMENTO DA EDUCAÇÃO ORALISTA. TODOS OS PAÍSES ADOTARAM O MÉTODO ORAL, COM EXCEÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS.
-
APÓS CONGRESSO DE MILÃO DE 188O. PASSA A VIGORAR A FILOSOFIA DO ORALISMO.
-
EM DEZEMBRO DE 1882 - CONVOCADO PELO IMPERADOR D.PEDRO II. O CONGRESSO DISCUTIU A TEMÁTICA; EDUCAÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA". DENTRE AS PROPOSTAS HOUVE A SUGESTÃO DE CURRICULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA CEGOS E SURDOS.
-
IMPLANTAÇÃO MÉTODO ORALISMO NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS. A LÍNGUA DE SINAIS ERA PROIBIDA.NO ENTANTO,A PEDIDO DO GOVERNO BRASILEIRO, PROFESSOR MOURA VISITA O INSTITUTO FRANCES DE SURDOS. CONCLUINDO QUE ORALISMO NÃO ERA ADEQUADO A TODOS OS SURDOS.
-
JOÃO BRASIL SILVADO Jr. FUNDA A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE SURDOS-MUDOS.
-
NO PERÍODO 1923 A 1929 CRIADO NO BRASIL PRIMEIRA ASSOCIAÇÃO DE SURDOS. MARCO IMPORTANTE NA LUTA PELOS DIREITOS DA COMUNIDADE.
-
EM CAMPINAS SÃO PAULO INTERNATO PARA MENINAS SURDAS
-
UM GRUPO DE EX-ALUNOS DO INES FUNDA A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRAS DE SURDOS-MUDOS NO RIO DE JANEIRO.
-
CRIADO EXTERNATO FEMININO COM OFICINAS DE BORDADO E COSTURA.
-
APÓS A REFORMA FRANCISCO CAMPOS, FOI IMPLANTADA A FACULDADE DE LETRAS EM SÃO PAULO. CONSIDERADA DE SUMA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DO ENSINO DAS LÍNGUAS VIVAS NO BRASIL. DECRETO 19.851, DE 11 DE ABRIL DE 1931.
-
FORMADO NA ESCOLA DE BELAS ARTES RECEBE OS PREMIOS: MEDALHA DE PRATA (ESCULTURA MENINO SORRINDO); MEDALHA DE OURO (ESCULTURA ICARO) E VIAGEM A EUROPA (ESCULTURA PARAGUASSU)
-
ADOÇÃO DA METODOLOGIA DE ENSINO DOS ESTADOS UNIDOS (EUA) NA EDUCAÇÃO SURDOS (ORALISMO).
-
PROMULGADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA EURICO GASPAR DUTRA. REGULAMENTAÇÃO DO CURSO NORMAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA SURDOS-MUDOS.
-
ATRAVÉS DO DECRETO NÚMERO 26.974 DE 28/07/1949. FOMENTA A ALFABETIZAÇÃO DOS SURDOS-MUDOS EM TODO O TERRITORIO NACIONAL.
-
PRIMEIRO CURSO NORMAL PARA PROFESSORES DE SURDOS NO BRASIL CRIADO PELO INSTITUTO NACIONAL DOS SURDOS-MUDOS.O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) PROMOVEU A INSTALAÇÃO DE CURSOS ESPECIALIZADOS PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
-
CRIAÇÃO DO PRIMEIRO CURSO NORMAL PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESPECIALIZADOS NOS CASOS DE SURDEZ.
-
COM SEDE NA FINLÂNDIA A WORLD FEDERATION OF THE DEAF TEVE GRANDE INFLUÊNCIA NAS NAÇÕES UNIDAS ,NA CONQUISTA DE DIREITOS, PARA A COMUNIDADE SURDA.
-
O PRIMEIRO PADRE SURDO DO BRASIL. APÓS TRES ANOS DE ESPERA, VICENTE Ë ORDENADO. APÓS LIBERAÇÃO DO PAPA DA LEI DIREITO CANÔNICO. ANTES ERA PROIBIDO A UM SURDO EXERCER TAL FUNÇÃO ECLESIÁSTICA.
-
FUNDAÇÃO DO PRIMEIRO JARDIM DE INFÂNCIA PARA CRIANÇAS SURDAS NO (INES).
-
CRIAÇÃO DO CURSO DE ARTES PLÁSTICAS PARA SURDOS
-
MUDANÇA DE NOMENCLATURA - APÓS DECRETO LEI NÚMERO 3.198, O IMPERIAL INSTIRUTO PASSA A CHAMAR-SE : INES - INSTITUTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DOS SURDOS.
-
STOKOE PUBLICOU LINGUAGE STRUCTURE; NA OUTLINE OF THE VISUAL COMMUNICATION SYSTEM OF THE AMERICAM DEAF. AFIRMOU QUE ASL TEM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DA LÍNGUA ORAL.
-
NO RIO DE JANEIRO Ë PUBLICADO SEU LIVRO: ATË ONDE VAI O SURDO.
-
PUBLICAÇÃO DAS LEIS E DIRETRIZES BÁSICAS DA EDUCAÇÃO
-
A FILOSOFIA DA COMUNICAÇÃO TOTAL
-
NOVA LDB PROMULGADA.
-
CRIADA A FENEIDA - FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS.
-
EMENDA CONSTITUCIONAL NÚMERO 12 DE 18 DE OUTUBRO DE 1978 - EM SEU ARTIGO ÚNICO : ASSEGURA AOS DEFICIENTES A MELHORIA DE SUA CONDIÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA.
-
CRIADA A COMISSÃO DE LUTA PELOS DIREITOS DOS SURDOS
-
A FEDERAÇÃO MUNDIAL DE SURDOS - WFD TEVE GRANDE INFLUÊNCIA NA DECISÃO DA UNESCO, EM 1984, NO RECONHECIMENTO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO LÍNGUA NATURAL DOS SURDOS.
-
FUNDAÇÃO DA CBDS EM SÃO PAULO.
-
DIVULGAÇÃO DOS ESTUDOS DA LÍNGUA AMERICANA DE SINAIS (ASL) PELA GALLAUDET UNIVERSITY.
-
FUNDAÇÃO DA FEDERAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E INTEGRAÇÃO DOS SURDOS
-
ACESSIBILIDADE PARA SURDOS
-
ATRAVÉS DE UM PROJETO DE LEI DA SENADORA BENEDITA DA SILVA, DEU-SE INICIO A CONQUISTA DA LEGALIZAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DA LIBRAS, EM ÂMBITO FEDERAL.
-
NO RIO DE JANEIRO FENEIS INAUGURA SUA SEDE PRÓPRIA.
-
SURDOS DE TODO O PAÍS REUNIRAM-SE NA FENEIS E VOTARAM PARA ELEGER O NOME DA LÍNGUA DE SINAIS DOS SURDOS DO BRASIL - LIBRAS (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS).
-
PUBLICAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES E BASES NÚMERO 9394 EM VIGOR.
-
REDE GLOBO NO JORNAL NACIONAL - LANÇA A EXIBIÇÃO DE LEGENDAS NA TELEVISÃO.
-
PUBLICADA A PRIMEIRA REVISTA DA FENEIS.
-
CONGRESSO LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO BILINGÜE PARA SURDOS
-
TREINAMENTO INÉDITO PARA PROFESSORES SURDOS EM BRASILIA. ALI 76 TIVERAM TREINAMENTO PARA EXERCEREM SEU OFÍCIO NA REDE OFICIAL DE ENSINO DO
DF. EXPERIÊNCIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). -
PROFESSOR FERNANDO CESAR CAPOVILLA LANÇA O PRIMEIRO DICIONÁRIO DE LIBRAS. ELEBORADO A PARTIR DOS INFORMANTES SURDOS DA FENEIS.
-
OFICIALIZAÇÃO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
-
LIBRAS COMO DISCIPLINAR CURRICULAR NOS CIURSOS DE LICENCIATURA
-
INCLUSÃO DE LIBRAS COMO DISCIPLINA CURRICULAR - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INSTRUTORES DE LIBRAS -ACESSO DE PESSOAS SURDAS À EDUCAÇÃO.
-
PRIMEIRO SEMINARIO PARA DISCUTIR O DECRETO 5626/2005, FOI REALIZADO NAS FACULDADES INTEGRADAS DO RIO BRANCO EM SÃO PAULO. A FENEIS TEVE PARTICIPAÇÃO.
-
PRIMEIRO VESTIBULAR PARA LICENCIATURA EM LETRAS-LIBRAS. ATRAVÉS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC. COM A PARTICIPAÇÃO DE NOVE POLOS EM DIFERENTES ESTADOS BRASILEIROS.
-
UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA CATARINA - UFSC REALIZA VESTUBULAR PARA: LICENCIATURA EM LETRAS/LIBRAS E BACHARELADO EM LETRAS/LIBRAS. COM 15 POLOS.
-
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS - LIBRAS.
-
MOVIMENTO CONTRA FECHAMENTOS DAS ESCOLAS ESPECIAIS: INSTITUTO BENJAMIM CONSTANT - IBC (PARA CEGOS) E COLÉGIO DE APLICAÇÃO DO INES (PARA SURDOS) COM APOIO DAS APAES. REALIZADO EM BRASILIA.
-
MOVIMENTO SURDO A FAVOR DA EDUCAÇÃO E DA CULTURA SURDA - DEFENDENDO A IMPLANTAÇÃO DAS ESCOLAS BILINGÜES.
-
DIREITO ALCANÇADO PELA COMUNIDADE SURDA NO BRASIL DE TEREM INTÉRPRETES NAS ESCOLAS PÚBLICAS, PRIVADAS E OUTROS ESPAÇOS. GARANTIDOS PELO DECRETO 5.526/2005 E A LEI 12.319/2010.
-
O MOVIMENTO SURDO EM FAVOR DA EUCAÇÃO E CULTURA SURDA. DEFENDENDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E SEU DIREITO DE ESCOLHA, TENDO COMO BASE, OS DIREITOS HUMANOS, LINGUÍSTICOS E CULTURAIS DA COMUNIDADE SURDA. OCORREU ATIVIDADES EM TODOS ESTADOS DO BRASIL.
-
ANUALMENTE A COMUNIDADE SURDA COMEMORA A CONQUISTA DE SEUS DIREITOS.