Captura de ecrã de 2024 03 19 14 57 32

A emergência da Educação ambiental no Brasil e no mundo - Linha do tempo

  • Aspectos históricos de uma crítica ambiental

    Aspectos históricos de uma crítica ambiental
    A discussão dos problermas ambientais não é recente. Há tempos a crítica ambiental, sobretudo de intelectuais, já eram retratadas em manifestações artísticas e culturais, a exemplo da tela de Émile Taunay, intitulada "Vista de um mato virgem que está se reduzindo a carvão" (1879).
  • Period: to

    Segunda Guerra Mundial

    A segunda Guerra Mundial representou um momento de conflito entre nações ocasionado pela ascensão de governos totalitários.
  • Criação da Organização da Nações Unidas

    Criação da Organização da Nações Unidas
    Com os desdobramentos do final da segunda Guerra Mundial foi criada, em 24 de outubro de 1945, a Organização das Nações Unidas - ONU. O fato se deu a partir da após a conferência de São Francisco, em 25 de abril de 1945, onde estiveram reunidos mais de 50 representações mundiais. A carta da ONU foi assinada em junho do mesmo ano, após a conferência.
    https://unric.org/pt/historia-da-onu/
  • O grande Smog de Londres

    O grande Smog de Londres
    Durante 5 dias, em Dezembro de 1952, a cidade de Londres foi acometida de uma grande fumaça ocasianada por fatores da poluição e mudanças ambientais da capital. O evento levou a morte entre 4 e 12 mil londrinos e os efeitos desse desastre ambiental alterou profundamente as politicas ambientais e de saúde no País. (1) file:///home/dieguito/Transfer%C3%AAncias/the_great_london_smog_of_1952.34.pdf
    (2) https://encurtador.com.br/mLMP7
  • Period: to

    Ecologismos, movimentos sociais e pacifistas

    Crescimento do ecologismo influenciado pelos primeiros
    movimentos pacifistas, como o hippie e da contracultura; o feminista, exigindo a liberação sexual e o uso da pílula; o movimento negro contra o racismo; e as manifestações contra a irracionalidade da corrida armamentista e nuclear.
  • Rachel Carson publica o livro Primavera Silenciosa

    Rachel Carson publica o livro Primavera Silenciosa
    Em 1962, a bióloga marinha, Rachel Carson, publica o livro primavera silenciosa, onde crítica o uso do DDT como pesticida nos EUA. O livro será um importante influenciador do movimento ambientalista no mundo e, consequentemente, da educação ambiental.
  • The Keele Conference on Education and the Countryside - Universidade de Kelle

    Historicamente, a expressão educação ambiental (environmental education) foi utilizada pela primeira vez no evento de educação The Keele Conference on Education and the Countryside, promovido pela Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, no ano de 1965. No evento em questão, a concepção de educação ambiental estava interligada aos princípios básicos da ecologia e de conservação, revelando indícios de confusão com o ensino de Ecologia.
  • Simpósio Internacional sobre educação em Matéria de Conservação

    Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU)
  • Criação do Conselho para a educação ambiental

    O conselho reuniu mais de 50 organizações voltada para temas de educação e meio ambiente. Com tais discussões ao entorno da temática socioambiental, a educação ambiental começa a ser difundida no fi nal dos anos da década de 1960
  • Criação da sociedade para Educação ambiental

  • Journal Enviromental Education

    Journal Enviromental Education
  • Publicação do relatório os limites do crescimento

    Publicação do relatório os limites do crescimento
    Elaborado pelo Clube de Roma, uma importante entidade formada por representantes de vários países europeus, cujo objetivo era..., o documento demonstrava a insustentabilidade do modelo de desenvolvimento e alertava para a emergente crise ambiental, com o esgotamento dos recursos não renováveis do planeta, se a população mundial, a produção industrial e a utilização dos recursos naturais continuassem crescendo.
  • Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano ou Conferência de Estocolmo

    Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano ou  Conferência de Estocolmo
    A ONU se reuniu entre os dias 05 e 10 de junho de 1972, em Estocolmo (Suécia), para discutir o desenvolvimento econômico em contraposição ao meio ambiente, ainda que numa perspectiva antropocêntrica. Na ocasião elaboraram a Declaração de Estocolmo sobre o Ambiente Humano. (https://legal.un.org/avl/ha/dunche/dunche.html), onde se recomendou a criação do Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA) e criou o Programa das Nações Unidas para o Meio ambiente (PNUMA).
  • Encontro Internacional de Educação Ambiental

    Encontro Internacional de Educação Ambiental
    Como uma resposta à conferência de Estolcomo, em 1975, entre os dias 12 e 22 de outubro, a Unesco realizou em Belgrado, Iugoslávia, o Encontro Internacional de Educação Ambiental. Produz-se a Carta de Belgrado, um dos mais importantes documentos da década que chamava atenção mundial para necessidade de uma nova ética ambiental declara como meta da educação ambiental desenvolver consciência do ambiente total. Carta de Belgrado: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CBelgrado.pdf
  • Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental ou Conferência de Tbilisi

    Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental ou Conferência de Tbilisi
    Realizada em Tbilisi (14 a 26/10/1977), na Antiga União Soviética, esta conferência foi organizada em parceria entre a UNESCO e o Programa de Meio Ambiente da ONU – PNUMA, onde estabeleceram os princípios orientadores da EA e sistematizaram seus objetivos, princípios e estratégias. Avanço na compreensão da complexidade do meio ambiente, resultante da integração de seus aspectos biológicos, físicos, sociais, econômicos e culturais. https://www.youtube.com/watch?v=ljDUKgL1sUI&t=256s
  • LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981

    Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. A partir daí, as disposições legais referentes à proteção ambiental apresentaram maior fôlego, culminando na Constituição Federal de 1988, que dedicou um capítulo inteiro ao tema. LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981
    https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm
  • Period: to

    Comissão Mundial de Meio ambiente e Desenvolvimento

    Criada pela ONU, a comissão tinha por objetivo examinar os problemas ambientais e desenvolvimento no âmbito planetário, além de formular propostas para orientar as relações internacionais, as políticas e as ações de mudanças necessárias nesse campo.
  • Publicação de Nosso futuro comum/Relatório Brundtland

    Publicação de Nosso futuro comum/Relatório Brundtland
    Conhecido também como relatório Brundtland (referente à primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland), afirmava que a definição dos objetivos do desenvolvimento econômico e social deveria levar em conta sua sustentabilidade em todos os países, desenvolvidos ou em desenvolvimento. Apresentou o conceito de desenvolvimento sustentável como “aquele que
    atende às necessidades presentes sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades”
  • Congresso Internacional sobre Educação e Formação relativas ao Meio Ambiente - UNESCO/PNUMA (17 a 21/agosto)

    Realizada na cidade de Moscou, onde se avaliou as conquistas e dificuldades na área de EA. Houve o reconhecimento da importância da inclusão da EA nos sistemas educacionais mundiais. O documento final do evento "Estratégia Internacional de Ação em Matéria de Educação e Formação Ambiental para o Decênio de 1990" enfatizou a necessidade de formação de recursos humanos para atuar na EA formal e não formal e recomendou a inclusão da dimensão ambiental nos currículos de todos os níveis de ensino.
  • Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) Rio 92

    Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) Rio 92
    O evento reuniu mais de 30 mil pessoas. Objetivos: examinar a situação ambiental mundial desde 1972 e suas relações com o estilo de desenvolvimento vigente; estabelecer mecanismos de transferência de tecnologias não-poluentes aos países subdesenvolvidos; examinar estratégias nacionais e internacionais para incorporação de critérios ambientais ao processo de desenvolvimento; estabelecer um sistema de cooperação internacional para prever ameaças ambientais e prestar socorro em casos emergenciais.
  • Documentos gerados na rio 92

    Documentos gerados na rio 92
  • Tratado de Educação Ambiental para a Responsabilidade Social e as Sociedades Sustentáveis

    Tratado de Educação Ambiental para a Responsabilidade Social e as Sociedades Sustentáveis
    Criado no evento paralelo a Rio 92, o Fórum das ONGs e Movimentos Sociais, o tratado manteve as orientações de Tbilisi e incorporou as questões sociopolíticas na proposta de educação ambiental, afirmando o caráter crítico, político e emancipatório dessa prática educativa. O documento propôs a substituição do conceito de desenvolvimento sustentável pelo de sociedades sustentáveis, “construídas a partir de princípios democráticos em modelos participativos de educação popular e gestão ambiental.
  • I Congresso Ibero-americano de Educação Ambiental

  • Conferência Internacional sobre Meio Ambiente e Sociedade: Educação e Conscientização Pública para a Sustentabilidade

    Realizado em Thessaloniki, na Grécia, gerou o tratado de mesmo nome, onde propôs ações de EA baseadas nos conceitos de ética e sustentabilidade, identidade cultural e diversidade, mobilização e participação, além de práticas interdisciplinares” (brasil, 2008b, p.17), bem como reforçava a necessidade de formação de professores, de produção de material didático e de políticas públicas integradas.
    Declaração: https://antigo.mma.gov.br/destaques/item/8070-declara%C3%A7%C3%A3o-de-thessaloniki.html
  • IV Fórum de Educação Ambiental e I Encontro da Rede de Educadores Ambientais - Vitória - ES

  • I Conferência Nacional de Educação Ambiental - Brasilia

  • Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo)

  • Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio + 10

    Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável - Rio + 10
    O tema central da Conferência, que contou com a participação de 193 países, foi a economia verde “como uma potencial solução para os desafios do desenvolvimento sustentável” (guimarães; fontoura, 2012, p. 519) e da erradicação dapobreza.
  • Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)

    Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20)
    Ocorrido no Rio de Janeiro/Brasil, em 2012. Idealizado como o maior evento da década, tinha como objetivoavaliar os avanços e retrocessos na implementação das decisões da Rio-92. O tema central da Conferência, que contou com a participação de 193 países, foi a economia verde “como uma potencial solução para os desafios do desenvolvimento sustentável” (guimarães; fontoura, 2012, p. 519) e da erradicação da pobreza.
  • Agenda 2030 para o Desen- volvimento Sustentável na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável

    Agenda 2030 para o Desen- volvimento Sustentável na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável
    Adotada por 193 países