-
-
A Educação Ambiental começou a ser pensada quando, em 1962, Rachel Carson, zoóloga norte-americana, publicou o livro The Silent Spring (A primavera silenciosa), que tratava dos problemas do uso e da confiança da humanidade no DDT, um poderoso pesticida usado na agricultura.
-
Foi nesta conferência que o termo "Educação Ambiental" foi utilizado pela primeira vez.
-
Foi realizado o "Estudo comparativo sobre o meio ambiente nas escolas", ealizadopelaOficina Internacional de Educação de Genebra, compreendendo a EA como um tema complexo e interdisciplinar. Este estudo foi submetido em 79 países membros da ONU.
-
Desta conferência das Nações Unidas surgiu a "Declaração sobre o Meio Humano". Ao afirmar que o homem é, por sua vez,obra e artífice do meio que o rodeia,o dito documento proclama algumas questões básicas que permeiam toda a política ambiental posterior. Mais informações: http://www.comscientia-nimad.ufpr.br/2006/01/artigos/maria_novo_a_educacao_ambiental.pdf
-
Criado pela UNESCO, este programa possibilitou a ascensão das ONGs. Também aconteceu o Simpósio
Internacional de Educação Ambiental, Belgrado que deu
origem a Carta de Belgrado, proposta de uma nova ética global.A principal razão da criação do PNUMA foi de favorecer a coordenação entre organizações nacionais e internacionais e estimulá-las para que dêm ao meio ambiente a importância que merece em suas deliberações. -
Marca o surgimento da Educação Ambiental (EA) a nível mundial, através da I Conferência Intergovernamental sobre EA - na qual foram elaborados princípios, estratégias e ações orientadoras da EA.
-
Problemas ambientais se acentuam pelo mundo, tais como os acidentes de Bupal (Índia), Chernobyl (Ucrânia) e
Alasca (EUA). No Brasil, Cubatão ficou conhecido como o "Vale da Morte", a cidade mais poluída do mundo. -
Também nomeada de Comissão Brundtland, foi gerado o relatório “Nosso Futuro Comum”, que traz 3 pilares para o
Desenvolvimento Sustentável: Crescimento econômico, social e ambiental.“O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.” -
Constituição de 1988 no Brasil. Valorização dos movimentos da sociedade civil organizada. O Capítulo VI, dedicado ao Meio Ambiente, traz no Art° 225 a obrigação da promoção da EA em todos os níveis de ensino, formal e não-formal. Legitimação da participação da sociedade
civil e suas organizações, em instrumentos de avaliação ambiental. -
178 países participaram dessa conferência. A declaração da Rio 92 traz 27 princípios sobre obrigações ambientais
e direitos ao desenvolvimento. Durante a ECO 92 ocorreu o Fórum Global 92, promovido por entidades da Sociedade Civil, do qual participaram cerca de 10 mil Organizações Não Governamentais (ONGs). Este Fórum deu origem à Carta da Terra. -
o governo federal criou o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA), porém a criação da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) só ocorre em 1999.
-
A Carta da Terra foi lançada formalmente em uma cerimônia no Palácio da Paz em La Haya. A Carta da Terra pauta, de forma crítica, os interesses legítimos da cidadania, as ações globais dos governos e dos órgãos oficiais em prol do ambiente e desenvolvimento sustentável.
-
Embora a lei LEI N 9.795, tenha sido criada em 27 de Abril de 1999A , a PNEA apenas foi regulamentada em 2002 por meio do decreto 4.281/02. Foi a partir desse documento que a EA passa a ser constituída como um componente essencial e permanente da educação básica.
-
Importante referencial para os/as educadores(as) do Ensino público de Goiás.
-
Realizada em 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) constituem um dos maiores eventos da história da ONU, contando com a participação de 193 delegações.
-
Cúpula das Nações Unidas com representantes de 193 países lançam o documento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs): “ Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”
-
O Projeto Ipeartes foi criado a fim de cumprir as metas do ODS #4 que diz respeito a Educação de Qualidade que visa "Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos". Um de seus coletivos é o Coletivo Socioambiental do Projeto Ipeartes que tem como frente de ação formações pedagógicas para professores(as) do Estado de Goiás, bem como produção de materiais didáticos.